Controle de Release
Introdução
O Controle de Release surgiu da necessidade de disponibilizar um ambiente para consulta das atividades homologadas. Essas atividades serão disponibilizadas hierarquicamente por projeto (sistema, Ex: SIPAC) → release → tarefas (Ex: alteração no cadastro de compras). O objetivo é gerenciar o controle na alteração das tarefas para a correção de bug (erro, falha, etc.), para introduzir uma nova funcionalidade ou melhoramento em uma determinada atividade homologada do sistema.
Definições
Release: Versão com alterações significativas no sistema. Composta por um conjunto de builds mais frequentes. Exemplo: Uma release quinzenal pode englobar várias builds (diárias, semanal, etc). A release deve ter um controle de numeração tal como X, Y. O X deverá crescer de acordo com grandes alterações, por exemplo: a adição de um novo módulo (biblioteca) deveria incrementar o X. Aprimoramentos e erros apenas aumentam o Y.
Usuários Externos: São pessoas que irão interagir com o Sistema Integrado de Gerência de Projetos (iProject). São exemplos de usuários externos: Cooperação Técnica - DPF, Cooperação Técnica - Ministério da Justica - MJ, Cooperação Técnica - DPRF, Cooperação Técnica - Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Cooperação Técnica - Universidade Federal da Bahia (UFBA), Cooperação Técnica - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Cooperação Técnica - Universidade Federal de Sergipe (UFS), Cooperação Técnica - Universidade Federal do Ceará (UFC), Cooperação Técnica - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Cooperação Técnica - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).
Descrição do Caso de Uso
O controle da release será visualizado obedecendo a seguinte estrutura:
O usuário externo quando autenticado, terá acesso a visualização do Controle de Release, Abertura de tarefa, Consulta de tarefa, e alteração de senha no Sistema Integrado de Gerência de Projetos (iProject), os demais menus devem está desabilitados.
No lado direito da denominação de cada sistema deve ser exibida a Última Alteração (deverá ser um link para baixar o patch, a SQL e o LOG de alteração) da Release e um link para visualizar (#Visualizar Detalhes#) todas as Releases do sistema. Ao clicar no link (#Visualizar Detalhes#), todas as Releases do sistema selecionado (Ex.: SIPAC) serão exibidas e as visualizações devem obedecer o formato composto por: Número da versão, data e link (#Ver Tarefas da Release#) para detalhar a Release.
O cabeçalho das tarefas são compostos pelos itens: Título da tarefa, alteração de log por tarefa, breve descrição da tarefa, sub-sistema, data de início e fim da tarefa.
Principais Regras de Negócio
Diagrama de Atividades
Classes Persistentes e Tabelas Envolvidas
< Cite as classes e as tabelas envolvidas diretamente no processo de negócio para que testes possa usá-la. >
Plano de Teste
Sistema: <Nome do sistema> ex.: SIGPRH
Módulo: <Nome do módulo> ex.: DAP
Link(s): <Menus utilizados para alcançar a funcionalidade> ex.: Menu Servidor → Chefia → Cursos e Concursos
Usuário: <Usuário que realmente irá realizar a operação e não usuários genéricos como gleydson ou raphaela. O usuário não é obrigatório.
Exemplos:
gizelealmeida (projetos de cursos e concursos),
simonelopes (capacitação)>
Papel que usuário deve ter: <Denominação dos papéis. Preenchimento obrigatório. Ex.: SigrhPapeis.GESTOR_PROJETO_CURSOS_CONCURSOS >
Cenários de Teste
<É a definição de um conjunto específico de entradas de teste, condições de execução e resultados esperados, identificados com a finalidade de avaliar um determinado aspecto de um Item a ser testado.>
Dados para o Teste
< Descreve como obter os dados que serão usados para o teste do caso de uso.>
Arquivos