IProject - Negócio

O Sistema Integrado de Gestão de Projetos – IProject é uma ferramenta desenvolvida pela Diretoria de Sistemas da Superintendência de Informática para facilitar e dinamizar o gerenciamento das tarefas relativas aos projetos desenvolvidos na UFRN. Esses projetos de informatização abrangem as áreas administrativa (SIPAC), acadêmica (SIGAA) e a de recursos humanos (SIGRH).

Com o IProject se tem um melhor acompanhamento e uma contínua avaliação de todas as tarefas que estão sendo realizadas pelas equipes de requisitos, suporte, desenvolvimento e testes. O IProject prover funcionalidades para acrescentar usuários, solicitar atualização em banco e em produção, solicitar testes e acompanhar os chamados abertos nos sistemas pelos usuários.

Todas essas atividades são registradas no Iproject através do cadastramento de tarefas e logs. Logs podem ser definidos como anotações das atividades realizadas em cada fase na execução de uma tarefa. Após a criação de uma tarefa até a sua finalização cada passo realizado para obter sua execução é registrada através de logs. Cada log cadastrado fornece campos para colocar uma descrição, um status, anexar um arquivo e alterar o status da tarefa. Um log pode assumir vários status que informa em que passo de execução se encontra a tarefa. Cada vez que uma tarefa é criada e que um log é adicionado, o IProject se encarrega de enviar automaticamente um e-mail para um ou mais usuários envolvidos na tarefa.

Diagrama de Casos de Uso

Utilizando o diagrama da caso de uso, pode-se conhecer melhor o IProject detalhando cada caso de uso encontrado.

Além desses casos de uso, o IProject possui algumas telas que facilitam a organização das tarefas pelos usuários. Uma tela muito importante é a tela que lista as tarefas por prioridade, essa tela lista todas as tarefas que foram designadas para o usuário, organizando de acordo com o nível de prioridade e possibilitando o usuário fazer um planejamento diário, semanal ou mensal de suas tarefas.

Diagrama de Classes

Diagrama de Atividades

Para entender melhor o fluxo realizado no diagrama de atividades algumas explicações são necessárias. O início do diagrama mostra que existem dois modos de criar uma tarefa:

Após a tarefa ter sido criada, o responsável pela tarefa executa a tarefa e verifica se é necessário abrir uma solicitação de testes ou não:

Depois de validada, a tarefa é analisada para que seja verificado se foi aberta através de um chamado. Neste caso, o responsável pela tarefa responde ao chamado (criando um log com status de “Resposta ao Criador do Chamado”).

Por fim, a tarefa é novamente examinada para decidir se a mesma necessita fazer alguma atualização na base de dados ou atualização de códigos-fontes, se for necessário, o desenvolvedor cria logs com pedidos de atualização e em seguida finaliza a tarefa, senão a tarefa já pode ser finalizada pelo responsável.