~~ODT~~

Última atualização: 2017/04/11 16:48 por tatiana.niwa

Desfazer a quitação de um Vínculo

Esse caso de uso existe para que os bibliotecários possam desfazer a quitação de um vínculo de algum usuário da biblioteca.
Essa operação deve ser uma exceção, só utilizado nos caos em que o usuário quitou o seu vínculo, mas por algum motivo, não conseguiu se formar e que continuar a realizar empréstimos nas bibliotecas por mais um semestre. Em outros situações esse caso de uso não deve ser usado senão vai permitir ao usuário emitir o documento de quitação, e realizar novos empréstimos com o documento de quitação “em mãos”. Apesar do sistema ter outros mecanismos de segurança, deve ser evitado.

Esse caso de uso é acessado apenas pelos bibliotecários de circulação.

Descrição do Caso de Uso

O caso de uso se inicia ao acessar uma das opções abaixo:

SIGAA → Biblioteca → Circulação → Controle de Empréstimos → Desfazer a Quitação de um Vínculo ,

O sistema redireciona para a busca padrão de usuários da biblioteca .



Observação: Nesse caso de uso é utilizado uma pesquisa especial que retorna todas as pessoas do sistema, mesmo aquelas que nunca tiveram cadastro na biblioteca, porque o caso de uso deve retornar o usuário mesmo se todos os vínculo estiverem quitados, coisa que não ocorre dos casos de usos normais de circulação.


Ao se selecionar o usuário é mostrada uma tela com as informações de todas as contas que o usuário já teve no sistema.
Para casa conta são mostradas as informações:




Caso todos os vínculos estejam quitados, aparece as opções para desfazer a quitação dos vínculos, caso existe pelo menos um não quitado, não é possível desfazer a quitação, haja visto que um usuário não pode possuir mais de um vínculo “não quitado” por vez.




O usuário confirmando a operação, a quitação é desfeita e o caso de uso é encerrado.

Principais Regras de Negócio

  1. RN01 Caso já exista um vínculo não quitado o sistema não deve permitir que o usuário desfaça a quitação de outro.
  2. RN02 Se o vínculo que se está tentando desfazer a quitação já tiver inativo (por exemplo, o vínculo era de um discente concluído o curso), a quitação não pode ser desfeita.