echo "";
echo "Última atualização: ";
ver('', false);
echo "
";
====== Exportar Título ======
Exportar um título consiste em gerar um arquivo no formato **MARC 21** codificação **ISO 2709** e disponibilizá-lo para que esse arquivo
seja enviado para importação em outro sistema.
Hoje as bibliotecas da UFRN só realizam a cooperação técnica com a FGV. [[http://www8.fgv.br/bibliodata/]], por meio de um convênio que eles mantém com essa instituição. A extensão do arquivo gerado deve ser //.CC// para manter o padrão utilizado hoje pelo software CatBib [[http://www8.fgv.br/bibliodata/indexmodelo.asp?modelo=prodserv.htm]]
**Em um mesmo arquivo MARC pode e deve ser exportados vários títulos.**
===== Descrição do Caso de Uso =====
Este caso de uso inicia quando o usuário acessa a opção: //SIGAA -> Biblioteca -> Processos Técnicos-> Cooperação Técnica -> Exportar Título//.
Todo Título que o usuário salvar ou atualizar, o sistema "marca para exportação". Quando o usuário entrar na tela de exportação, todos os Títulos salvos ou alterados por ele vão ser mostrados em forma de uma lista, na qual o usuário pode escolher quais deseja exportar - por padrão todos já veem marcados para exportação. Além dos Títulos marcados automaticamente para exportação pelo sistema o usuário pode adicionar novos Títulos na própria página. Essa lista é organizada a partir dos seguintes dados:
* **Apenas Meus Títulos?**: Tipo - TEXTO. Com as opções ''Sim'' e ''Não''.
* **__N° Sistema__**: Tipo - NUMÉRICO.
* **__Título__**: Tipo - TEXTO.
* **__Autor__**: Tipo - TEXTO.
* **__Ano__**: Tipo - NUMÉRICO.
* **__Edição__** : Tipo - TEXTO.
Para cada item é possível escolher a opção de removê-lo da listagem.
Pode-se opcionalmente realizar uma filtragem dos títulos por uma busca que usa os seguintes campos:
* **Número do Sistema Individual**: Tipo - NUMÉRICO.
* **Faixa de Números do Sistema**: Tipo - NUMÉRICO.
Em seguida deve-se escolher a codificação do arquivo entre ISO2709 ou UTF-8 ou se a exportação é para a FGV. Esse último caso, será gerado um arquivo com a extensão .CC com a codificação ISSO 2709. O campo 001 vai o número de controle sequencial usado pela FGV e são adicionados mais 3 campos locais:
997, 998, 999.
* 997 TODO especificar as informações desse campo.
* 998 TODO especificar as informações desse campo.
* 999 TODO especificar as informações desse campo.
Para essa seção são pedidos os seguintes campos:
* **Biblioteca de Operação**: Tipo - TEXTO.
* **Parâmetro**: Tipo - TEXTO. Com as opções ''ISO 2709'' e ''UTF-8''.
* **Exporta para o sistema Bibliodata da FGV**: Tipo - LÓGICO.
===== Principais Regras de Negócio =====
* **RN01** - Após a exportação, o sistema retira a marcação dos Título assim, da próxima vez que o usuário entrar na tela de exportação, os Título exportados não devem mais aparecer para ele.
* **RN02** - O sistema deve registra quais títulos foram exportados, quando e por quais bibliotecas. Essas informações vão ser utilizadas nos relatórios da seção de cooperação técnica. A classe usada para salvar essas informações é br.ufrn.sigaa.biblioteca.processos_tecnicos.dominio.RegistroExportacaoCooperacaoTecnica.
* **RN03** - Caso alguns dos título tenha dados MARC incorretos, em vez do arquivo com as informações do título será gerado um arquivo erro.txt. Na teoria o sistema só poderia deixar salvar título com informações MARC corretas, mas como os dados serão importados do sistema legado não se tem como garantir isso.
==== Resoluções/Legislações Associadas ====
Não se aplica.