Orientação Acadêmica: Para o docente que seja orientador acadêmico de algum aluno (ou turma) da graduação poderá enviar mensagem aos alunos, analisar as solicitações de matrículas e trancamentos, consultar indeferimentos, consolidar TCC e estágio (atividades), além de emitir documentos como histórico e atestado de matrícula dos alunos orientados.
Orientação de Atividades: Caso o professor seja orientador de alguma atividade (estágio, TCC), ele poderá enviar mensagens ao aluno e verificar a detalhes da atividade.
Turmas: O docente poderá consultar a grade dos horários das turmas que ele leciona, assim como lançar notas, e fazer uma consulta em todas as turmas oferecidas pela Universidade.
Propostas: Também é disponível ao docente, o cadastro de cursos Lato Sensu (especialização/aperfeiçoamento) ou Projeto de ensino na melhoria do ensino (um tipo de projeto de monitoria).
Selecionando a proposta de curso Lato Sensu, o docente preencherá os formulários referentes ao cadastro do projeto, que este será enviado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação para análise. Depois de aprovado, irá habilitar um novo Portal, o do Coordenador Lato Sensu.
Já em projeto de ensino, poderá submeter propostas de projeto de monitoria e de apoio à melhoria na qualidade do ensino.
Avaliação Institucional: O docente realizará a avaliação da instituição e das turmas que lecionou no semestre.
Consultas:Neste aba, o docente poderá fazer as consultas públicas (que também estão disponíveis na página publicado sigaa, como turmas, cursos, componentes curriculares, estruturas curriculares, unidades acadêmicas, defesas de pós-graduação e as unidades acadêmicas.
Plano Individual do Docente (PID): O PID será preenchido por todos os docentes, excluindo os que se enquadram nas regras de dispensa de carga horária de sala de aula. Esse preenchimento será feito uma vez a cada semestre. Em regra será feito no início do semestre mas poderá ser alterado a qualquer momento do semestre. O PID é o documento que será usado para nortear os trabalhos a serem desenvolvidos pelos docentes. A
RESOLUÇÃO Nº 132/2008-CONSEPE, de 09 de setembro de 2008 fixa as normas para distribuição de carga horária. Segundo o
Art. 2º da RESOLUÇÃO o professor da carreira do Magistério Superior será submetido a um dos seguintes regimes de trabalho:
Regime de vinte horas semanais;
Regime de quarenta horas semanais;
Regime de quarenta horas semanais com dedicação exclusiva, nos termos da legislação superior e das normas internas da UFRN.
Solicitar compra de livros para a biblioteca: O professor poderá solicitar a compra de livros para o acervo da biblioteca, para que seja disponibilizada para empréstimos aos alunos.