====== Vestibular - Negócio ======
====== Introdução ======
Uma das principais formas de ingresso na Instituição é o Vestibular, processo seletivo que se dá uma vez por ano onde são aplicadas aos candidatos provas com respostas de múltipla escolha e provas com respostas discursivas específicas à área do curso escolhido.
O Vestibular é executado pela Comissão Permanente do Vestibular - COMPERVE - seguindo o que é determinado em Resolução pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE - e pelo Conselho de Administração - CONSAD.
No atual modelo de Vestibular, os cursos ofertados são agrupados em Áreas de Conhecimento, onde cada área possui um grupo específico de provas com questões discursivas:
* Humanística I: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, e Turismo;
* Humanística II: Artes Visuais, Biblioteconomia, Ciências Sociais, Comunicação Social - Jornalismo, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Comunicação Social - Radialismo, Dança, Design, Direito, Filosofia, Geografia, Gestão de Políticas Públicas, História, Letras - Língua Espanhola e Literatura, Letras - Língua Francesa e Literatura, Letras - Língua Inglesa e Literatura, Letras - Língua Portuguesa e Literatura, Música, Música - Canto, Música - Instrumento, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, e Teatro;
* Tecnológica I: Arquitetura e Urbanismo;
* Tecnológica II: Ciências Atuariais, Ciências da Computação, Ciências e Tecnologia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Química, Engenharia Têxtil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Estatística, Física, Geofísica, Geologia, Matemática, Química, Química do Petróleo, e Sistemas de Informação;
* Biomédica: Aqüicultura, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ecologia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde, Medicina, Nutrição, Nutrição, Odontologia, Zootecnia
As provas são aplicadas em três dias, onde os candidatos respondem no:
* Primeiro dia: provas com respostas de múltipla escolha das Áreas de Conhecimento "Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias" e "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias".
* Segundo dia: provas com respostas de múltipla escolha das Áreas de Conhecimento "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias" e "Ciências Humanas e suas Tecnologias", além de redigir uma redação
* Terceiro dia: provas com questões discursivas, de acordo com a área de conhecimento:
* Humanística I: Matemática, História e Geografia;
* Humanística II: Língua Estrangeira, História e Geografia;
* Tecnológica I: Matemática, História e Física;
* Tecnológica II: Matemática, Química e Física;
* Biomédica: Biologia, Química e Física.
Só serão corrigidas as provas discursivas e a prova de Redação do candidato que:
* Obtiver pelo menos 8 (oito) acertos nas questões relativas à Área de Conhecimento do Ensino Médio de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias;
* Obtiver pelo menos 6 (seis) acertos nas questões relativas à Área de Conhecimento do Ensino Médio de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
* Obtiver pelo menos 4 (quatro) acertos nas questões relativas à Área de Conhecimento do Ensino Médio de Ciências Humanas e suas Tecnologias;
* Inserir-se no grupo constituído por um número de candidatos correspondente a, no máximo, (2,5 + 0,2di ) vezes o total de vagas oferecidas para o curso i de sua 1ª (ou única) opção, considerando-se os primeiros classificados pela ordem decrescente da média dos oito escores padronizados obtidos nas Provas Objetivas. Na fórmula referida, di é a demanda do curso do candidato (número total de candidatos inscritos no curso dividido pelo número de vagas existentes para o mesmo curso).
O cálculo do argumento de cada Prova Objetiva será efetuado pela padronização do número de acertos obtidos pelo candidato, na respectiva prova, considerando-se a média e o desvio-padrão do número de acertos obtidos pelos candidatos concorrentes a uma mesma área.
O Argumento Parcial (AP) do candidato é obtido pela média ponderada entre a média simples dos Argumentos das Provas Objetivas (peso dois) e a média simples dos Argumentos das Provas Discursivas (peso três).
Os candidatos são classificados por ordem decrescente do Argumento de Classificação (AC), obtido pela multiplicação entre o Argumento Parcial e o Argumento de Inclusão (atualmente, 10%).
Este módulo tem como finalidade dar suporte à COMPERVE para a execução do Processo Seletivo, oferecendo os serviços de Inscrição, Seleção, Alocação e Avaliação de Fiscais; e Inscrição de Candidatos ao Vestibular, implementando os seguintes casos de uso:
- Cadastro de Processos Seletivos - Vestibular: no cadastro de Vestibular, o usuário deverá informar o nome do processo, um nome abreviado, um ano-período de ingresso dos discentes, o ano-período de aplicação da prova, a forma de ingresso, valor da taxa de inscrição, data de vencimento da GRU de cobrança da taxa de inscrição, períodos de inscrição de candidatos e fiscais para o vestibular. Opcionalmente o usuário poderá informar um arquivo digital contendo o Edital do processo seletivo, o manual do candidato, e escolher um questionário sócio-econômico a ser respondido pelo candidato durante a inscrição para Vestibular;
- Gerenciar questionários (Listar/Alterar/Cadastrar): cria/altera/remove questionários sócio-econômicos a serem aplicados aos candidatos durante o processo de inscrição para o Vestibular;
- Cadastrar Avisos e Notícias de um Vestibular: durante o decorrer do processo seletivo, a COMPERVE emite avisos aos candidatos, que são cadastrados neste caso de uso. Um aviso deverá ter uma chamada (assunto), um corpo (detalhes do aviso) e uma data/hora de publicação. Poderá anexar um arquivo para o candidato fazer o download. O aviso não poderá ser publicado antes da data/hora marcados.
- Cadastro de Áreas de Conhecimento: cadastra as áreas de conhecimento do vestibular. Tais áreas independem do processo.
- Cadastro de Locais de Aplicação de Prova: cadastra os locais de aplicação de prova, e o associa com um Vestibular. O cadastro do local de prova deverá trazer o nome do local, um nome e e-mail contato com o responsável (proprietário ou guardador) pelo local, e endereço completo. Opcionalmente, poderá cadastrar as salas que o prédio dispõe (com capacidade máxima e ideal de alunos, área em m2, e número), e quantidades de fiscais para salas, corredores, pessoal de apoio e pessoal de segurança.
- Cadastro de CPF de candidatos isentos de pagamento da taxa de inscrição: permite à COMPERVE cadastrar uma lista de CPF (Cadastro de Pessoa Física) de candidatos que terão isenção total ou parcial da taxa de inscrição do Vestibular. Caso a isenção seja parcial, informar-se-á o valor a ser pago.
- Cadastro de Região Preferencial de Prova: o candidato pode optar por um local a realizar as provas, independente do local que irá cursar. Para tanto, a COMPERVE deverá ter a opção de cadastrar Regiões Preferenciais de Prova. É definido como região para dar a opção de localidades (ex.: Natal-Zona Sul e Adjacências) ou municípios (ex.: Caicó).
- Cadastro de Restrição à Inscrição no Vestibular: dá à COMPERVE a possibilidade de restringir a inscrição de determinado curso à um grupo de candidatos. É utilizado no caso de candidatos à Música - Bacharelado ou Licenciatura que só podem se inscrever caso tenham sido considerados aptos em testes de aptidão. O cadastro deverá ser realizado informando-se qual matriz curricular deverá ter a inscrição restrita e quais CPFs poderão se inscrever.
- Inscrição para Seleção de Fiscais: disponível para discentes e funcionários, o candidato à fiscal poderá optar por 5 locais de aplicação de prova, onde deseja trabalhar. O fiscal será alocado de acordo com as necessidades da COMPERVE e poderá ser alocado em qualquer prédio, diferindo até dos optados durante a inscrição.
- Processamento da Seleção de Fiscais: realiza a seleção de fiscais necessários para a aplicação do Vestibular, selecionando os inscritos de acordo com as normas estabelecidas pela COMPERVE. O usuário deverá informar a quantidade de fiscais a selecionar por município.
- Selecionar Fiscais Manualmente: permite que a COMPERVE inclua mais fiscais à medida que houver necessidade como, por exemplo, quando foram convocados todos fiscais reservas.
- Alocar Fiscais aos Locais de Aplicação de Prova: permite à COMPERVE distribuir os fiscais selecionados pelos Locais de Aplicação de Prova
- Alocar Fiscais com Disponibilidade de Viajar para Outras Cidades: é opção do candidato disponibilizar-se para viajar para outro município que não seja o sede do curso, a fim de trabalhar como fiscal. Tal demanda surge do fato que provas podem ser aplicadas em municípios que não os de funcionamento de cursos da instituição (ex.: Mossoró). Este caso de uso permite à COMPERVE alocar tais candidatos.
- Transferir Fiscais entre Locais de Aplicação de Prova: caso necessário, a COMPERVE pode mudar um fiscal de um local de aplicação. Este caso deverá permitir tal operação.
- Cadastrar Assiduidade do Fiscal: cadastra as presenças em dois casos de uso
- Marcar Presença de Fiscais em Reunião: cadastrar quais fiscais foram ausentes/presentes à reunião com o coordenador de aplicação de prova
- Registrar Frequência de Aplicação: cadastra quais fiscais foram ausentes/presentes durante a aplicação do processo seletivo.
- Registrar Conceito do Fiscal: ao final da aplicação, registra-se o conceito do fiscal (SUFICIENTE ou INSUFICIENTE).
- Convocar Fiscais Reservas: permite à COMPERVE convocar fiscais reservas tanto quanto necessários para cobrir as vagas abertas por fiscais ausentes.
- Justificativa de Ausência
- Justificativa de Ausência (pelo Discente): acessado a partir do menu discente, permite que se cadastre uma justificativa para a ausência durante o Vestibular. Opcionalmente, o fiscal poderá enviar um arquivo que corrobore com sua justificativa.
- Analisar Justificativas de Ausência: permite à COMPERVE analisar a justificativa de ausência de um fiscal, podendo aceitá-la ou indeferi-la.
- Cadastrar Justificativa Avulsa de Fiscal: estemporaneamente, pode-se cadastrar uma justificativa de um fiscal realizada de outra forma que não pelo SIGAA.
- Emitir Relatórios
- Locais de Aplicação de Prova: exibe uma lista de locais de aplicação de prova a serem utilizados em um Vestibular, informando o município, nome, e endereço do local.
- Inscritos por Tipo: permite à COMPERVE listar os fiscais por tipo (Discente ou Servidor), mostrando o nome e o curso (caso discente) ou unidade (caso servidor) do candidato à fiscal.
- Fiscais Selecionados: gera uma lista os fiscais selecionados, agrupando por curso (caso discente), exibindo a matrícula ou SIAPE, nome, curso ou unidade (caso servidor) do fiscal.
- Lista de Freqüência (assinatura) da Reunião: gera a lista que deverá ser assinada pelos fiscais presentes à reunião com o coordenador de aplicação de prova.
- Lista de Distribuição de Fiscais no Local de Aplicação: gera uma lista utilizada pelos coordenadores de aplicação de prova para distribuir os fiscais dentro do prédio.
- Lista de Freqüência (assinatura) da Aplicação: gera a lista que deverá ser assinada pelos fiscais a cada dia de aplicação de prova.
- Fichas de Avaliação Individual: gera uma ficha de avaliação do fiscal, informando o nome, matrícula, curso ou unidade (caso servidor), e a foto do fiscal, com espaços para anotações de observações e marcação de conceito do fiscal.
- Lista de Fiscais Não Alocados: lista para a COMPERVE quais fiscais não foram alocados em um local de aplicação de prova. Tal relatório serve para verificar se há fiscais pendentes de alocação.
- Lista de Contato de Fiscais: lista os fiscais com matrícula nome, curso, bairro, telefone fixo, e telefone móvel. A informação do bairro dá à COMPERVE a possibilidade de, dentro de uma urgência, ligar e convocar um fiscal que more próximo ao local de prova em que se faz necessário mais fiscais.
- Resumo do Processamento da Seleção de Fiscais: exibe os totais de fiscais selecionados por município, curso, e tipo (discente ou servidor).
- Frequência de Aplicação para Conferência: permite à COMPERVE verificar as frequências informadas para, caso esteja tudo correto, abrir o processo de pagamento dos fiscais.
- Consultar
- Consultar Fiscais: permite buscar por fiscais e exibir informações como: nome, matrícula, curso ou unidade, local de aplicação de trabalho do fiscal, titularidade, dentre outras.
- Listar Língua Estrangeira: lista as línguas estrangeiras cadastradas no SIGAA.
- Listar Escolas (Base de Dados do INEP(([[http://www.inep.gov.br/|Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira]]))): lista as escolas que foram cadastradas no SIGAA, sendo estes dados migrados da base de dados do INEP.
- Inscrição no Vestibular: permite ao usuário externo (acesso público) se cadastre para o Vestibular
====== Fluxo de Execução ======
As atividades realizadas em um Vestibular estão resumidas no seguinte diagrama:
{{:desenvolvimento:especificacoes:sigaa:vestibular:diagrama_de_atividades.png}}
onde as áreas em verde são implementadas no SIGAA.
- O CONSEPE define os cursos e quantidade de vagas que serão ofertados para o ingresso no ano subsequente. As ofertas de vagas são cadastradas pelo DAE no SIGAA.
- A COMPERVE define o Edital estabelecendo normas para a solicitação da concessão de isenção do pagamento da taxa de inscrição no Vestibular e as Normas para inscrição, aplicação e correção do Teste de Habilidade Específica em Música e do Teste de Verificação de Habilidade Específica.
- Inicia-se o período de inscrição para o Vestibular
- Utilizando-se a lista de inscrições pagas, valida-se as inscrições dos candidatos e obtêm-se a Demanda de Candidatos Inscritos por Curso
- Tendo-se a quantidade de candidatos inscritos no Vestibular, cadastra-se os locais onde serão aplicadas as provas
- Distribui-se os Candidatos no Locais de Aplicação de Prova
- Tendo-se os Locais de Aplicação de Prova, inicia-se a inscrição para a seleção de fiscais.
- Seleciona-se os Fiscais
- Distribui-se os Fiscais nos Locais de Aplicação de Prova
- Após a Reunião com os Coordenadores de Aplicação de Prova, cadastra-se a assiduidade dos fiscais
- Caso haja fiscais ausentes à Reunião com os Coordenadores, convoca-se fiscais reservas para as vagas em aberto
- Aplicação de Prova
- Registra-se a assiduidade dos fiscais
- Processa-se as Respostas de Múltipla Escolha e Aplica-se os pontos de cortes definidos no Edital do Vestibular
- Divulga-se o resultado parcial dos candidatos e abre-se para interposição de recursos contra o gabarito preliminar
- Divulga-se os resultados dos recursos e, caso seja necessário, reprocessa as Respostas de Múltipla Escolha
- Realiza-se o processo de pagamento de Fiscais
- Agrupa-se as provas com questões discursivas que serão corrigidas em pacotes
- Corrigi-se as provas com questões discursivas
- Processa-se os argumentos dos candidatos e classifica-os
- Divulga-se o resultado e abre-se para interposição de recursos contra a correção da prova com questões discursivas
- Cadastra-se os candidatos aprovados
====== Cadastramento de Candidatos Aprovados ======
Após a conclusão da seleção de candidatos do Vestibular, dá-se a etapa de cadastramento dos classificados no SIGAA, dentro do número de vagas ofertadas, como discentes. O processo de cadastramento, atualmente, busca o preenchimento total das vagas ofertadas, fazendo tantas convocações de aprovados quantas forem necessárias.
De forma geral, o cadastramento de aprovados segue o modelo abaixo:
{{:desenvolvimento:especificacoes:sigaa:vestibular:da_-_cadastramento_de_aprovados.png}}
==== Migrar Resultado Final do Vestibular para o SIGAA ====
A [[desenvolvimento:especificacoes:sigaa:portal_publico:casos_de_uso:processos_seletivos:vestibular:#Inscrição no Vestibular|inscrição dos candidatos]] é realizada no SIGAA, porém o processamento do Vestibular não. Por questões de segurança, o processamento do Vestibular é realizado internamente pela COMPERVE. Uma vez concluído, se faz necessário migrar o resultado para o SIGAA para que se inicie o processo de cadastramento dos candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas.
Deverá ser migrado para o SIGAA:
* Argumento Final de Classificação: nota final do candidato no processo seletivo.
* Argumento por opção de curso: como o candidato poderá ser convocado para segunda opção de curso, deve-se informar qual a sua pontuação específica na segunda opção.
* Ordem de chamada (classificação) por opção de curso: de acordo com a opção a ser convocado, o candidato poderá ter classificação diferente.
* Status: define a situação do candidato após o processamento da seleção. Poder ser: APROVADO (classificado dentro do número de vagas), CLASSIFICADO, REPROVADO, dentre outros a se definir
==== Pré-Cadastrar os Candidatos Aprovados como Discentes no SIGAA ====
Faz-se a classificação e convocação dos aprovados dentro do número de vagas para o cadastramento na instituição como discentes. Tradicionalmente, convoca-se os candidatos seguindo a seguinte ordem:
- Candidatos aprovados dentro do número de vagas.
- Caso haja curso com vagas remanescentes, convoca-se, dentro daqueles que optaram para curso que funciona em turno distinto, os que têm maior argumento final de classificação. Por exemplo: o curso de matemática - licenciatura é ofertado para os turnos diurno (30 vagas) e noturno (40 vagas). Os aprovados para o curso noturno não preencheram o número de vagas ofertadas (digamos que foram 37 aprovados), então chama-se, em ordem decrescente de argumento de classificação, os que não foram convocados para o curso diurno (no caso, os que tem classificação 31º, 32º e 33º no curso diurno).
- Persistindo vagas remanescentes, serão convocados, em ordem decrescente de argumento de classificação de segunda opção, o número de candidatos necessário para o preenchimento destas vagas.
**OBS**: a convocação poderá se dar pela classificação (ou ordem de chamada) por opção de curso. Será uma regra de negócio a ser definida.
==== Gerar Relatórios/Documentos para o Cadastramento do Candidato Aprovado ====
Será impressa para o cadastramento:
* Lista de Aprovados por Curso;
* Lista de Assinaturas dos aprovados por Curso;
* Ficha de Dados Pessoais do Candidato;
* Declaração de Cadastro;
* Termo de Recebimento do Regulamento;
* Declaração de Vínculo;
* Certificado de Classificação.
Será aberta uma pasta de documentação do aluno onde estes documentos serão anexados juntamente com outros que o candidato fornece no cadastramento.
==== Receber os Documentos do Candidato Aprovado ====
O processo de cadastramento requer que o candidato aprovado, ou seu representante por procuração pública ou particular, se apresente em data definida com os seguintes documentos((documentos requeridos no último cadastramento)):
* Diploma ou Certificado ou Certidão de conclusão do ensino médio ou equivalente (uma cópia legível e autenticada);
* Histórico Escolar do ensino médio (uma cópia legível e autenticada);
* Carteira de Identidade (uma cópia legível e autenticada);
* Cadastro de Pessoas Físicas – CPF (uma cópia legível e autenticada);
* Certidão de quitação eleitoral, fornecida pelos órgãos da Justiça Eleitoral, ou obtida pelo site www.tse.gov.br;
* Prova de estar em dia com as obrigações relativas ao serviço militar, para os candidatos do sexo masculino (uma cópia legível e autenticada);
* Procuração particular, se for o caso.
Neste momento, o candidato passa a ser aluno da instituição, com status CADASTRADO. Será definido como aluno ATIVO somente após a sua matrícula em pelo menos um componente curricular no período para o qual o candidato foi aprovado.
==== Convocar Candidatos Classificados para as Vagas Remanescentes ====
O candidato não comparecendo ao cadastramento, perde o direito à vaga na instituição. Ao encerramento do cadastramento, será feito um levantamento das vagas remanescentes e serão convocados candidatos, em ordem de classificação, para estas vagas.
Utiliza-se, atualmente, o número de matrícula dado ao aluno ausente ao cadastramento para o candidato convocado para a vaga remanescente. O aluno ausente ao cadastramento permanece com os dados registrados no SIGAA, porém sem o número de matrícula e status EXCLUÍDO.
Caso o candidato ausente ao cadastramento tenha passado para o primeiro período, nos cursos que tem entrada em dois períodos, será convocado o candidato aprovado em segundo período para o preenchimento da vaga remanescente no primeiro período, e cria-se vaga remanescente para o segundo período.
Se o aluno, com status CADASTRADO, não se matricular em pelo menos um componente curricular no período para o qual foi aprovado (1º ou 2º período), será considerado EXCLUÍDO e gerará vaga para convocação de outro candidato para o preenchimento desta.
Neste caso, não será atribuído o mesmo número de matrícula ao candidato convocado para a vaga remanescente. Será atribuído um novo número de matrícula.
Serão feitas tantas convocações quantas necessárias para o preenchimento de vagas remanescentes.
====== Documentos/Anexos ======
^ Documento ^ Descrição ^
| {{ :desenvolvimento:especificacoes:sigaa:vestibular:vestibular.zip |}}((Jude - http://jude.change-vision.com/jude-web/download/index.html)) | Diagramas de Caso de Uso, Classes e Atividades do Vestibular |
| {{ :desenvolvimento:especificacoes:sigaa:vestibular:migracao-vestibular-sigaa.zip |}}((Astah - http://astah.change-vision.com/en/product/astah-uml.html)) | Diagramas de Caso de Uso e Atividades do processo de cadastramento de aprovados no Vestibular |