O SIGED é o Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos criado com o intuito de possíbilitar um acesso rápido aos documentos dos servidores evitando a pesquisa nas pastas do arquivo. Essa medida também previne dano a documentos como também a eventual perda destes.
Os casos de uso presentes são:
Cadastrar documento: Pode cadastrar documentos de variados tipos. Cada documento tem descritores específicos que são definidos para o tipo de documento e pode ainda ter dados complementares que o descrevam como localização física e palavras-chave.
Envio em Lote de documentos: Os documentos enviados ao SIGED podem ser enviados em lote, ou seja, vários arquivos de uma só vez. É preciso seguir um padrão de nomenclatura de acordo com o tipo de documento inserido. Ex. Documento Funcional: [SIAPE][DF][TIPO DOCUMENTO][DETALHAMENTO(OPCIONAL)].
Listagem de arquivos cadastrados: É possível visualizar as pastas do sistema para buscar por arquivos.
Baixar documentos: Semelhante a listagem de documentos, é possível listar os arquivos inseridos no SIGED através de uma busca em suas pastas. Para baixar é preciso inserir cada arquivo na lista de documentos a ser baixada. Os arquivos são baixados com a estenção zip.
Criação e configuração de tipos de documentos: É possível configurar tipos de documentos para envio em lote. Além de definir o tipo, pode ser definido o Formato do Nome do arquivo e pasta de destino.
Criação de pastas
Configuração de permissões de acesso
Os processos tramitam pelas unidades: Nomeação, incentivos, dependentes, dentre outros. Depois disso, o processo físico chega ao arquivo e é identificado com a matrícula do servidor. Os documentos do servidor são digitalizados e armazenados em um servidor local, e as imagens (pdf) enviadas ao SIGED.