echo "";
echo "Última atualização: ";
ver('', false);
echo "
";
====== Processar Arquivo ======
Depois de carregar o arquivo do SIAPE, o SIGRH vai validar e alocar os dados importados através do Processar Arquivo.
Pré-requisitos: O usuário carregou o arquivo de acordo com [[desenvolvimento:especificacoes:sigrh:administracao_de_pessoal:casos_de_uso:administracao:arquivo_espelho_siape:servidores:carregar_arquivo|Carregar o Arquivo do SIAPE]].
A equipe de recursos humanos que utilizam esse caso de uso.
===== Descrição do Caso de Uso =====
Este caso de uso inicia-se quando o usuário acessa a opção //SIGRH → Administração de Pessoal → Administração → Arquivo espelho SIAPE → Servidores → Processar Arquivo.//
Esse caso de uso processa os dados pessoais e funcionais dos servidores do SIAPE no SIGRH. Para isso, o usuário informa:
* **Mês**: Tipo - TEXTO, São apresentadas opções: ''Janeiro, Fevereiro, ... , Dezembro''.
* **Ano**: Formato - AAAA, Tipo - NUMÉRICO.
* **Atribuição de chefia**: Tipo - TEXTO, São apresentadas opções: ''Designação através das Atividades'' ou ''Designação sem considerar as Atividades''.
* **Consolidar Lotação SIAPE**: Tipo - LÓGICO. ([[#principais_regras_de_negócio|RN01]], [[#principais_regras_de_negócio|RN02]])
É necessário observar:
* No primeiro processamento, é feita uma busca por códigos novos (atividade, cargo, ocorrência e rubrica), que são definidos pelo SIAPE e que não estão na base de dados do SIGRH;
* Caso sejam detectados um ou mais códigos novos, o sistema redireciona para uma página contendo a lista de códigos e o tipo, onde devem ser cadastrados em //SIGRH → Administração de Pessoal → Administração → Cadastros ou Alteração//;
* Não havendo mais pendências de cadastros, processa-se o arquivo novamente;
* Após o processamento, o sistema gera uma lista de críticas relacionadas ao que veio no arquivo SIAPE, com o que se encontra na base dados, ou mesmo a ausência de dados (campos zerados '00000000') no arquivo;
* Ao Processar Histórico do Servidor os dados como escolaridade, formação, situação, ativo, unidade do servidor serão populados, não havendo nenhuma inserção ou atualização nos dados do servidor e nem as ocorrências para ele na base de dados.
* Sobre a Designação através das Atividades ou a Designação sem considerar as Atividades: O sistema possui duas tabelas que é de onde serão retirados os níveis de responsabilidades de um determinado servidor sobre uma unidade: rh.atividade e funcional.grupo_nivel_designacao (onde tem CD, FG, etc)
* Se o processamento for feito através de atividade, então sempre que houver informação de designações, o sistema vai pegar a atividade que vem associada à designação (ex: chefe de depto, chefe de setor, secretário, etc) e vai verificar se existe algum nível de responsabilidade associado a esta atividade. Se existir este será o nível de responsabilidade que o servidor em questão terá sobre a unidade (chefe, vice, secretário, etc)...
* Se o processamento não for feito através das atividades, o sistema vai buscar na outra tabela se o grupo de designação (CD - cargo de direção, FG - Função Gratificada) associado à designação do servidor em questão tá marcado como "cargo de chefia". Se tiver marcado, será atribuído o nível de responsabilidade de "Chefia" para esse servidor sobre a unidade em questão.
O caso de uso é finalizado.
===== Principais Regras de Negócio =====
* **RN01** - Se o campo Consolidar Lotação SIAPE estiver desmarcado os dados do servidor serão atualizados, exceto a identificação da unidade de lotação dele.
* **RN02** - Se o servidor contido na fita-espelho já estiver registrado no sistema, será feita a atualização dos dados. No caso da atualização da unidade de lotação, ocorrerá se o valor do parâmetro UTILIZA_CONCEITO_EXERCICIO for "true", caso contrário será atualizado também a unidade de exercício que será igual a unidade de lotação que é carregado através da fita-espelho. o valor do parâmetro UTILIZA_CONCEITO_EXERCICIO pode ser alterado através do SIGAdmin.
* **RN03** - Deverão ser criados registros de vínculos de servidores públicos federais para cada servidor que vier na fita, com exceção dos servidores que não possuem vínculo efetivo direto esta instituição.
* **RN04** - Não deve ser criado registro de vínculo de servidor público federal para servidores cujo "regime jurídico" não seja conhecido pelo sistema;
* **RN05** - Na leitura da fita espelho, ao escolher a opção "Processar Mês" ou "Processar Histórico":
- Verifica se o código da vaga está populado no registro funcional do servidor
- Caso tenha sido informado:
- Verifica se existe o registro da vaga na base de dados, se não houver, realiza o cadastro com os valores padrões:
* Tipo de Vaga = INDEFINIDA
* Tipo de Provimento = TIPO_PROVIMENTO_INDEFINIDO;
* Status da Vaga = ATIVA;
* Origem da Vaga = INDEFINIDA;
- Verifica se para o servidor processado, existe uma linha em funcional.historico_servidor com o código da vaga e data de admissão informados. Se não existir, adiciona o registro (se não houver um registro no histórico do servidor no mês e ano referente ao processamento da fita espelho que está sendo processamento)