Este guia do usuário tem por objetivo descrever os passos necessários para possibilitar a integração entre o SIPAC (Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos) e o SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal). O SIAFI é um sistema para controle dos gastos federais, realizando um controle centralizado do orçamento, “enxergando” apenas as unidades gestoras. Mas as instituições federais não são compostas apenas de Gestoras, mas sim de centros de custos. A UFRN trabalha de maneira descentralizada, possibilitando assim que os centros de custos tenham autonomia sobre os seus recursos. Com isso surgiu o Módulo Orçamentário do SIPAC, que foi elaborado com o propósito de controlar o recurso da instituição de uma maneira descentralizada. O módulo foi desenvolvido com o propósito de controlar as operações de dotações orçamentárias, transferências (Distribuição de Dotação, Alocação de Centro de Custo, Provisão Orçamentária, Empréstimo, Pagamento, Repasse Orçamentário, Remanejamento), Empenho, Liquidação e Pagamento. As operações descritas anteriormente eram todas lançadas de forma manuais, ou seja, era necessária a intervenção do usuário para realizar as atividades. Com o aparecimento das cooperações, ficou definido que seria necessário a integração das informações do SIAFI, de maneira automática, surgindo assim as operações de Integração do SIAFI dentro do Módulo Orçamentário, são destas operações que este manual tratará.
Para um bom funcionamento da integração com SIAFI é necessária a configuração e instalação de softwares por um profissional qualificado na área de TI (Tecnologia da Informação), seguindo as orientações conforme o Guia de Implantação de Integração SIPAC – SIAFI.
1. Manual
Nesse caso, os usuários do módulo orçamentário do SIPAC ainda terão que registrar os dados do empenho via sistema, onde a integração com o SIAFI será feita apenas populando alguns dados do empenho, evitando redigitação. Existem duas formas para utilizar esse método:
a) Utilizando a funcionalidade de registrar um novo empenho (Orçamento → Movimentações → Empenho → Registrar Nota de Empenho), sendo possível a identificação, a partir do número do documento informado, na base de dados temporária do SIAFI e assim já aparecendo o formulário com alguns campos já preenchidos. b) Utilizando as funcionalidades de empenhos, anulações, cancelamentos ou reforços pendentes de registro (Orçamento → Movimentações → Empenho → Integração SIAFI), onde serão exibidos os documentos referentes ao ano orçamentário em execução e a unidade gestora do usuário logado, para os documentos de anulações, cancelamentos e reforços serão exibidos apenas os que já possuam o empenho migrado para o módulo de orçamento do SIPAC.
[Apresenta uma lista completa de todos os documentos/anexos mencionados no documento do Negócio.]
Ex.:
Documento | Descrição |
---|---|
Laudos técnicos | [Laudos técnicos dos ambientes da UFRN] |
Norma | [Morma que regulamenta o negócio] |
Diagrama de classes | [Diagrama de classes do módulo] |
Poderá ser usado como um dicionário de dados informal, capturando definições de dados para que as especificações de caso de uso e outros documentos do projeto possam concentrar-se no que o sistema deve fazer com as informações. Os termos definidos aqui são a essência do documento. Eles deverão ser apresentados em ordem alfabética, o que propicia maior acessibilidade. Cada termo deve ser definido da forma mais clara e objetiva possível. Deve-se apresentar quantas informações forem necessárias para a compreensão do termo.
Termo | Descrição |
---|---|