Materiais em Requisições Enviadas para Registro de Preços

O Relatório de Materiais em Requisições Enviadas para Registro de Preços serve para exibir a listagem dos dados dos materiais cadastrados nestas requisições de materiais enviadas para registro de preços. Poderá ser utilizado por qualquer usuário com acesso à parte administrativa do sistema.

Uma requisição de material é uma solicitação feita por um usuário de um setor quando há necessidade de adquirir diversos tipos de materiais de consumo, que podem ser categorizados em grupos. Uma requisição de material pode ter vários destinos: almoxarifado (material de consumo), compra nacional, compra para importação. No caso do destino ser para compra nacional para novo registro de preços, a requisição representa a demanda das unidades para a formulação de uma licitação que corresponderá a um registro de preços. Nestes casos, não há necessidade de bloqueio do orçamento na origem, ou seja, de que se passe pelo vínculo orçamentário.

Um Sistema de Registro de Preços (SRP) é um conjunto de procedimentos para registro formal de preços relativos a prestação de serviços, aquisição e locação de bens, para contratações futuras. O registro de preços foi concebido para ser utilizado em aquisições de produtos que apresentam consumo freqüente. Se um produto é adquirido várias vezes em um mesmo exercício, seria conveniente que houvesse uma forma de se registrar­ o valor unitário do item, emitindo­-se a autorização de fornecimento sempre que necessária à reposição de quantidades do item, pelo valor consignado no julgamento do processo licitatório.

Descrição do Caso de Uso

Para iniciar o caso de uso é necessário informar o período em que as requisições de materiais foram cadastradas para registro de preços (RN01), e a(s) unidade(s) requisitante(s), selecionando a unidade informada e adicionando-a na lista que é exibida logo abaixo do dados (RN02), com possibilidade de remoção. Assim, será gerado um relatório filtrado de acordo com os dados informados anteriormente.

Passo 1

O caso de uso se inicia com uma consulta para a geração do relatório. Para que a consulta seja realizada, é obrigatório informar os seguintes campos:

Ao adicionar uma unidade, é exibida uma listagem das unidades adicionadas com os dados abaixo, com o ícone de remoção ao lado:

Passo 2

O relatório, exibe então uma listagem com os dados dos materiais, com os seguintes dados:

Relatório de Materiais em Requisições Enviadas para Registro de Preços
Código <9999999999999> Denominação <DENOMINAÇÃO DO MATERIAL>Requisição<NÚMERO DA REQUISIÇÃO/ANO>Data de Cadastro<DD/MM/AAAA>Status da Requisição <NOME DO STATUS>Quantidade Solicitada <QUANTIDADE>Quantidade Atendida <QUANTIDADE>Observação da Requisição <OBSERVAÇÃO>
Unidade Requisitante<Código - Nome da Unidade>

O caso de uso é finalizado.

Principais Regras de Negócio

Classes Persistentes e Tabelas Envolvidas

Classe Tabela
br.ufrn.sipac.requisicoes.material.dominio.RequisicaoMaterial administrativo.requisicoes.requisicao_material
br.ufrn.sipac.requisicoes.material.dominio.Material administrativo.comum.material
br.ufrn.sipac.cadastro.dominio.Unidade administrativo.comum.unidade

Plano de Teste

Sistema: SIPAC

Módulo: Portal Administrativo

Link(s): Portal Administrativo → Requisições → Material → Materiais em Requisições Enviadas para Registro de Preços

Usuário: marcilia

Papel que usuário deve ter: Livre

Cenários de Teste

Dados para o Teste

Unidades: 1100 e 1135. Período: 01/01/2010 até 09/06/2010.