Os Órgãos Externos são instituições que representam uma fonte ou destino para as tramitação. Quando o sistema recebe dados de uma outra instituição ou fornecem dados a ela, aquela outra instituição é considerada órgão externo. Ao identificar uma instituição como órgão externo, estará afirmando, implicitamente, que esta instituição está fora dos limites do sistema.
Os processos protocolados na instituição possuem tramitação interna, ou seja, apenas dentro da instituição. Porém, existem situações em que os processos podem ser encaminhados para órgão externos, como por exemplo, Ministério da Educação, Ministério do Planejamento, entre outros.
Esse caso de uso tem como finalidade cadastrar os Órgãos Externos os quais processos podem ser movimentados. Quando um cadastro de órgão externo é feito, ele deverá ser originado em uma unidade parametrizada. No caso da UFRN, a unidade é o GABINETE DO REITOR.
Este caso de uso inicia quando o usuário acessa o caminho: SIPAC → Protocolo → Processos → Cadastro → Cadastrar Órgão Externo.
Para realizar um cadastro de órgão externo, o usuário deverá acessar o sistema e informar os dados deste órgão externo. Estes dados são:
Classe | Tabela |
---|---|
br.ufrn.sipac.protocolo.dominio.OrgaoExternoProtocolo | administrativo.protocolo.orgao_externo_protocolo |
Sistema: SIPAC
Módulo: Sistema de Protocolos
Link(s): Processos → Cadastro → Cadastrar Órgão Externo
Usuário: bruma
Papel que usuário deve ter: ProtocoloPapeis.CADASTRAR_PROTOCOLO
Não são necessários dados persistentes para o cadastro.