~~ODT~~
A Integração Online é um mecanismo utilizado pela UFRN para possibilitar comunicação em tempo real com os sistemas estruturantes do governo mantidos pelo SERPRO que executam em uma plataforma Mainframe.
A integração utiliza o emulador s3270, que é um tipo de terminal criado pela IBM para comunicação com mainframes. O emulador foi desenvolvido por Paul Mattes.
No DPF (Deparamento de Polícia Federal), Galileu Batista e Halisson Fabrício, integrantes da equipe responsável pela implantação dos sistemas da UFRN no DPF, desenvolveram uma API Java para utilização das funcionalidades deste emulador. A UFRN integrou esta API aos sistemas SIG, aprimorou, incluiu tratamento de exceções de menor granularidade , desenvolveu novas funcionalidades e criou uma infraestrutura de autenticação automática no Serviço de Emulação 3270 Via Web Browser - HOD. Este último passo não é utilizado no DPF, pois há uma conexão direta entre a rede DPF e a rede SERPRO.
Mais informações sobre o emulador s3270 e derivados podem ser obtidas no endereço: http://x3270.bgp.nu.
O arquivo executável compilado e a dll do emulador estão disponíveis no link: s3270-bin.zip. Os dois arquivos devem ser extraídos e colocados no diretório raiz do sistema operacional, por exemplo: C:\Windows.
Para testar se o emulador está pronto para o uso, acesse o terminal de comandos do Windows e digite: s3270. Em seguida, tecle “enter”. O resultado deve ser similar ao da Figura abaixo:
Em distriubuições Linux baseadas no Debian (Ubuntu, Ubuntu Server etc) o aplicativo “s3230” está disponível no repositório oficial e pode ser instalado via apt-get com o comando:
apt-get install s3270
O pacote .deb pode ser obtido no link: s3270 no formato deb.
Para testar se o emulador está pronto para o uso. Acesse o terminal de comandos do linux e digite: s3270. Em seguida, tecle “enter”. O resultado deve ser similar ao da Figura abaixo:
É possível visualizar os logs das telas acessadas automaticamente pelas funcionalidades dos sistemas SIG que utitilizam a Integração Online. Os trechos essenciais da comunicação com o Mainframe realizam logs através do Framework Log4j. Os logs são registrados com o nível INFO. A Figura a seguir exibe um exemplo de tela acessada pela Integração Online registrada no console do Eclipse IDE:
As duas formas de integração possuem objetivos diferentes. Logo, em um cenário ideal, ambas devem ser utilizadas. A integração via arquivo é adequada para processamentos em lote, ou seja, importação de uma grande quantidade de informações, preferencialmente, de forma automatizada. Já a integração online é adequada para situações em que se deseja importar uma informação de forma imediata (em tempo real), por exemplo: um empenho foi cadastrado no SIAFI a 30 segundos e já se deseja importar este para que seja detalhado (definição dos centros de custo) no SIPAC. Além disso, a integração Online é útil para resolução de pendências na importação dos arquivos orçamentários, sendo também uma forma mais direta de obter os dados que impediram a consolidação de algum registro.
Informações que atualmente podem ser importadas em tempo real do SIAFI: