Por que não é possível gerar carteira Funcional de servidor? Aparece uma mensagem informando que Não é permitida a geração da carteira para o servidor selecionado.
Como é feita na UFRN o cadastro de dependentes?
A solicitação a ser realizada pelo servidor no sistema SIGRH para a inclusão de dependente (cônjuge, filho ou enteado
) para fins de pensão por morte do servidor, plano de saúde e dedução de imposto de renda. Para os demais dependentes, será necessário abrir processo administrativo.
Já que na UFRN o servidor pode cadastrar pelo Portal do Servidor apenas cônjuge, filho ou enteado
, como posso permitir o cadastro de outro tipos de dependentes?
Primeiro verifique na tabela rh_tipos.tipo_grau_parentesco
o campo chamado permiteCadastroServidor
, que define se o servidor pode ou não cadastrar pra esse tipo de parentesco, as opções que serão apresentadas no Portal do Servidor devem estar true
. No Listar/Aletrar Parâmetros do SigAdmin verifique o parâmetro PARENTESCOS_CADASTRAR_VIA_PROCESSO
, nele deve constar apenas os graus de parentesco que serão cadastrados via processo no DAP .
Quando é gerado o arquivo de dependentes para mandar para o SIAPE, o arquivo é composto por dependentes que foram incluidos e alterados. Caso algum servidor excluir dependentes, essa exclusão deveria aparecer no arquivo de alteração?
O sistema inativa automaticamente os dependentes com benefício inválido?
Não, o sistema não inativa nem o dependente e nem o benefício. As informações do dependente vão para uma lista de dependentes inválidos (se for a condição de dependência que não é mais válida), ou de benefícios inválidos. É enviado com um mês de antecedência um email para o servidor responsável, informando que seu dependente vai se tornar inválido para que ele possa tomar alguma providência.
Como devo proceder para permitir que um servidor que foi inativado (aposentado, exonerado, demitido…) e voltou a ser ativo possa acessar o sistema novamente antes do processamento da fita espelho?
Para reativar um servidor você pode ir na funcionalidade: SIGRH → Administração de Pessoal → Administração → Cadastrar → Servidor → Ativar Servidor
Se o servidor vier com a mesma matrícula, vai existir uma data de desligamento que terá que ser excluída do banco (tabela rh.servidor
) para que ele volte a ter acesso, independente do processamento da fita espelho. Caso venha com uma nova matrícula, é possível cadastrar como novo servidor, informando a nova matrícula.
O que fazer quando o sistema não exibir o menu para cadastro de ocorrência?
Precisa utilizar o processamento da fita espelho antigo e não o novo. Para configurar isso, altere o parâmetro PROCESSAMENTO_NOVA_FITA_ESPELHO = false. Isso acontece porque uma ocorrência é cadastrada via fita espelho, e aí o usuário tinha que entrar nesse menu de cadastrar ocorrência pra confirmar essa pendência de atualização, assim a ocorrência era inserida no banco, pelo processamento novo da fita espelho, não é mais preciso entrar nesse link, por isso q ele não está mais disponível.