No módulo de Plano de Saúde, ao se cadastrar ressarcimento de plano de saúde para um servidor e seu(s) dependente(s), pode-se anexar apenas a “Comprovação do Titular” e em seguida aprovar a solicitação. Nesse caso, tanto a solcicitação do titular, como a dos dependentes ficam no estado “confirmada”, mesmo eu não tenho feito a comprovação para os dependentes. Esse comportamento está correto? Não seria obrigatório o cadastro de comprovação do plano de saúde para os dependentes?
Bom dia Lucas,O problema citado fora corrigido.A correção dessa situação foi desenvolvida na versão: 4.30.11 do sistema SIGRH, através da tarefa: 198956.
É possível excluir uma solicitação de ressarcimento de plano de saúde esteja com o status “Confirmada”?
Não é possível excluir uma solicitação confirmada. Porém a solicitação pode ser inativada pelo gestor pelo módulo de Plano de Saúde ou ainda pelo próprio servidor que solicitou através do Portal do Servidor > Solicitações > Plano de Saúde > Desativar Solicitação. Essa desativação precisa ser autorizada pelo RH através do módulo Plano de Saúde.
Estamos fazendo o teste do módulo de plano de saúde, e percebemos que cadastro de um Plano de saúde, é possível habilitar a inserção de agregados. No entanto hoje no sigrh só é permitido cadastrar dependentes, como ficariam os agregados em relação ao reembolso?
Os agregados podem ser inclusos nas solicitações de planos de saúde através do link: Portal do Servidor→Aba: Solicitações → Plano de Saúde → Solicitações para Agregados →Incluir Agregado. Todavia esta operação só estará acessível no SIGRH sob duas condições:
- O parâmetro: 7_100100_123 - HABILITAR_SOLICITACAO_AGREGADO deverá estar setado como ativo: true.
- A empresa de plano de saúde (da solicitação ativa do servidor) deverá estar apta para utilização de agregados. Essa habilitação é definida na tabela: plano_saude.plano_saude na coluna: permite_agregado (Esta coluna deverá estar habilitada como: true).
No módulo Plano de Saúde, a informação que é enviado para o SIAPE dos planos de saúde vai informação tanto do plano de saude do servidor como também informação do comprovante?
No arquivo vão as informações de todos servidores e pensionistas que possuem solicitação de Adesão ativa e confirmada ou solicitação de Ressarcimento ativa e autorizada
Aqui no CEFET-MG só temos o caso de ressarcimento de plano de saúde. Entretanto, existe uma associação de servidores que disponibiliza contratos com diversos planos de saúde. Os servidores que contratam o plano via ASCEFET não precisam enviar os comprovantes de pagamento para a divisão de benefícios porque a própria ASCEFET faz isso enviando uma planilha que contem os servidores que estão ok com os planos. Sendo assim, gostaríamos de saber se é possível realizar o cadastro de comprovante de pagamento para vários sevidores. Para que a ASCEFET ou alguém do setor de beneficios possa buscar por plano de saúde - encontrar todos que são feitos via ASCEFET - e enviar um comprovante apenas.
Infelizmente não é possível. Hoje no SIGRH, apenas o gestor de plano de saúde (Em geral o RH), ou o próprio servidor podem cadastrar os comprovantes de pagamento dos planos de saúde (Apenas individualmente para cada servidor) dentro do sistema. Neste caso, diante da problemática citada por ti, haveria a necessidade de uma nova adaptação do SIGRH para essas situações.
Os dependentes têm que estar cadastrado no sistema pelo Modulo Cadastro, para que o calculo do ressarcimento do plano de sáude seja executado?
Para que o dependente faça parte da mesma solicitação do titular como dependente de plano de saúde, ele precisa ser previamente cadastrado e ter o cadastro autorizado pelo RH. Só assim ele poderá ser incluído na solicitação de ressarcimento.O ressarcimento também depende das comprovações de pagamento. Caso o servidor não comprove os pagamentos dos dependentes não poderá receber o ressarcimento.
O arquivo de Plano de Saúde envia dados de dependentes ao SIAPE? Visto que podem ser incluídos dependentes no plano de saúde, gostaria de saber se no envio do arquivo são passadas informações dos dependentes.
De acordo com retorno do nosso RH (e-mail de resposta recebido em 07 de outubro 2016), não, o arquivo do plano de saúde envia apenas o comando para setar a transação do SIAPE CDINTITSAU, nessa transação apenas informamos se o servidor tem adesão ou ressarcimento.
O que é retornado do SIAPE após envio do arquivo de Plano de Saúde? Ao enviar arquivos ao SIAPE o sistema produz arquivos de retorno, quais são retornados no caso do envio do Plano de Saúde?
O SIAPE retorna o número de solicitações enviadas, o número de solicitações cadastradas, o número de rejeitadas e o arquivo de rejeitadas.
É possível o cadastro de plano de saúde para a mesma empresa, mesma categoria e com origem diferentes (convênio e contrato)? Neste caso temos um plano de saúde em que os servidores podem optar tanto por ressarcimento quanto por adesão.
Hoje não é possível cadastrar empresa de plano de saúde sem CNPJ, como você mesmo constatou. Acredito que não faça sentido cadastrar a mesma empresa duas vezes. O que podemos fazer, e já foi aberta tarefa pra isso, é permitir que ao cadastrar os planos de saúde, possamos cadastrar uma vez como Convênio e outra como Contrato, o que hoje ainda também não é possível. Essa solução evitaria dados duplicados na base de dados.