Sistema Integrado de Secretarias Acadêmicas - SISA/2019

- O SISA é o Sistema Integrado de Secretarias Acadêmicas, desenvolvido em 2009 pela Assessoria de TI para gerenciar os cursos do recém criado campus Curitiba, depois transformado em um sistema multicampi para atender para os campus Paranaguá e Foz do Iguaçu e por fim para atender aos demais campus do IFPR.

- O SISA é o gerenciamento de todas as secretarias acadêmicas do IFPR, em relação ao controle de alunos, cursos, componentes curriculares e turmas. Com a criação das turmas, viu-se a necessidade do lançamento das avaliações (notas e conceitos) e das frequências dos alunos (em um período de 2009, as avaliações eram por notas e depois foram substituídas por avaliações por conceitos, sendo assim até hoje).

- Há também a possibilidade da emissão dos diários de classe (não automatizados), dos boletins (portal ALUNO ONLINE), históricos escolares, certificados e diplomas de cursos FIC, PRONATEC, Técnicos, Subsequentes, Graduação e Pós-Graduação.

- Após 2012, com a aquisição do SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas) da Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN) pelo IFPR, o gerenciamento dos cursos Técnicos, Subsequentes e de Graduação passou para o sistema SIGAA, sendo que alguns cursos permaneceram no SISA (FIC, PRONATEC e de Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu).

- Em 2019, o SISA completou 10 anos, sendo que a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTIC), que o mantém até hoje, viu-se na obrigação de começar uma atualização no sistema, pois várias tecnologias do seu desenvolvimento foram melhoradas e aperfeiçoadas nesse período. Então, surgiu a ideia do SISA/2019, uma atualização da tecnologia utilizada no SISA/2009. Várias reformulações ainda serão desenvolvidas até que o SISA possa contemplar todas as modalidades de ensino do IFPR.

  • sisa/start.txt
  • Última modificação: 2020/06/24 11:10
  • por marcelo.tanaka