~~ODT~~

Última atualização: 2017/04/11 15:20 por tatiana.niwa

Registrar chegada de Fascículos

Registra a chegada de um fascículo de uma Assinatura na biblioteca.

Esse caso de uso serve apenas para fazer o registro da chegada do fascículo na biblioteca, esse passo é obrigatório antes da inclusão do fascículo no acervo da biblioteca. Serve para o setor de aquisição ter um maior controle sobre as assinaturas de periódicos existentes nas bibliotecas.

Descrição do Caso de Uso

Ao iniciar o caso de uso, o usuário é direcionado para a tela de busca de assinaturas com os seguintes filtros:

Ao clicar em Buscar, é mostrada uma lista com as assinaturas encontradas de acordo com os campos de busca preenchidos, como mostra o modelo:

Assinaturas(*)
Código Título Data de Início Data de Término Periodicidade Modalidade de Aquisição Internacionalização
Nome da Biblioteca
——— ——— ——— ——— ——— ——— ———

*Número de assinaturas encontradas.

Ao selecionar a assinatura desejada, o usuário é direcionado para a página de registro da chegada de fascículos e suplemetos.

São mostrados dados da assinatura selecionada:

E campos para o Próximo Registro Sugerido:

Ao selecionar que o fascículo acompanha suplemento, um sub-formulário para preenchimento dos dados do Suplemento do Fascículo é mostrado:

Após o preenchimento, e clicar em Registrar Chegada, o fascículo e seu suplemento(se houver) serão insridos na lista de Fascículos Registrados da Assinatura , localizada abaixo do preenchimento de dados.

Fascículos Registrados da Assinatura
Fascículos Registrados para a Assinatura (* )
Código de Barras Ano Cron. Dia/Mês Ano Número Volume Edição Usuário que realizou o registro Data/Hora de Registro
——— ——— ——— ——— ——— ——— ——— ——— ———

*Número de Fascículos Registrados para a Assinatura.

O usuário poderá ainda Registrar Mais Suplementos do Fascículo clicando em Registrar Suplemento do Fascículo e preenchendo os dados especificados anteriormente.

Fim do caso de uso.

Pricipais Regras de Negócio

  1. Quando a chegada do fascículo é registrada, o sistema insere o fascículo na base e é atribuído à assinatura selecionada, mas ele não deve aparecer nas pesquisas ainda, só depois de feita a sua inclusão no acervo pelo setor de catalogação.
  1. A inclusão de fascículos no acervo só pode ser feita depois que é registrada a sua chegada.
  1. Somente os usuários de aquisição (bibliotecário e usuário normal) e o administrador geral tem permissão de registrar a chegada de um fascículo de uma Assinatura de Compra. O bibliotecário de catalogação tem o permissão de registrar a chegada de um fascículo de uma Assinatura de doação.
  1. Exceto a administrador geral, os outros usuário só podem registrar a chegada de fascículo para assinatura da unidade em que possuam a permissão. Essa regra se aplica a assinatura de compra e doação, ao papel de aquisição ou catalogação.
  1. O usuário deve informar pelo menos um dos seguintes campos do fascículo: ano cronológico, ano, volume, número e edição. Uma mesma assinatura não pode possuir um fascículo com todos esses 5 campos iguais, pelo menos um tem que possuir um valor diferente.
  1. Exceto o ano cronológico, todos os outro campos são textuais porque podem indicar que um fascículo possui mais de um valor ao mesmo tempo. Por exemplo, se um único fascículo possui o volume 1, 2 e 3 da assinatura, esse campo geralmente é preenchido assim: 1-3, para indicar que o fascículo possui as informações dos volumes 1, 2 e 3 ao mesmo tempo.
  1. Se a data de término de uma assinatura de compra for alcançada, ela é considerada vencida, não se poderá mais registrar a chegada de fascículos para ela. Essa regra não se aplica a assinaturas de doação.
  1. No momento do registro do fascículo no sistema seu código de barras é gerado, o sistema não pode deixar existirem dois ou mais fascículo com o mesmo código de barras.