Tabela de conteúdos

~~ODT~~

Última atualização: 2017/04/20 16:10 por tatiana.niwa

Matricular Aluno

Matrícula é o ato que vincula o aluno, regular ou especial, a turmas de componentes curriculares em um determinado período letivo. Este caso de uso permite que os funcionários do DAE (Departamento de Administração Escolar) matricule discentes em turmas.

Descrição do Caso de Uso

Este caso de uso inicia-se quando a opção SIGAA → Graduação → Matrículas e Programas → Matrículas → Matricular Aluno é acessada.

Passo 1

Ao ter acesso a funcionalidade são solicitados alguns dados para ser feita a busca por discentes:

Os discente são agrupados por curso.De acordo com o modelo abaixo:

Matrícula Aluno Status
9999999999 TEXTO

Para cada discente encontrado é possível Visualizar Detalhes ou Selecionar Discente o discente para matrícula.

Quando acessado Selecionar Discente são exibidas as seguintes informações:

Índices Acadêmicos
IRA MCN IECH IEPL MC IEA IEAN
Obrigatórias Complementares Total
Comp. Curricular Atividade Comp. Curricular/Atividade
CR CH CH CH CR CH
Exigido 999 9999 999 999 999 9999
Integralizado 999 9999 999 999 999 9999
Pendente 999 9999 999 999 999 9999

Quando acessado Visualizar Detalhes são exibidas as seguintes informações:

Passo 2

Após selecionar o discente desejado,será apresentado ao usuário um formulário para busca de turma, e opções conforme explicadas abaixo:

Ver as turmas da Estrutura Curricular

Exibe as turmas criadas para os componentes curriculares da estrutura curricular do curso do discente. As turmas são agrupadas pelo período correspondente ao nível ao qual o componente curricular foi cadastrado na Estrutura Curricular, com a opção de poder selecionar todos os componentes ofertados. Caso haja mais de uma turma criada para o componente curricular, ao utilizar esta opção, o sistema deverá selecionar a primeira turma ofertada.

Em cada grupo por nível, é exibido uma lista de componentes curriculares, com as respectivas turmas criadas, detalhando código da turma, os docente(s) o horário e o local onde será ministrado a aula. É dada a opção de listar turmas criadas para componentes curriculares equivalentes ou, no caso do discente não poder se matricular, os pré-requisitos necessários.

Para cada componente listado, é mostrado se é permitida a matrícula do discente ou se não é permitida a matrícula do discente, para as turmas, é exibido se a turma possui vagas para seu curso (no caso, o curso do discente). Também é possível visualizar os detalhes de cada turma listada, acessando essa opção, são exibidos:

Da lista, o usuário poderá marcar as turmas que deseja matricular o discente e ao escolher a opção em “Adicionar Turmas”, uma vez validada a seleção (RN02), será exibido formulário de turmas selecionadas, detalhado mais a frente.

Ver equivalentes a Estrutura Curricular

É similar à Ver as turmas da Estrutura Curricular, porém serão listadas as turmas criadas para os componentes curriculares equivalentes aos componentes da estrutura curricular que o discente está cursando. Em cada componente curricular, será detalhado a expressão de equivalência definida no cadastro do componente curricular.

Buscar Turmas Abertas

Similar à Ver as turmas da Estrutura Curricular, mas com a diferença que as turmas não são listadas automaticamente. O discente, neste caso, utilizará um formulário para buscar por turmas ofertadas informando pelo menos um dos seguintes parâmetros:

A lista com o resultado da busca apresentará as turmas encontradas, com a opção de selecioná-la. A verificação de pré-requisitos, co-requisitos, ou choques de horários serão realizadas quando a opção “Adicionar Turmas” for selecionada (RN03), (RN04) e (RN05).

Ver as Turmas Selecionadas

Ao adicionar uma turma para a matrícula, será dado ao usuário a possibilidade de ver as turmas selecionadas

No formulário será exibida as opções:

Em seguida, será exibido os detalhes do discente, com uma opção para gerar o histórico.

De forma resumida serão exibidos:

Seg Ter Qua Qui Sex Sab
M1
M2
M3 FIS0313 FIS0313
M4 FIS0313 FIS0313
M5
M6
T1 DIM0109.1
T2 DIM0109.1
T3 DIM0109.0 DIM0109.0
T4 DIM0109.0 DIM0109.0
T5 DIM0422 DIM0422
T6 DIM0422 DIM0422
N1 MAT0312 MAT0312 MAT0312
N2 MAT0312 MAT0312 MAT0312
N3 FIS0701 FIS0701 FIS0701
N4 FIS0701 FIS0701 FIS0701

Passo 3

Matricular Discente

Ao confirmar as solicitações de matrículas nas turmas, será apresentado ao usuário um resumo da solicitação, com um número de solicitação de matrícula, informações ao usuário, e a lista de turmas selecionadas. A lista turmas detalha o código da turma, o código e nome do componente curricular, números de créditos, local de aulas e horário.

Em conformidade com as informações, o usuário confirma a operação em “Matricular Discente” (RN08) e (RN09), onde será dado ao usuário a confirmação da operação com a opção de imprimir o comprovante de solicitação de matrícula. Neste comprovante exibirá as informações do discente, a lista de turmas e horário conforme descrito em Ver as turmas da Estrutura Curricular.

Como se trata de um comprovante, deverá exibir um código de autenticação.

O caso de uso é finalizado.

Principais Regras de Negócio

Resoluções/Legislações Associadas

Art. 193. Matrícula é o ato que vincula o aluno, regular ou especial, a turmas de componentes curriculares em um determinado período letivo ou diretamente ao componente curricular, quando este não formar turmas.

§ 1o Os procedimentos para matrícula de aluno sem vínculo a curso de graduação, bem como para matrícula em período letivo especial de férias, estão definidos nas regulamentações próprias às matérias.

§ 2o O aluno que não estiver regularmente matriculado não poderá participar de qualquer atividade relativa à respectiva turma.

§ 3o Os cursos podem estabelecer, no seu projeto pedagógico, limite mínimo e máximo de carga horária de matrícula por período letivo.

Art. 200. A matrícula será efetuada, em cada período letivo, em prazos definidos no Calendário Universitário, cabendo ao DAE/PROGRAD a definição dos procedimentos de matrícula, a coordenação do processo e o apoio administrativo durante a efetivação da matrícula.

Art. 201. Os alunos recém-cadastrados, em consequência de sua aprovação em qualquer das modalidades oficiais de ingresso regulares, devem se matricular obrigatoriamente em, pelo menos, um componente curricular no período letivo correspondente à sua admissão, pois, caso contrário, não terão o vínculo efetivado com a UFRN. Parágrafo único. O cancelamento do cadastramento deverá ser realizado pelo DAE/PROGRAD antes do período determinado no Calendário Universitário para rematrícula.

Art. 202. Os alunos regularmente cadastrados em cursos de graduação que não efetivarem sua matrícula em um determinado período letivo regular terão o vínculo automaticamente cancelado com a UFRN.

§ 1o O cancelamento de que trata o caput deste artigo será efetuado imediatamente após o prazo estabelecido no Calendário Universitário para trancamento de programa, no período letivo da não efetivação de matrícula pelo aluno.

§ 2o Não serão considerados, para efeito do cancelamento de que trata o caput deste artigo, os períodos de trancamento de programa solicitados pelo aluno e deferidos pelo DAE/PROGRAD.

Art. 203. O preenchimento das vagas nas turmas de disciplinas oferecidas nos períodos letivos regulares, durante a matrícula e no ajuste da mesma, será efetuado considerando a reserva de vagas, mediante a seguinte ordem de prioridade:

I - aluno nivelado: corresponde àquele cuja disciplina objeto da matrícula pertença, na estrutura curricular a que esteja vinculado, ao nível correspondente ao período letivo a ser utilizado pelo aluno para cursar;

II - aluno formando: corresponde àquele não nivelado, mas cuja matrícula objeto da disciplina o torne formando no período letivo respectivo ao da matrícula;

III - aluno em recuperação: corresponde ao aluno não formando cuja disciplina objeto da matrícula seja, na estrutura curricular a que esteja vinculado o aluno, de um nível anterior ao período letivo a ser utilizado pelo aluno para cursar;

IV - aluno adiantando: corresponde ao aluno não formando cuja disciplina objeto da matrícula seja, na estrutura curricular a que esteja vinculado o aluno, de um nível posterior ao período letivo a ser utilizado pelo aluno para cursar;

V - aluno cursando componente curricular eletivo: corresponde ao aluno cuja disciplina objeto da matrícula não pertença a qualquer estrutura curricular do curso a que esteja vinculado o aluno e não o torne formando.

§ 1o Os alunos com ingresso por vestibular, no seu primeiro período letivo, têm prioridade sobre os demais alunos para os componentes curriculares do primeiro nível da estrutura curricular a qual estão vinculados.

§ 2o Em cada nível da ordem de prioridades, o IEA será o critério de desempate entre os alunos.

§ 3o No caso do aluno cujo perfil inicial seja diferente de 0 (zero), o período letivo a ser por ele utilizado para cursar, a que fazem referência os Incisos I, III e IV do caput deste artigo, será a soma do perfil inicial mais o número de períodos letivos regulares cursados na UFRN relativos ao programa atual.

Art. 207. Em período definido no Calendário Universitário, será efetuado o processamento eletrônico das matrículas de acordo com os critérios de preenchimento de vagas.

RESOLUÇÃO No 227/2009-CONSEPE, de 03 de dezembro de 2009.