~~ODT~~

Guia de Implantação - Módulo Auxílios/Solicitações

Este guia de implantação aborda os diversos aspectos envolvidos na implantação do módulo de Serviços no Sistema SIGRH. Vamos apresentar, por exemplo, os parâmetros envolvidos, os pré-requisitos, os papéis e tabelas que devem ser preenchidas para o correto funcionamento do módulo.

Para melhor entender as funcionalidades deste módulo, é importante consultar os seguintes artefatos:

Pré-Requisito

Parâmetros do sistema

Os parâmetros utilizados no módulo de Auxílios/Solicitações estão contidos em classes do pacote br.ufrn.sigrh.parametro.dominio do SIGRH. A tabela abaixo descreve os parâmetros utilizados:

Código Nome Descrição Exemplo de valor
1_0_503 NOME_DEPARTAMENTO_INFORMATICA Armazena String contendo o nome do Departamento de Informática da instituição (utilizado na emissão de formulários). Superintendência de Informática
1_0_506 NOME_DEPARTAMENTO_RECURSOS_HUMANOS Armazena String contendo o nome do Departamento de Recursos Humanos da instituição (utilizado na emissão de formulários). DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL
7_100100_95 ID_DEPARTAMENTO_SUPERIOR_RECURSOS_HUMANOS Armazena o identificador do Departamento de Recursos Humanos de maior hierarquia na instituição (utilizado na emissão de formulários). 605
7_100100_124 DEPARTAMENTO_ADMINISTRACAO_PESSOAL Armazena a unidade organizacional do Departamento de Administração Pessoal (utilizado na emissão de formulários). 605
7_102100_1 ENDERECO_AUTENTICIDADE_DOCUMENTO Armazena o endereço de autenticidade de documento do SIGRH (utilizado na emissão de declarações). http://www.sigrh.ufrn.br/documentos/
7_100100_450 HABILITA_FILTRO_LINHAS_TRANSPORTE_POR_ESTADO Indica se o sistema está configurado para operar com mais de um estado nas linhas de transporte. true
7_100500_3 UTILIZA_CONCEITO_MATRICULA_INTERNA Indica se o sistema realiza a geração de matrícula para servidores internamente (além de utilizar a matrícula SIAPE) e permite utlizar/exibir esta matrícula em consultas, relatórios, etc. true
7_100500_5 UTILIZA_CONCEITO_EXERCICIO Indica se o conceito de unidade de exercício é utilizado. O conceito de exercício (valor “true”) define que o servidor poderá desenvolver as suas atividades em outra unidade, fora da unidade de lotação, isto é, o servidor pode está lotado em outra unidade mas a sua unidade de exercício é outra. Caso não se utilize o conceito de exercício (valor “false”) a unidade de exercício será a unidade de lotação. Portanto, caso o parâmetro tenha valor “true” os atributos da entidade Servidor no SIGRH serão: unidade = unidade de exercício e unidadeLotacao = unidade de lotação. Caso contrário, tenha valor “false”, unidade = unidadeLotacao. false

Papéis de Usuários

A tabela abaixo descreve os perfis envolvidos na funcionalidade de Auxílios/Solicitações:

Nome do papel Funcionalidade
GESTOR_DAP Habilita o usuário a acessar as operações do módulo de Administração de Pessoal que dizem respeito ao cadastro e consultas dos dados pessoais e funcionais dos servidores da instituição. Caso a instituição possa ter usuários com este perfil, porém restringindo o acesso por unidade, no momento de incluir esta permissão ao usuário, deve-se indicar para qual unidade ele ter permissão de acesso. Por exemplo, se na UFRN existir um gestor de pessoal vinculado à unidade UFRN, este gestor terá acesso a todos os servidores vinculados à unidade UFRN, considerando todos os servidores de todas as suas unidades vinculadas. Se, na UFRN existir um gestor de pessoal vinculado à unidade CT (CT – Centro de Tecnologia é uma unidade que no organograma está abaixo da unidade UFRN), então este usuário só terá acesso aos servidores vinculados à unidade CT e de todas as unidades vinculadas ao CT, ou seja, é uma restrição de permissão por unidade.
ADMINISTRADOR_DAP Habilita o usuário a cadastrar solicitação em nome de todos os servidores subordinados.
GESTOR_UNIDADE Habilita o usuário a exercer o perfil de chefia da unidade. Este papel não é atribuído ao usuário pelo SIGADMIN, pois é um papel dado automaticamente ao usuário assim que ele entra no sistema, com base nas responsabilidades pelas unidades que o servidor tem cadastradas. No momento em que ele não for mais responsável pela unidade com nível de chefia, o papel não será mais atribuído. Em relação a serviços, o papel dá permissão de consulta para as solicitações realizadas pelos servidores das unidades chefiadas.
VICE_GESTOR_UNIDADE Habilita o usuário a exercer o perfil de vice-chefia da unidade. Este papel não é atribuído ao usuário pelo SIGADMIN, pois é um papel dado automaticamente ao usuário assim que ele entra no sistema, com base nas responsabilidades pelas unidades que o servidor tem cadastradas. No momento em que ele não for mais responsável pela unidade com nível de vice-chefia, o papel não será mais atribuído. Em relação a serviços, o papel dá permissão de consulta para as solicitações realizadas pelos servidores das unidades chefiadas.
OPERADOR_UNIDADE Habilita o usuário a exercer o perfil de secretaria da unidade. Este papel não é atribuído ao usuário pelo SIGADMIN, pois é um papel dado automaticamente ao usuário assim que ele entra no sistema, com base nas responsabilidades pelas unidades que o servidor tem cadastradas. No momento em que ele não for mais responsável pela unidade com nível de secretaria, o papel não será mais atribuído. Em relação a serviços, o papel dá permissão de consulta para as solicitações realizadas pelos servidores das unidades que o usuário tem o nível de responsabilidade.
GESTOR_DAS Habilita o usuário a acessar as operações disponíveis no módulo de assistência ao servidor.
GESTOR_DDRH Habilita o usuário a acessar as operações disponíveis no módulo de desenvolvimento de recursos humanos.
GESTOR_FINANCEIRO Habilita o usuário a acessar as operações do módulo de financeiro e relacionadas a financeiro do módulo de administração de pessoal.
GESTOR_SERVICOS Habilita o usuário a acessar as operações relacionadas a solicitação de serviços eletrônicos do módulo de administração de pessoal.

Todas as solicitações de serviços estão disponíveis para servidores comuns sem papéis específicos. A verificação dos papéis está relacionada ao atendimento e autorização das solicitações pelas respectivas chefias, quando necessário.

Procedimento de carga do banco de dados

Para ver os procedimentos gerais de carga do banco de dados do SIGRH, acesse o guia Procedimento de Carga do Banco de Dados.

Para que a funcionalidade de serviços transcorra corretamente é necessário ter as seguintes informações na base de dados:

O conteúdo das tabelas acima citadas pode ser obtido juntamente à equipe de Cooperação Técnica.

O conteúdo das tabelas acima citadas pode ser obtido juntamente à equipe de Cooperação Técnica.

Interação com o SIAPE

Uma outra forma de carregar o banco de dados para algumas tabelas acima citadas, é realizando o processamento de arquivos fornecidos pelo SIAPE, como é o caso funcional.ocorrencia, que pode ser recuperada através da carga do arquivo de ocorrências do SIAPE (opção Processar Arquivo Ocorrência) ou mesmo pelo processamento da fita espelho, que gera pendências de importação (uma vez processado o arquivo dos servidores, utilize a opção Alterar Ocorrência para sanar as pendências de importação).