~~ODT~~
Processar Fita Espelho
Depois de carregar o arquivo do SIAPE, o SIGRH vai validar e alocar os dados importados através do processamento do arquivo da fita espelho.
Pré-condição: A fita espelho deve ter sido carregada.
As pessoas que utilizam esse caso de uso trabalham na área de recursos humanos.
Descrição do Caso de Uso
Este caso de uso inicia-se quando o usuário acessa a opção SIGRH → Administração de Pessoal → Administração → Fita Espelho → Fita Espelho SIAPE → Processamento → Processar Fita Espelho.
O sistema apresenta os seguintes campos:
- Mês*: Tipo - DATA, São apresentadas as opções:
Janeiro, Fevereiro, Março, Abril …. Dezembro
. Competência, onde a utilização normal é o mês anterior à data atual. - Ano*: Tipo - DATA, Formato: AAAA.
- Atribuição de Chefia da Unidade
- Não atribuir chefia de unidade: Tipo - TEXTO. Não realiza o processamento de atribuição de chefia da unidade. (Tarefa 132760)
- Atribuir tomando como parâmetro a atividade informada na designação: Tipo - TEXTO. (RN01)
- Atribuir com base no tipo de designação a atividade informada na designação: Tipo - TEXTO. (RN02)
- Atualização da Unidade dos Servidores
- Atualizar APENAS a unidade de Lotação dos servidores: Tipo - TEXTO. (RN09)
- Atualizar as unidades de Lotação e Exercício dos servidores: Tipo - TEXTO. (RN09)
- NÃO atualizar as unidades de Lotação e Exercício dos servidores: Tipo - TEXTO. (RN09)
- Atualizar a unidade dos servidores: Tipo - TEXTO.
- NÃO atualizar a unidade dos servidores: Tipo - TEXTO.
O usuário deve informar o mês e ano do arquivo, uma opção da Atribuição de Chefia da Unidade
, uma opção da Atualização da Unidade dos Servidores
e selecionar a opção de processar. É possível cancelar o processamento.
O sistema exibe as informações sobre a leitura dos dados do arquivo da fita espelho incluindo a descrição das etapas realizadas e o resultado do processamento.
O caso de uso é finalizado.
Principais Regras de Negócio
- RN01 - Atribuir tomando como parâmetro a atividade informada na designação: Utilizando esta opção as responsabilidades das unidades serãoa atribuídas através das atividades informadas na designação do servidor. Por exemplo:
CHEFE DE DEPARTAMENTO, COORDENADOR, etc
. A simples existência da designação não implica em cadastrar a responsabilidade, neste caso, deve ser observado o atributoNível de responsabilidade
no cadastro das atividades. - RN02 - Atribuir com base no tipo de designação a atividade informada na designação: Utilizando esta opção as responsabilidades das unidade serão atribuídas através do tipo de designação do servidor. Por exemplo:
CARGO DE DIREÇÃO, FUNÇÃO GRATIFICADA, etc
. Neste caso, deve ser observado o atributoCargo de Chefia
no cadastro de grupos de designação. RN03 - Ao Processar Histórico do Servidor os dados como escolaridade, formação, situação, ativo, unidade do servidor serão populados, não havendo nenhuma inserção ou atualização nos dados do servidor e nem as ocorrências para ele na base de dados.- RN04 - Se o parâmetro
UTILIZA_CONCEITO_EXERCICIO
forfalse
a Unidade de Lotação e a Unidade de Exercício serão populadas com o valor da Lotação do servidor. Se o parâmetro fortrue
a Unidade de Lotação será populada com a Lotação, e a Unidade de Exercício com o Exercício. Ou seja, se a instituição usar o conceito de exercício, lotação e exercício são coisas distintas. Se a instituição não usar o conceito de exercício, lotação e exercício são a mesma coisa, considera-se exercício como lotação. - RN05 - Ao realizar a leitura do arquivo, o sistema verifica se o servidor chegou até a instituição através de redistribuição ou não. Caso o servidor tenha chegado à instituição através de redistribuição (verificação realizada através do registro da ocorrência de ingresso), o registro do servidor é atualizado, coluna
rh.servidor.redistribuido
=true
. (72288, v4.6.9) - RN06 - Quando o servidor esta lotado provisoriamente em outro órgão, esse órgão tem que fazer um cadastro para ele no SIAPE e lá ele fica com a lotação na unidade original da instituição de origem, mas com unidade de exercício no órgão onde ele está exercendo suas atividades e quando a fita espelho for processada, a UORG de exercício do outro órgão não será utilizado como lotação do servidor. (104718, v4.6.15)
- RN07 - Ao realizar um cadastro de novo servidor (manualmente ou por fita espelho), caso exista email cadastrado/informado (em servidor ou pessoa), enviar e-mail para o servidor cadastrado e para os responsáveis pela Unidade em que o servidor foi vinculado. (97348, v4.9.0)
- RN08 - Ao realizar um cadastro de novo servidor (manualmente ou por fita espelho) o sistema inclui automaticamente a informação relativa à Progressão Funcional do início de carreira. Não deve ser feito para servidores redistribuídos. A data de vigência é a data de admissão. (130382)
- RN09 - A opção é apresentada se o parâmetro
UTILIZA_CONCEITO_EXERCICIO
for igual atrue
. No caso desse parametro serfalse
, as outras duas opções Atualizar a unidade dos servidores e NÃO atualizar a unidade dos servidores são apresentadas. (Tarefa 129966). - RN10 - Se o parametro
ID_UNIDADE_LOTACAO_PADRAO_APOSENTADOS_E_INSTITUIDORES_PENSAO
possuir valor maior que “0” (tem um ID informado) e utilizar oUTILIZA_CONCEITO_EXERCICIO
igual atrue
, os aposentados ou instituidores serão lotados na unidade do parâmetro e não terão a unidade de exercício modificada. Caso o parametroID_UNIDADE_LOTACAO_PADRAO_APOSENTADOS_E_INSTITUIDORES_PENSAO
for “0” e oUTILIZA_CONCEITO_EXERCICIO
fortrue
, o sistema vai colocar como unidade de lotação a encontrada no arquivo e vai manter a unidade de exercício atual. (Tarefa 129966) - RN11 - Quando no processamento da fita espelho for identificado uma mudança de unidade, será cadastrado uma registro de inativação de permissão para os usuários que foram indicados nessa situação.
- RN12 - Caso necessário, é possível inserir um script SQL na tabela
fita_espelho.pos_processamento
. Esse script será executado após o processamento da fita espelho.