~~ODT~~
Um processo reúne um conjunto de informações que tramitam por várias unidades ao longo do seu desenvolvimento. Cada unidade envolvida tem a possibilidade de Registrar Envio de Processos (Saída) para que outra unidade faça sua devida análise.
Caso o processo não tenha chegado fisicamente a unidade de destino, o usuário desta unidade poderá então registrar a devolução do mesmo à unidade de onde partiu o envio. Este caso de uso tem como finalidade registrar a devolução dos processos.
Para realizar a devolução de um processo é necessário que usuário tenha sido designado como responsável pelo recebimento de processos. Normalmente esta designação é feita aos Secretários(as) dos setores.
Para registrar uma devolução de processo, o usuário deverá iniciar o caso de uso através da listagem dos processos pendentes de recebimento, escolhendo a opção Devolver Processo (RN01, RN02).
O sistema então seguirá para o passo de registro da devolução, exibindo os dados da movimentação e onde será necessário informar a obervação de retorno:
Após confirmação (RN03) são exibidas as informações a devolução do processo:
O usuário também terá a opção de registrar o recebimento de outros processo.
Fim do caso de uso.
Classe | Tabela |
---|---|
br.ufrn.sipac.protocolo.dominio.Movimento | administrativo.protocolo.movimento |
br.ufrn.sipac.protocolo.dominio.Processo | administrativo.protocolo.processo |
Sistema: SIPAC
Módulo: Protocolo
Link(s): Processos → Movimentação → Registrar Recebimento → Devolver Processo
Usuário: marcilia, diretordmp, jbb, paulinho
Papel que usuário deve ter: ProtocoloPapeis.RECEBER_PROTOCOLO
Após a devolução, o processo aparecerá na lista de processos pendentes de recebimento da unidade a qual ele foi devolvido. Esses processos estarão destacados em amarelo e influenciando no bloqueio da unidade, ficando em vermelho.
Verificar se a unidade, que recebeu o processo devolvido, realmente ficará bloqueada para cadastrar requisições. Para isso, tentar cadastrar uma requisição pelo menu com o mesmo nome no portal administrativo. Após o recebimento do mesmo, o sistema voltará a permitir o cadastro das requisições.
IMPORTANTE: Para o bloqueio de unidades funcionar o parâmetro BLOQUEIO_REQUISICOES_RECEBIMENTO_PROCESSOS deve está como true.
Para visualizar o parâmetro:
SELECT p.* FROM comum.parametro p WHERE nome = 'BLOQUEIO_REQUISICOES_RECEBIMENTO_PROCESSOS'
Para modificar o parâmetro:
UPDATE comum.parametro SET valor = 'true' WHERE nome = 'BLOQUEIO_REQUISICOES_RECEBIMENTO_PROCESSOS'
Os processos pendentes de recebimento estão listados em: