<< Voltar
Última atualização: 2017/08/04 15:14 por marcelo.tanaka
Criar Turma
Este Caso de Uso tem como finalidade criar uma turma para um Componente Curricular, definindo algumas características, como Horários, Locais de aula, Docentes entre outras. Essa funcionalidade é utilizada pelos Gestores da Pró-Reitoria de Pós-Graduação.
Descrição do Caso de Uso
Este caso de uso inicia-se quando a opção SIGAA → Stricto Sensu → Vínculo/Matrículas → Turmas → Criar Turmas é acessada e está especificado em Criar Turma de Graduação.
Esta caso de uso difere do acima citado nos seguintes passos:
Passo 2
Não existe a opção para informar o Campus e foi adicionada a opção de Observações ao Aluno.
Passo 4
Os Dados Básicos com a adição do horário é novamente mostrado para o usuário. Este passo tem a finalidade de cadastrar um Docente para a turma e sua carga horária, os docentes podem ser do tipo:
Após adicionar os docentes, é exibida uma tabela informando:
Docente | Horário | CH |
NOME DO DOCENTE | 99×99 (DATA INÍCIO - DATA FIM) | 99 |
Caso o componente curricular defina que o horário do docente pode ser flexível, o usuário deverá informar também:
O caso de uso é finalizado.
Principais Regras de Negócio
Regras referentes a validações de Horários
As turmas possuem horários que são exibidos ao usuário no formato DIA-TURNO-HORARIO, por exemplo, o horário 24M12 indica que a turma tem aula na segunda e quarta-feira (24), no turno da manha (M) e no primeiro e segundo horário da manha (12). Abaixo estão listadas as regras que os horários das turmas devem obedecer:
Em turmas de componentes do tipo disciplina é necessário que a quantidade de horários seja exatamente igual a quantidade de créditos de aula + laboratório.
Turmas de componentes do tipo módulo ou atividade coletiva não é validado a quantidade de horários, a única exigência é que tenha pelo menos um horário definido.
Turmas de férias a quantidade de horários da turma deve ser no mínimo a quantidade de créditos de aula + laboratório do componente porém não é validado o máximo de horário.
Um professor não pode ministrar sozinho duas turmas que haja choque de algum horário.
Se houver choque de horário entre duas turmas e ambas tiverem mais de um professor então não é considerado choque de horário.
Se duas turmas tiverem exatamente os mesmos horários e um professor tiver em ambas a soma da carga horária dedicada do docente na turma deverá ser no máximo a carga horária do componente.
Se o componente tiver o valor do atributo permiteChCompartilhada = true então a soma das cargas horárias de todos os professores podem ultrapassar a carga horária total da disciplina.
Se a turma for de uma disciplina que aceite horário flexível, é possível fragmentar o horário. Por exemplo entre 10/08 e 10/09 a turma possuir o horário 24M12 e no resto de semestre ser 35M12. As validações devem verificar o choque também nos períodos.
Regras referentes a cadastro
Para as turmas solicitadas para componentes que devem ser tratados com sub-turmas, deverá ser seguido o seguinte fluxo de atendimento:
As solicitações de turmas deste caso devem ser vistas de forma diferenciada das outras, agrupando-as por horários com choque, que indica sub-turmas similares;
Ao selecionar uma das solicitações, verificar se já existe uma turma agrupadora, que será usada para agregar as diferentes turmas para o tratamento das validações e para utilização do AVA. Se não existir, criar uma para seja persistida ao final do fluxo.
O código da turma deve seguir o padrão 01A, 01B, 02A, 02B… Isto irá idenficar visualmente as sub-turmas.
A validação da carga horária dos docentes deve considerar a carga horária de aulas teóricas da disciplina de forma comum e a carga horária de laboratório separada, para cada sub-turma relacionada. Por exemplo, uma disciplina com 60h teóricas e 90h de laboratório, organizada em 3 subturmas deve ter a carga máxima geral dos docentes validada para não ultrapassar (60h + 3*90h). A cada nova sub-turma cadastrada deve-se levar em conta a CH restante dentro do conjunto de sub-turmas.
Não deve verificar choque de horário de docentes de subturmas que possuem a mesma turma agrupadora.
É permitido a abertura de turmas de componentes do tipo ATIVIDADE, mas apenas com forma de participação Coletiva
As turmas agrupadoras devem ser desconsideradas para as várias consultas existentes no sistema, como matrículas, relatórios, etc.
Resoluções/Legislações Associadas
Classes Persistentes e Tabelas Envolvidas
Classe | Tabela |
br.ufrn.sigaa.ensino.dominio.Turma | sigaa.ensino.turma |
Plano de Teste
Sistema: SIGAA
Módulo: Stricto Sensu
Link(s): Vínculo/Matrículas → Turmas → Criar Turmas
Usuário: maribondo
Papel que usuário deve ter: SigaaPapeis.PPG
Cenários de Teste
Dados para o Teste