~~ODT~~
Esse caso de uso é utilizado pelos executores orçamentários da instituição com a finalidade de emitir uma Autorização de Empenho para reforço de Nota de Empenho inicial, desde que esta tenha saldo. O valor do reforço será incorporado à Nota de Empenho (NE) que irá reforçar. Portanto, o pagamento será feito integralmente pela NE que recebeu o reforço. O PTRES, a Esfera, a Unidade Orçamentária, o Programa de Trabalho, a Fonte de Recursos, a Natureza da Despesa e a Unidade Gestora da Autorização de Empenho de Reforço, serão as mesmas que as da NE que está sendo reforçada. A Modalidade de Empenho, Modalidade de Licitação e a Referência da Dispensa, serão, também, as mesmas da NE que está sendo reforçada.
O caso de uso é acionado quando o usuário acessa a opção: SIPAC → Módulo Orçamentário → Aba Movimentações → Empenho → Reforçar Empenho.
Para realizar um reforço é necessário informar o número do empenho desejado, só serão consultados os empenhos que tenham como unidade gestora a do usuário logado, no caso de ser uma execução de convênio, a unidade gestora do empenho deverá ser a unidade do convênio. O ano do empenho será o ano orçamentário em execução.
Após ter sido escolhido o empenho, serão visualizadas informações do mesmo e de seus subempenhos. Obrigatoriamente deverá ser informado o número do documento do reforço, onde este número será gerado no SIAFI (http://www.tesouro.fazenda.gov.br/SIAFI), a data, o valor e a unidade. Poderá ser gerado um reforço para um subempenho já existente, sendo selecionada a unidade do sunhbempeo desejado na opção 'Unidade do Empenho'. No caso de reforço para novas unidades existe a opção de 'Nova Unidade', onde será possivel selecionar qualquer unidade subordinada da gestora do usuário logado. Opcionalmente será possível descrever uma observação e anexar um arquivo no SIGED.
Existe uma configuração no SCO que permite escolher se a instituição trabalhará com o conceito de CUSTEIO. Para este caso de uso se esta opção for ativada, ao realizar o reforço, caso a célula do subempenho não tenha saldo suficiente para arcar com a despesa, será feito uma transferência automática da célula de custeio para a célula do subempenho.
Nesta operação, o valor do reforço impactará no Total Empenhado da célula do subempenho que será adicionado e o saldo da célula que será subtraído. O saldo do empenho também será adicionado com o valor do reforço.
O usuário entra com o número do empenho (RN01,RN02,RN03 e RN04):
Serão visualizadas informações do empenho e de seus subempenhos:
Deverão ser informado os dados do reforço de empenho:
O sistema envia email para os envolvidos informando que houve um crédito ou um débito na unidade.
O caso de uso é finalizado. (RN05)
Assunto: movimentação orçamentária de <débito ou crédito> realizada
Prezado(a) Sr(a). <nome do usuário>,
A seguinte movimentação orçamentária, associada a unidade <Nome da Unidade(código)>, foi registrada no Sistema de Controle Orçamentário do SIPAC como um <crédito ou débito>.
Data: dd/mm/aaaa
Movimentação: <nome da movimentação>
Documento: <número do documento>
Ano Orçamentário: <ano>
Valor: <numérico>
Usuário: <nome do usuário(login)>
SIPAC - Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos
ESTA MENSAGEM FOI ENVIADA AUTOMÁTICAMENTE PELO SISTEMA. POR FAVOR,NÃO RESPONDER ESTA MENSAGEM.
Não se Aplica.
Classe | Tabela |
---|---|
br.ufrn.sipac.orcamento.movimentacoes.dominio.Empenho | administrativo.sco.empenho |
br.ufrn.sipac.orcamento.movimentacoes.dominio.SubEmpenho | administrativo.sco.sub_empenho |
br.ufrn.sipac.orcamento.movimentacoes.dominio.CelulaOrcamentaria | administrativo.sco.celula_orcamentaria |
br.ufrn.sipac.orcamento.movimentacoes.dominio.EventoEmpenho | administrativo.sco.evento_empenho |
br.ufrn.sipac.orcamento.movimentacoes.dominio.MovimentacaoOrcamentaria | administrativo.sco.movimentacao_orcamentaria |
Sistema: SIPAC
Módulo: Orçamentário
Link(s): SCO → Movimentações → Empenho → Reforçar Empenho
Usuário: falves (executor_orcamento_global), suzana_macedo (executor_orcamento), raiula (executor_convenio)
Papel que usuário deve ter: ScoPapeis.EXECUTOR_ORCAMENTO, ScoPapeis.EXECUTOR_ORCAMENTO_GLOBAL, ScoPapeis.EXECUTOR_CONVENIO
Existem alguns cenários que podem ser testados:
Para todos os testes deverá ser selecionado um empenho que tenha como unidade gestora a gestora do usuário logado.
Reforço para unidade existente no empenho
Reforço para nova unidade
Reforçar um subempenho cujo a célula não tenha saldo para arcar com a despesa
select e.cod_empenho from sco.empenho e join sco.sub_empenho sub on (e.id_empenho = sub.id_empenho) where e.id_unidade_gestora = (select id_unidade from unidade where codigo_unidade = unidadeGestora) and e.ano = anoOrcamentario and e.anulado = false
Onde:
SELECT DISTINCT RU.*, U.NOME AS NOME_UNIDADE,S.SIAPE AS MATRICULA,P.NOME AS NOME_SERVIDOR, P.ID_PESSOA AS ID_PESSOA, P.EMAIL AS EMAIL_PESSOA FROM COMUM.RESPONSAVEL_UNIDADE RU, COMUM.UNIDADE U,RH.SERVIDOR S,comum.PESSOA P WHERE S.ID_SERVIDOR = RU.ID_SERVIDOR AND S.ID_PESSOA = P.ID_PESSOA AND RU.ID_UNIDADE = ? AND U.ID_UNIDADE = RU.ID_UNIDADE AND RU.ID_REGISTRO_ENTRADA_EXCLUSAO IS NULL ORDER BY RU.DATA_FIM DESC,U.NOME ASC
UPDATE comum.configuracoes_operacoes_siged SET ativo=TRUE WHERE nome_operacao = 'br.ufrn.orcamento.movimentacoes.negocio.siged.EmpenhoSigedBuilder';