Uma requisição de material é uma solicitação feita por um usuário de um setor mediante à necessidade de adquirir determinado tipo de material. Esses materiais precisam estar cadastrados no Módulo Catálogo de Materiais. Durante o cadastro de uma requisição de material, é permitido inserir vários materiais, desde que pertençam ao mesmo grupo. Exemplos de grupos de materiais: material de expediente (3016), material de processamento de dados (3017), gêneros de alimentação (3007), equipamento de processamento de dados(5235), Maquinas e Equipamentos Energéticos(5230), entre outros.
Uma requisição de material pode ter vários destinos: almoxarifado (somente material de consumo), em um Sistema de Registro de Preço(SRP), compra nacional e compra para importação. Abaixo uma descrição resumida de cada um destes destinos:
Almoxarifado: Quando a requisição é feita para que seus itens sejam atendidos por um almoxarifado. No SIPAC, pode existir um ou mais almoxarifados cadastrados, cada um com o registro dos estoques dos materiais que podem atender. Ao cadastrar a requisição, deve-se informar para qual almoxarifado ela será destinada.
Segue abaixo o fluxo de uma requisição de material para um almoxarifado:
SRP: Requisição de materiais que estão em um registro de preço vigente. Para detalhes do SRP, consulte a documentação de negócio do
SRP. Segue abaixo o fluxo de uma requisição de material em um SRP:
Compra Nacional para Licitação NÃO Registro de Preços: compras de materiais em território nacional que serão encaminhadas para licitação e que não dizem respeito a um
registro de preços. Segue abaixo o fluxo de uma requisição de material para compra em não registro de preço:
Compra Nacional para Novo Registro de Preços: a requisição representa a demanda das unidades para a formulação de uma licitação que corresponderá a um
registro de preços. Nestes casos, não há necessidade de bloqueio do orçamento na origem, ou seja, de que se passe pelo vínculo orçamentário. A partir do registro de preço gerado, a solicitação do material poderá ser feita em um sistema de registro de preço. Segue abaixo o fluxo de uma requisição de material para compra para um novo registro de preço:
Compra para Importação: compras de materiais encaminhadas para importação. A requisição estará disponível após o envio da mesma pela sistema. Nestes casos, não há necessidade de bloqueio do orçamento na origem, ou seja, de que se passe pelo vínculo orçamentário.