Atribuições do setor de Desenvolvimento Web

A equipe de desenvolvimento Web da Superintendência de Informática tem as seguintes atribuições:

1. Manter os sites institucionais da UFRN. São eles:

  • Portal da UFRN (Reitoria e Agecom);
  • Sites das pró-reitorias;
  • Sites das superintendências;
  • Sites das secretarias;
  • Sites da procuradoria e ouvidoria;
  • Sites dos núcleos;
  • Sites das bibliotecas - Portal SISBI;
  • Sites das comissões - Ética e Verdade (Reitoria);
  • Sites de transparência e obrigatórios pelo governo - Portal de Acesso à Informação, Reuni e Avaliação Institucional;
  • Sites de comunicação - TVU e FMU;
  • Site da UFRNet;
  • Site comemorativo do cinqüentenário;
  • entre outros sites a serem especificados pela Diretoria de Sistemas.

2. Elaborar novos sites de acordo com as demandas da instituição.

3. Idealizar e criar novos ícones, imagens e propostas de layout tanto para sites da UFRN como para os sistemas integrados.

4. Responder e-mails encaminhados ao e-mail webmaster@info.ufrn.br

Dentro de manutenção está a verificação e correção de bugs, adição de funcionalidades, publicação de banners e arquivos nos sites. Ou os sites podem ser alimentados pelo sistema dos sites - Gerenciador de Portais - http://www.sistemas.ufrn.br/gerenciadorportais

O acesso no gerenciador se dá pelo login e senha dos usuários que estão vinculados aos sistemas da UFRN (SIGAA, SIPAC, SIGRH, por exemplo).

Todo novo site, que será de responsbilidade do setor de Web, possuirá domínio e webmail em Aragorn (servidor) e o banco de dados será opcional (depende do tipo de site e necessidades do solicitante).

Para solicitar essas configurações, é necessário criar uma tarefa no iProject para o setor de Redes.

Caso o site não tenha nenhum vínculo com a SINFO, seja externo, é possível que este seja hospedado no setor de Redes, para isto é necessário criar um chamado nos sistemas (SIGAA, SIGRH, SIPAC…) para informar os dados desejados.

Grande parte dos sites da UFRN estão hospedados na máquina ginga.ufrn.br. A equipe de Redes têm os dados de acesso a esta máquina. O usuário que acessa ela direitos de root no banco de dados, que é o PostgreSQL. Para acessar qualquer base de dados, basta utilizar o comando psql nome_do_banco -U usuario_dono_do_banco. O nome do banco geralmente é o mesmo do domínio, por exemplo, se o domínio é www.propesq.ufrn.br, o nome do banco seria propesq. O nome do dono do banco geralmente é o mesmo nome do banco. Caso essa regra não funcione, deve-se procurar o arquivo de conexão do site com o banco, e verificar esses dados.

O site da UFRN está na pasta /var/www/htdocs/ufrn e a maioria das outras está ou em /var/www/htdocs/ufrn2/nome_do_site ou em /var/www/htdocs/sites/nome_do_site. Se essa regra não for satisfeita, também é possível consultar a equipe de Redes para que ele verifiquem para onde o domínio está apontando.

O site da UFRNet está hospedado em outro servidor: tareco.ufrnet.br. A equipe de Redes também tem condições de lhe fornecer os dados de acesso a este servidor.

Alguns sites feitos recentemente utilizam o framework CakePHP (http://www.cakephp.org). Para solucionar dúvidas referentes a este framework, existe um manual no link http://book.cakephp.org.

Elaboração de novos sites

Caso exista demanda de novos sites para a instituição, deve se encaminhar as solicitações ao diretor de sistemas, que analisará a necessidade e atribuirá a tarefa à equipe de páginas. A criação de novos domínios deve ser analisada junto ao superintendente de informática, o qual irá solicitar à equipe de redes que crie o novo domínio.

Este setor também é responsável pelo desenvolvimento dos layouts dos novos sites a serem elaborados, assim como das páginas resultantes de manutenções. É responsável, também, por desenvolver banners a partir de materiais de divulgação de eventos e programas da UFRN para que sejam disponibilizados na web.

Outra demanda é a criação de ícones para os sistemas. Existe uma biblioteca padrão de ícones que pode ser solicitada aos membros da equipe de desenvolvimento. A partir dessa biblioteca deve-se idealizar novos ícones de acordo com o tema proposto. Além de ícones, é necessário, em alguns casos, elaborar interfaces (melhoria dos layout) de telas dos sistemas integrados da instituição.

O formulário de contato do Portal da UFRN pode ser enviado para o e-mail webmaster@info.ufrn.br, o qual é uma lista que encaminha os e-mails para os principais membros do setor de Desenvolvimento Web. Estes e-mails devem ser devidamente respondidos ou encaminhados para os setores responsáveis.

Segue abaixo a lista de todos os sites que estão sob nossa responsabilidade:

Servidor Sistemas - sistemas.ufrn.br

Servidor ARAGORN - aragorn.info.ufrn.br

Servidor BALDER - http.ufrn.br

Servidor GINGA - ginga.ufrn.br

Servidor CT - Labman - socrates.ct.ufrn.br

Servidor EdUFRN - 10.3.225.223

Servidor EAJ - eaj.ufrn.br

Servidor INFO - info.ufrn.br

Servidor Portal de Cooperação - portalcooperacao.info.ufrn.br

Servidor UFRNET - 10.3.225.115

  • desenvolvimento/especificacoes/documentacao_dos_sites.txt
  • Última modificação: 2017/04/03 18:10
  • (edição externa)