~~ODT~~
Processamento da Avaliacao Institucional
“A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada:
- à melhoria da qualidade da educação superior;
- à orientação da expansão de sua oferta;
- ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;
- ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.
A Avaliação Institucional divide-se em duas modalidades:
Auto-avaliação - Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da auto-avaliação institucional da CONAES.
Avaliação externa – Realizada por comissões designadas pelo Inep, a avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das auto-avaliações. O processo de avaliação externa independente de sua abordagem e se orienta por uma visão multidimensional que busque integrar suas naturezas formativa e de regulação numa perspectiva de globalidade.
Em seu conjunto, os processos avaliativos devem constituir um sistema que permita a integração das diversas dimensões da realidade avaliada, assegurando as coerências conceitual, epistemológica e prática, bem como o alcance dos objetivos dos diversos instrumentos e modalidades.” 1)
Descrição do Caso de uso
Este caso de uso inicia quando o usuário acessa a opção: SIGAA → Portal da Avaliação Institucional → Processamento → Processamento da Avaliação Institucional.
Após o período de preenchimento da Avaliação Institucional, as notas dadas precisam ser processadas para o cálculo da média e desvio padrão de cada docente.
O processamento percorre as turmas ofertadas no ano/período informados e, para cada Docente da Turma, calcula as médias e desvios padrão do docente. Além destes, o processamento também calcula o percentual entre as respostas “SIM” e “NÃO” para perguntas deste tipo.
O usuário deverá selecionar um formulário a ser processado a partir de uma lista com o calendário de aplicações:
Ano-Período | Formulário | Perfil do Entrevistado | Ensino à Distância | Período de Resposta |
---|---|---|---|---|
Tipo - NUMÉRICO | Tipo - TEXTO | Tipo - TEXTO | Tipo - LÓGICO | Tipo - DATA |
Será exibido ao usuário um formulário com os seguitnes campos:
- Formulário: Tipo - TEXTO.
- Perfil do Entrevistado: Tipo - TEXTO.
- Ano-Período: Tipo - NUMÉRICO.
- Nº Mínimo de Avaliações por Docente*: Tipo - TEXTO. O usuário deverá informar a quantidade mínima de avaliações válidas dos discentes da turma para que o docente tenha média e desvio padrão calculados naquela turma.
- Excluir Avaliações de Discentes que Foram Reprovados por Falta: Tipo - TEXTO. Exclui da lista de avaliações a processar, aqueles que possuem status REPROVADO POR FALTA; REPROVADO POR MÉDIA E FALTA; e REPROVADO POR NOTA E FALTA.
- Ignorar Avaliações de Discentes que Não Avaliaram, ou Deram Zero, às Perguntas: Tipo - LÓGICO. O usuário escolhe perguntas em que havendo resposta zero ou NÃO AVALIADO, excluirá da avaliação do processamento.
Durante o processamento, o usuário visualiza uma barra de progresso que indica o tempo decorrido do processamento e uma estimativa do tempo restante para a conclusão dos cálculos. Após os cálculos processados, a barra de progresso indicará a quantidade de resultados restante a serem persistidas em banco.
O caso de uso é encerrado.
Principais Regras de Negócio
Não se aplica.
Resoluções/Legislações Associadas
Não se aplica.