Feature Model Biblioteca

Essa tela apresenta o Feature Model do Módulo que biblioteca que possui todos os produtos que o módulo de biblioteca pode gerar. Cada produtos representa um sistema com comportamentos diferente. Isso possibilita a adaptação do módulo de bibliotecas para ser usado em diferentes instituições de cooperação. Cada instituição pode utilizar um produto diferente, dentro os gerados pela LPS SIGAA.

Define punição para os usuários que atrasam um empréstimo.

Supensão (Or-feature)

Se o usuário atrasar um empréstimos, ele ficará um certo número de dias são poder realizar novos empréstimos.

  • O gestor do sistema pode definir o valor em dias que o usuário ficará suspenso

Multa (Or-feature)

Se o usuário atrasar um empréstimos, ele receber uma multa em reais, e ficará sem poder realizar novos empréstimos, ou retirar o documento de quitação, enquanto não quitar a multa.

  • O gestor do sistema pode definir o valor da multa por atraso de livro que o usuário receberá.

Permite ao usuário solicitar reservas de materiais da biblioteca. Neste caso se essa feature estiver ativa, o próximo usuário a realizar o empréstimo deve ser o próximo usuário da fila de reservas;

Se ativa essa feature permite o usuário definir uma política diferente para cada biblioteca que existir no sistema.

Se ativa essa feature permite ao usuário definir o tempo mínimo, em horas, para um usuário realizar novamente um empréstimo de um mesmo material na biblioteca. Se o valor for 0 (zero), essa funcionalidade é desativada, podendo o usuário realizar vários empréstimo do mesmo material sem ter que esperar. .

Se ativa essa feature define o tempo, em dias, de atraso de um material da biblioteca que o usuário irá obter uma irregularidade administrativo. Estando com essa irregularidade, várias sassões não impostas ao usuário, como por exemplo, não poder realizar matrícula no semestre seguinte.

Define o mecamismo de busca textual usado. A busca textual é usada para pesquisa as informações das obras no acervo. Para otimizar o sistema utilize uma pesquisa textual nativa do banco. Caso o banco local suportar esse tipo de pesquisa. Por padrão essa feature realizar a busca utilizando a full text search do PostgresSQL. Essa feaature facilita a implementação caso o sistema precisa rodar em outros banco que não o PostgresSQL.

Essa feature defini uma sérias de regras de validação da catalogação para salvar as informações no acervo. Por padrão são implementadas as regras utilizadas na UFRN. Outras implementações podem ser criadas.

Se ativa essa feature irá gerar automaticamente os código de barras para os exemplares não tombados no acervo. Caso desabilitada, o usuário deve digitar um a um os código de barras dos exemplares no caso de uso de catalogação sem tombamento. Com tombamento o código de barras == número de tombamento do bem do livro. O sistema de biblioteca não precisa gerar os números nem o usuário digitar.





  • desenvolvimento/especificacoes/sigaa/biblioteca/feature_model.txt
  • Última modificação: 2017/04/03 18:11
  • (edição externa)