~~ODT~~
Cadastrar Habilitação
Esse caso de uso é utilizado pelos membros da CDP - Coordenação Didático-Pedagógica, que são responsáveis pelo cadastramento das habilitações para as modalidades dos cursos.
Descrição do Caso de uso
Este caso de uso inicia-se quando a opção SIGAA → Graduação → CDP → Habilitação → Cadastrar é acessada.
O fluxo desse caso de uso consiste no cadastro de uma nova habilitação, sendo necessário informar os seguintes campos:
- Nome*: Tipo - TEXTO.
- Curso*: Tipo - TEXTO.
- Área Sensu: Tipo - TEXTO.
- Língua Obrigatória no Vestibular: Tipo - TEXTO.
- Código INEP: Tipo - NUMÉRICO.
O caso de uso é finalizado.
Principais Regras de Negócio
Não se aplica.
Resoluções/Legislações Associadas
Art. 19. Habilitação é uma especificação de conteúdo associada a uma determinada modalidade de um curso de graduação, composta de um conjunto de componentes curriculares obrigatórios e optativos, sendo obrigatório seu registro no histórico escolar e diploma do aluno.
Parágrafo único. Não há limite para a quantidade de habilitações associadas a uma modalidade de curso de graduação, podendo haver modalidade sem nenhuma habilitação associada.
Entidades Persistentes Envolvidas
Classe | Tabela |
---|---|
br.ufrn.sigaa.ensino.graduacao.dominio.Habilitacao | sigaa.graduacao.habilitacao |
Plano de Testes
Sistema: SIGAA
Módulo: Graduação
Link(s): CDP → Habilitação → Cadastrar
Usuário: mirza, lins
Papel que usuário deve ter: SigaaPapeis.CDP
Cenários de Teste
Pré requisitos:
Estar logado no sistema com um usuário com o papel(s) descrito no plano de teste.
Passos: Funcional: 1) Preencher apenas campos com marcação de obrigatório e clicar no botão “Cadastrar”; R.E.: Realizar o cadastro com sucesso e exibir a mensagem “•Operação realizada com sucesso!”.
2) Cadastrar apenas campos com marcação de obrigatório, com os mesmos dados do passo 1 e clicar no botão cadastrar; R.E.: Realizar o cadastro com sucesso e exibir a mensagem “•Operação realizada com sucesso!”. @Analisar com o desenvolvedor se é correto este comportamento do sistema.
3) Cadastrar dados validos em todos os campos da tela e clicar no botão “Cadastrar”; R.E.: Realizar o cadastro com sucesso e exibir a mensagem “•Operação realizada com sucesso!”.
4) Apenas cadastrar o campo “Nome” com dados validados e clicar no botão “Cadastrar”; R.E.: O sistema deverá apresentar uma mensagem de erro para os campos obrigatórios sem preenchimento e informando na mensagem o campo em questão. “•Curso: Campo obrigatório não informado.”;
5) Apenas cadastrar o campo “Curso” com dados validados e clicar no botão “Cadastrar”; R.E.: O sistema deverá apresentar uma mensagem de erro para os campos obrigatórios sem preenchimento e informando na mensagem o campo em questão. “•Nome: Campo obrigatório não informado.”;
6) Preencher os campos obrigatórios, mas no campo “nome”, preencher com o máximo de caracteres possíveis que o campo aceitar preencher. R.E.: Realizar o cadastro com sucesso e exibir a mensagem “•Operação realizada com sucesso!”.
7) Preencher os campos obrigatórios, mas no campo “Nome”, preencher com espaços. R.E.: O sistema deverá apresentar uma mensagem de erro para os campos obrigatórios sem preenchimento e informando na mensagem o campo em questão. “•Nome: Campo obrigatório não informado.”;
8) Preencher os campos obrigatórios, mas no campo “Nome”, preencher com 3 espaços e teste. @EX: “ teste”; R.E.: O sistema deverá retirar os espaços antes da primeira Letra ou número e realizar o cadastro com sucesso.
9) Preencher os campos obrigatórios, mas no campo “Nome”, preencher com “
”; R.E.: O sistema deverá acusar uma mensagem de erro de segurança com os dados informados;
10) Preencher os campos obrigatórios, mas no campo “Nome”, preencher com SQL INJECTION; @link para comandos básicos: http://pt.wikipedia.org/wiki/Inje%C3%A7%C3%A3o_de_SQL R.E.: O sistema deverá acusar uma mensagem de erro de segurança com os dados informados;
11) Preencher os campos obrigatórios, e no campo “Código INEP”, preencher com letras; R.E.: O sistema deverá bloquear o preenchimento de letrar para este campo.
12) Preencher os campos obrigatórios, e no campo “Código INEP”, preencher com caracteres especiais; R.E.: O sistema deverá bloquear o preenchimento de caracteres especiais para este campo.
13) Preencher os campos obrigatórios, e no campo “Código INEP”, preencher com o máximo de números possíveis que o campo aceitar preencher. R.E.: Realizar o cadastro com sucesso e exibir a mensagem “•Operação realizada com sucesso!”.
14) Preencher os campos obrigatórios e cadastrar usando pelo menos 2 opções por cadastro dos campos “Curso”,“Área Sesu”;“Língua Obrigatória no Vestibular”;
15) Sem preencher dados em nenhum campo, clicar no botão “Cadastrar”; R.E.: O sistema deverá apresentar uma mensagem de erro para os campos obrigatórios sem preenchimento e informando na mensagem o campo em questão. •Nome: Campo obrigatório não informado. •Curso: Campo obrigatório não informado.
Layout:
16) Analisar o alinhamento dos campos dentro do form; R.E.: Os campos deverão seguir os padrões de Layout descritos no WIKI;
17) Analisar se abaixo do form existe a lengenda “* Campos de preenchimento obrigatório.” R.E.: Deverá existir a legenda.
18) Analisar se os Campos de preenchimento obrigatório possuem o marcador ao lado da Label do campo; R.E.: Os campos deverão seguir os padrões de Layout descritos no WIKI;
19) Analisar se o botão “Cancelar” volta para o link SIGAA → Graduação → CDP; O sistema deverá apresentar uma mensagem de confirmação se deseja Cancelar a operação e se caso escolhido que sim, direcionar para o link “SIGAA → Graduação → CDP”;
Dados para o Teste
Não se aplica