Reunião: Fluxo PET
Assunto | Fluxo PET |
Data | 04 de março de 2011 |
Analista | Eriton Farias |
Entrevistados
Nome | Função | Fone | |
Cristiane | PROGRAD - Pet Sesu e Conexões | | 3197 |
Profª Lúcia | PROGRAD - Pet Saúde | | |
Pontos discutidos
- Fluxo do PET.
Fluxo do negócio
- O MEC publica edital.
- Os docentes interessados elaboram projetos e submetem ao MEC.
- Os projetos aprovados são liberados para fazer a seleção dos discentes.
- Os discentes podem ser bolsistas ou voluntários.
- Para selecionar os discentes os docentes que tiveram projetos aprovados
- Os grupos são criados com os discentes e docentes.
- Para o PET SESU os grupos deve ter apenas discentes do curso vinculado ao grupo PET em questão.
- Para o PET Conexões os grupos podem ter discentes dos vários cursos vinculados ao grupo PET em questão.
- A organização do PET é a seguinte:
- Grupos;
- Para cada grupo temos:
- Discentes: os discentes poderão ser apenas dos cursos vinculados ao grupo, observando o edital;
- Docentes;
- Os grupos PET promovem eventos para a comunidade acadêmica. Esses eventos devem ser amplamente divulgados para a comunidade acadêmica para que o maior número de discentes possam se inscrever.
- Os discentes que participaram dos eventos dos grupos PET recebem um certificado de participação.
- Os docentes vinculados aos grupos PET mensalmente geram uma lista que comprova a presença dos alunos nos eventos e atividades do grupo. Essa lista deve ser enviada ao MEC.
- Os discentes que participaram dos grupos PET devem receber um certificado logo após o seu desligamento do grupo.
- Boa parte do processo é feito nos sistemas do MEC.
- A UFRN só trata da criação dos grupos, eventos promovidos pelos grupos e das listas de frequência.
- Na UFRN existem vários grupos PET. Cada grupo PET pode ter sua particularidade no que diz respeito a criação dos grupos, envio da lista de frequência ao MEC e outros pontos pedagógicos. Todas as diretrizes de funcionamento dos grupos são definidas pelo MEC.
- Em alguns PETs, se uma das diretrizes definidas pelo MEC for melhorar o desempenho acadêmico dos alunos envolvidos, o desempenho acadêmico dos discentes vinculados a esses grupos é analisado pela PROGRAD. Baseado nas diretrizes de cada PET a UFRN fornece informações e executam avaliações sobre o trabalho desenvolvido no grupo.
O Analista
Observações
O que mais é pertinente colocar no sistema é o seguinte:
- Gerenciamento dos grupos;
- Seleção dos discentes;
- Divulgação dos eventos;
- Emissão dos certificados dos Participantes dos eventos e dos Discentes vinculados aos grupos.