~~ODT~~
CICT - Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica
Introdução
O Congresso de Iniciação Científica (CIC) da UFRN é um evento aberto à comunidade no qual todos alunos de iniciação Científica (aproximadamente 1.400 alunos - bolsistas e voluntários), apresentam os resultados de suas pesquisas desenvolvidas ao longo de um ano, como cumprimento de um plano de trabalho elaborado e orientado por um professor/pesquisador, na sua grande maioria doutores, do quadro permanente da Instituição.
Fluxo
O gerenciamento do Congresso Iniciação Científica e Tecnológica é realizado através do Módulo Pesquisa, Aba CICT, sendo necessário o papel Gestor Pesquisa para a utilização das funcionalidades.
O seguinte fluxo é realizado:
Configuração do CICT
Inicialmente, deve ser configurado o período do Congresso no Gerenciamento do Congresso de Iniciação Científica. Onde serão configuradas as datas de submissão de resumo, períodos para justificativa de ausências, se obrigatório o envio do relatório final de IC por parte do Aluno, quais cotas ou bolsas poderão participar do congresso, entre outras configurações.
Submissão do Resumo/Análise do Orientador
Após a etapa de configuração, o discente submete o resumo para o Congresso. Depois de submetido, o resumo deve passar por uma aprovação de seu orientador do Plano de Trabalho com o intuito de solicitar possíveis correções, aprovar ou até mesmo vetar a participação do discente (Modificações realizadas a partir da versão 3.24.0 do SIGAA).
Com as modificações no fluxo do CICT a partir da versão 3.24 do SIGAA, o aluno passou a inserir o arquivo em PDF e o vídeo de apresentação no ato da submissão do resumo. Além disso, novos campos foram adicionados ao resumo, fazendo com que, o resumo se torne o mais parecido possível ao relatório final de discente vinculado ao plano de trabalho.
Avaliação de Correção
{Suspenso a partir da versão 3.24.0 do SIGAA}
Quando um resumo é aprovado pelo orientador, este adquire o status SUBMETIDO, sendo possível ser distribuído pela PROPESQ para a segunda etapa de avaliação, que é a Avaliação de Correção
.
- A Avaliação de correção é uma etapa do CICT, onde os avaliadores receberem resumos com o intuito de avaliá-los mais a nível de erros gramaticais e de conteúdo. Esta avaliação não visa reprovar ou impedir a participação do discente, mas o passo é essencial para garantir que o resumo siga para as próximas etapas.
- Nesta etapa, o resumo só pode receber um único avaliador, pois não há a avaliação através de notas e sim de parecer. Não sendo necessário portanto, ter mais de um avaliador, podendo ter opiniões subjetivas bem diferentes.
Quando nesta etapa o resumo necessitar realizar uma correção, este retorna para o discente, que receberá uma notificação via e-mail. O discente realiza a correção e re-submete a avaliação, que deve retornar para o mesmo avaliador de correção.
Após analisado pelo Avaliador de Correção, o resumo adquire o status APROVADO
. Com status APROVADO, significa que o Resumo está apto a participar definitivamente do Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica - CICT.
Caso a PROPESQ julgue imprópria a avaliação de correção realizada, a avaliação poderá ser INATIVADA, permitindo assim que aquele resumo seja novamente distribuído para um outro avaliador.
O congresso
Avaliação de Apresentação pelo Sistema
Em 2015, o CICT passou a ocorrer em um novo formato, sendo grande parte de forma virtual. Este novo formato compreende novas etapas comparado aos anos anteriores. Antes, após o resumo ter seu status APROVADO, era realizado o congresso físico, apresentações, stands, banners em um local reservado na UFRN para toda a comunidade acadêmica e externa. No novo formato, os alunos não fazem sua apresentação inicialmente de forma física, e sim pelo sistema, sendo realizada as seguintes etapas abaixo:
Envio da Apresentação
{Suspenso a partir da versão 3.24.0 do SIGAA}
O Envio da Apresentação, é realizado pelo discente, autor do resumo. Esta apresentação é a que será visualizada pelos Avaliadores de Apresentação e pela público que consultar o congresso pelo Site do CICT.
O aluno submete a apresentação e esta deve ser avaliada novamente por seu orientador. O orientador pode solicitar ajustes ou validar. Para realizar a submissão, é necessário que seja no mínimo um e no máximo dois arquivos, sendo obrigatoriamente, um arquivo em formato PDF, o outro arquivo, deverá ser em formato de vídeo.
Abaixo os possíveis status do Resumo nesta etapa;
- APRESENTAÇÃO GRAVADA - Quando a apresentação começou a ser inserida, mas não chegou a ser enviada. O discente grava mas não envia.
- APRESENTAÇÃO ENVIADA - Quando o discente envia a apresentação para aprovação.
- APRESENTAÇÃO NECESSITA CORREÇÕES - Quando o orientador retorna a apresentação para correção por parte do aluno.
- APRESENTAÇÃO APROVADA - Quando a apresentação é aprovada por parte do orientador.
Distribuição para Avaliação de Apresentação
Avaliação da Apresentação
A Avaliação de apresentação só pode ser realizada dentro do período definido nas configurações do CICT e por avaliadores cadastrados como tal. O Avaliador poderá efetuar o download das apresentações anexadas ao resumo, e é composta por um formulário cadastrado pela PROPESQ e possui itens onde o avaliador deverá inserir as notas. Ao final, o sistema exibirá a média das notas.
Para este tipo de avaliação, pode-de distribuir para um ou N avaliadores, ao final, o sistema exibirá a média das avaliações realizadas.
Caso a Instituição não queira trabalhar com submissão de apresentação, e sim o evento físico, o sistema se comporta normalmente. Basta no calendário do CIC não configurar a data para envio de apresentação, e distribuir os resumos com status APROVADO para Avaliação de Apresentação.
Resumos Premiados
Para os melhores resumos (os resumos premiados), há um caso de uso para cadastro dos resumos premiados. Para estes resumos, será possível emitir um certificado a mais, que é o certificado de resumos premiados.
Avaliadores
Os avaliadores para o CIC pode ser os seguintes:
- Docentes Compulsórios - São docentes contemplados com cotas de bolsas em anos anteriores. Diante disto, são “obrigados” a avaliar resumos em anos seguintes.
- Docente Voluntários - pode ser qualquer docente do quadro permanente da UFRN que deseje ser avaliador do Congresso.
- Discente Doutorando Voluntários - são discente ativos de Doutorando que queira ser avaliadores do CICT. Para demostrar o interesse, basta ter um congresso ativo e o voluntário ir em seu portal, menu Pesquisa → Congresso de Iniciação Científica.
- Avaliador Externo - São avaliadores externos à UFRN. Estes avaliadores, para se tornarem avaliadores do CICT precisam obrigatoriamente serem consultores externos, pois a avaliação ocorre no Portal do Consultor e o acesso ao Portal só ocorre se o o avaliador for também um consultor devido as credenciais de acesso que o sistema gera. O Avaliador externo só pode ser cadastrado como Avaliador de Apresentação.
Os avaliadores podem ser cadastrados pelo gestor pesquisa, ou importados diretamente no sistema (avaliadores compulsórios), além disso os docentes podem manifestar interesse em avaliar resumos.
Justificativa de Ausências
As justificativas de ausências de avaliadores (docente e discentes), assim como discente autores de resumos, devem ser realizada conforme calendário do CIC e validadas pelo Gestor Pesquisa.
No caso de avaliadores, quando a justificativa de ausência for validada, o avaliador assumirá o status AUSENTE, não sendo possível receber resumos para avaliação.
No caso dos discentes (autores dos resumos), cabe a PROPESQ definir as medidas a serem tomadas quando um resumo não poderá ser apresentado ou coisa semelhante. Geralmente se o autor não pode participar, mas o co-autor pode, não impede a participação do resumo no congresso.
Mapeamento dos processos
Fluxo Geral do CICT
Subprocesso 1 - Autorizar Resumo
Subprocesso 2 - Gerenciar Avaliadores
Subprocesso 3 - Avaliar Resumos
Diagrama de Casos de Uso
Diagrama complementar para entendimento ao acesso do portal do Consultor por parte dos avaliadores externos.