Portal do Coordenador Stricto Sensu - Negócio
Introdução
O Portal do Coordenador de Stricto Sensu reuni todas as funções que são atribuídas ao Coordenador.
As principais funções são controlar a oferta de vagas nos cursos, gerenciamento de processo seletivo, criação de turmas, matrícula em atividade. análise de matrícula e a submissão de proposta de bolsa reuni.
As outras atribuições do coordenador do programa que podemos citar são o cadastro da equipe docente que será vinculado ao programa, determinar o calendário acadêmico e a visualização de relatórios gerenciais.
Fluxo de Execução
Dentro do contexto do portal podemos descrever os seguintes fluxos principais:
Fluxo do processo seletivo e vagas no curso
- Cada programa pode definir o seu processo seletivo. Esse processo seletivo pode ser cadastrado diretamente pelo coordenador do programa no Portal do Coordenador Stricto-Sensu. O número de vagas em cada curso é definido pelo colegiado do programa. Os critérios que são observados para a criação vagas nos cursos são os seguintes:
- o número de professores-orientadores disponíveis;
- as atividades de pesquisa do programa;
- os recursos financeiros disponíveis;
- a capacidade das instalações;
- relação orientador versus aluno, estabelecida pelo Comitê de área;
- fluxo de entrada e saída de alunos;
- A PPG monitora e aprova a criação dos processos através do Gerenciar Processos Seletivos.
Fluxo da oferta de turmas
- Cabe ao Colegiado do Programa aprovar a lista de oferta de disciplinas dos cursos e seus respectivos professores, para cada período letivo. As disciplinas são ofertadas de acordo com as possibilidades do corpo docente, observados os prazos de duração e demais exigências curriculares do regimento do programa.
- A oferta de turmas são cadastradas no portal do coordenador stricto sensu.
- Uma vez cadastrada as turmas, elas já ficam a disposição para os discentes se matricularem.
Fluxo das matrículas
- Uma vez ofertada as turmas já fica disponível para os discentes solicitarem matrícula através do Portal do Discente, essa solicitação deve ser realizada respeitando o período definido no calendário acadêmico;
- Através do Portal do Coordenador Stricto Sensu o Coordenador do Programa irá validar as solicitações de matrícula feita pelos discentes.
- Os discentes ainda podem solicitar matrícula em Qualificação e Defesa. A matrícula em qualificação pode realizada pelo discente e deverá ser confirmada pelo orientador ou coordenador do programa. Próximo a data da banca o coordenador do programa ou a secretaria do programa cadastra os participantes da banca. Para finalizar a coordenação do programa consolida a matrícula.
Fluxo da submissão de proposta de bolsa reuni
- A partir de um edital de disponibilidade de bolsas reuni a coordenação submete planos de trabalho a PPG;
- A PPG pode ou não aprovar o plano de trabalho submetidos, uma vez aprovado o coordenador poderá fazer a indicação dos bolsistas que serão vinculados a esse plano de trabalho.
Documentos/Anexos
Documento | Descrição |
---|---|
RESOLUÇÃO No 072/2004-CONSEPE, 09 de novembro de 2004 | Regulamentação Geral dos Programas e Cursos de Pós-Graduação |
Glossário
Termo | Descrição |
---|---|
PPG | Pró-Reitoria de Pós Graduação |