Roteiro de Vídeo Aula - SIGAA Stricto Sensu
O Stricto
Esta vídeo aula irá apresentar o módulo e os portais pertinentes ao Stricto Sensu no SIGAA.
O módulo Stricto tem a finalidade de gerenciar o contexto acadêmico dos programas de pós-graduação stricto-sensu.
Para o gerenciamento Stricto-Sensu temos os perfis de Gestor, Coordenador de programa, Secretaria, Docente e Discente.
Fluxo Criação de Curso
Após todos os trâmites de criação do curso é necessário que o gestor cadastre os cursos. Para efetuar este cadastro deve-se acessar a opção Cadastros > Curso > Cadastrar e informar dados como Nome, Unidade Responsável entre outros.
A unidade responsável geralmente será o programa de pós a qual esse curso será vinculado.
Outro detalhe importante é que existe a possibilidade de liberar ou não que o coordenador possa efetuar a matrícula de alunos regulares.
Após o cadastro do curso é necessário criar a estrutura dos cursos baseando-se no projeto pedagógico aprovado.
Primeiramente deve-se cadastrar os componentes curriculares acessando a opção Cadastros > Disciplinas / Atividades > Cadastrar. Os componentes curriculares são unidades de estruturação didático-pedagógica que compõem uma estrutura curricular.
Os tipos de componentes curriculares são disciplina, atividade e módulo. No caso do componente do tipo atividade podemos ter a atividade complementar, dissertação e tese, proficiência e qualificação.
O componente curricular do tipo disciplina pode ser ministrado por mais de um docente, sob a forma de aulas, com uma carga horária semanal e semestral pré-determinada, em um período letivo e que seja oferecido em aulas semanais em horário fixo ao longo de todo o período letivo. A caracterização de uma disciplina contém obrigatoriamente código, nome, co-requisitos, pré-requisitos, quantidade de créditos(sendo 1 créditos equivalente a 15 horas), carga horária e ementa. O código é composto da sigla do programa e código do componente. A unidade, neste caso o programa de pós, não é cadastrada no SIGAdmin por um usuário com permissão GESTOR_UNIDADE. Ainda é possível configurar:
- Se permite que o discente se matricule “On-Line” no componente
- Se permite compartilhar CH entre Docentes:
- Se permite Definir Grade de Horários por Docente na criação de turmas:
- Se o componente terá Obrigatoriedade de Conceito:
- Se permite criar turma sem solicitação:
- Se será Proibido Aproveitamento:
- Se exige definição de Exige Horário na criação de turmas:
Temos também os componentes do tipo atividade que são aquelas que, em articulação com os demais componentes curriculares, integram a formação do aluno, conforme previsto no projeto pedagógico do curso. Atividades podem ser de 4 tipos: Atividade complementar, Dissertação/tese, Proficiência e Qualificação. Tese e Qualificação serão explicadas em detalhes mais a frente.
Para cadastrar um componente do tipo atividade deve-se inserir os dados dispostos na tela.
Além das disciplinas e atividades temos o componente do tipo módulo. Módulo é o componente curricular que possui caracterização análoga à de disciplina, com as seguintes ressalvas:
I - não é quantificado por meio de créditos;
II - não requer carga horária semanal determinada.
Ainda é possível parametrizar o fator de conversão de crédito em carga horária, hoje na UFRN 1 crédito são 15 horas.
Com os componentes cadastrados o próximo passo é cadastrar a estrutura curricular, para isso deve-se acessar a opção Cadastros > Estrutura Curricular > Cadastrar. Uma estrutura curricular é formada do seu código, curso, créditos por período letivo, prazo para conclusão e dos componentes curriculares que podem ser obrigatórios ou não obrigatórios.
Com o curso montado o gestor deve indicar a coordenação de curso acessando a opção Permissões > Manutenção de Coordenadores > Indicar Coordenador e preencher dados como o nome do coordenador, programa, função(se é coordenador ou vice) e início e fim do mandato. Já para indicar o secretário do curso deve-se acessar a opção Permissões > Manutenção de Secretários > Indicar Secretário e informar nome do secretário e de qual programa ele será vinculado. Além de indicar ainda é permitido substituir tanto o coordenador como o secretário.
O gestor também tem acesso a outras funcionalidades como:
- as de Docência assistida que serão explicadas em detalhes em outra vídeo aula
- as de vínculos e matrículas onde o gestor pode registrar atividades, criar turmas entre outras funcionalidades
- as de alunos, onde ele pode cadastrar discente, efetuar matrículas outras funcionalidades
No caso das funcionalidades de vínculos e matrículas e alunos o gestor não tem responsabilidade direta sobre a sua execução, mas têm acesso para poder executá-las eventualmente.
Fluxo do Processo Seletivo
No portal o coordenador deve definir os Parâmetros do programa e o Calendário.
Para definir os parâmetros o coordenador deve acessar Cadastros > Parâmetros do Programa. Nos parâmetros do programa o coordenador poderá configurar o Máximo de renovações da qualificação, Máximo de renovações da defesa entre outros parâmetros
Para definir o calendário deve-se acessar Cadastros > Calendário do Programa. Já no calendário ele poderá definir períodos como Período de Consolidação de Turmas, Período de Matrícula OnLine entre outros
Para cadastrar os processos seletivos o coordenador deverá ir na opção Cadastros > Processos Seletivos > Gerenciar Processos Seletivos. O processo deve seguir o seguinte fluxo para sua criação e publicação:
- Deve-se informar dados como Título do Edital, Período de inscrições, curso, quantidade de vagas por curso entre outros dados. Pode-se ainda vincular um questionário para cada curso do processo seletivo. Ao cadastrar o processo ele poderá assumir os seguintes status:
- CADASTRADO: quando o processo foi apenas salvo no sistema e não foi submetido;
- PENDENTE DE APROVAÇÃO: quando o processo é salvo e submetido para a análise do gestor stricto.
Para analisar o processo seletivo o gestor deve acessar a opção Cadastros > Processo Seletivo > Gerenciar Processos Seletivos no módulo Stricto Sensu. Ele poderá Publicar o processo seletivo, alterá-lo ou ainda voltar o processo para que o próprio Coordenador do Programa realize a alteração. Após a intervenção do gestor o processo poderá assumir os seguintes status:
- SOLICITADO ALTERAÇÃO: quando o Gestor retorna o processo para que o Coordenador realize alguma alteração;
- PUBLICADO: após análise realizada pelo Gestor e em seguida sendo publicado no Portal Público do SIGAA;
Quando um processo seletivo é publicado pelo Gestor, e em seguida despublicado, o mesmo retornará para o status PENDENTE APROVAÇÃO.
Após sua publicação o processo seletivo ficará disponível no Portal Público do SIGAA na opção Processos Seletivos > Processos Seletivos Stricto Sensu. Onde os alunos poderão inscrever nos processos seletivos que estão em aberto.
No ato da inscrição, além de dados pessoais, curso, questionário(caso exista algum) o candidato tem a opção de informar o seu orientador.
Após realizar a inscrição, esta ficará com o status SUBMETIDA. Porém, no decorrer do processo seletivo, ou após o período de inscrição, o Coordenador poderá realizar o gerenciamento das inscrições.
Para realizar esse gerenciamento o coordenador deve acessar a opção Cadastros > Gerenciar processos seletivos. O coordenador poderá alterar o status da inscrição de submetida para outros status.
Caso o candidato seja aprovado o coordenador deve alterar seu status do candidato para Candidato Aprovado e em seguida cadastrá-lo como discente.
- No cadastro de discente serão informados dados como:
- Tipo: se o discente é regular ou especial;
- Área de concentração;
- Linha de pesquisa e outras informações.
- Além de outros dados
/** Verifica se o cadastro de discente de stricto, do tipo regular, * será considerado em relação ao número de vagas disponíveis no processo seletivo.*/ public static final String CADASTRAR_DISCENTE_POR_NUMERO_VAGAS = "2_10700_25";
Uma vez cadastrado o candidato terá número de matrícula mas ficará com o status de CADASTRADO por ainda não possuir matrículas em turmas.
Fluxo de turmas e matrícula
Para que o Discente possa se matricular em disciplinas é necessário que o Coordenador do Programa Stricto realize o cadastro das turmas. Para realizar esse cadastro ele deve acessar a opção Turma > Criar Turma.
O primeiro passo para criar uma turma é informar os dados gerais de uma turma que são: o componente curricular, capacidade de alunos e local
O segundo passo é definir o horário. Uma disciplina é definida em créditos, o número de créditos indica a quantidade de aulas que essa disciplina terá por semana.
O terceiro passo é a seleção do ou dos docentes que serão vinculado a turma. A carga horário da turma pode ser totalmente de um docente ou ser dividida por dois ou mais docentes e o sistema irá validar o choque de horário docente.
Com a turma cadastrada, observando o período definido no calendário do programa o discente poderá, via matrícula online no portal discente na opção Ensino > matrícula on line > realizar matrícula, efetuar matrícula sua matrícula em turmas. Além da matrícula em turmas ele também poderá efetuar matrícula nos Exames de Proficiência, Qualificação, Atividades Complementares e Defesa
A matrícula em turma pode ser feita em uma Turma do Programa ou em Turma de outro programa.
Ao fazer a matrícula o discente visualiza as turmas selecionadas e seus respectivos horários.
Depois de cadastrada a solicitação de matrícula fica com o status SUBMETIDA.
A análise das solicitações de matrícula podem ser feitas pelo coordenador ou pelo orientador do discente. Caso a solicitação tenha sido feita para uma turma de outro programa, análise também precisará ser feita pelo coordenador deste outro programa.
Para análise de matrículas do seu programa o coordenador deve acessa a opção Matrículas > Analisar Matrículas de Alunos do seu Programa e para analisar matrículas de alunos de outros programa ele deve acessar a opção Analisar Matrículas de Alunos de Outros Programas.
Durante a análise de matrículas é possível alterar alguns dados, como por exemplo, a capacidade de alunos de uma turma.
A análise pode resultar no DEFERIMENTO ou no INDEFERIMENTO da solicitação de matrícula. No caso da matricula DEFERIDA o discente fica com o status de matricula MATRICULADO na turma
Além de cursar as disciplinas, o discente de mestrado deve realizar o exame Proficiência em Língua Estrangeira. Para comprovar a Proficiência, a o discente deverá solicitar matrícula em uma atividade de proficiência através da Matrícula On Line seguindo o mesmo fluxo de solicitação de matrícula em turmas. Para que seja efetivada a sua proficiência, a atividade deve ser consolidada, para isto, deve-se observar o regulamento do programa para que se possa definir em quantos idiomas o discente deve ter a proficiência comprovada.
Andamento do curso
Além das opções já citadas o coordenador tem acesso ainda as seguintes opções:
Opções de aproveitamento como Cadastrar, Excluir e retificar aproveitamento de disciplinas
Opções de Cadastrar e Excluir aproveitamento de crédito que é apenas o aproveitamento dos créditos e não de um componente específico.
Opções de notas como a Consolidação individual
Analisar solicitações de trancamento de programa. O trancamento de programa é a suspensão oficial das atividades acadêmicas do aluno. O trancamento é solicitado pelo aluno e pode ser analisado pelo coordenador.
O coordenador também pode realizar esse trancamento através da opção Vinculo > Trancar Vínculo
O registro das Notas/Conceitos e Faltas dos alunos nas turmas, que no sistema é chamada de Consolidação, é feita pelo docente. Além do Docente o Coordenador do Programa pode Consolidar e/ou Retificar a consolidação de um Discente por vez.
Cadastro de Banca e Homologação de Diploma
Para a conclusão do curso, o discente deverá ser submetido às bancas de Qualificação e de Defesa. De acordo com o regulamento dos cursos de Pós-Graduação, o projeto de dissertação ou tese deve especificar o título do trabalho, ainda que provisório, os objetivos a serem atingidos, as justificativas, a bibliografia, os materiais necessários e os métodos previstos, a viabilidade da pesquisa e outras informações necessárias para o seu completo entendimento, devendo ainda ser assinado pelo aluno e pelo professor-orientador.
Para o projeto ser aprovado deve seguir o disposto nos artigos 40, 41 e 42 da Resolução 072/2004 dos Cursos de Pós-Graduação. O discente deve apresentar o seu projeto para apreciação e avaliação das bancas de qualificação e defesa. A conclusão segue seguinte fluxo:
- Matrícula em atividade de qualificação:
- O discente deve solicitar a matrícula na atividade;
- O Coordenador ou o Orientador analisa a solicitação podendo deferir ou indeferir sua solicitação;
- O Coordenador cadastra a Banca de Qualificação, devendo ser informado os seus participantes, os dados do trabalho e o local onde se realizará o exame;
- O Coordenador consolida a atividade;
- Após a realização da banca o Coordenador cadastra a Ata de Qualificação;
- Matrícula em atividade de defesa
- O discente deve solicitar a sua matrícula na atividade de defesa, para isso, faz-se necessário primeiramente ter sido aprovado na atividade de qualificação;
- O Coordenador ou o Orientador analisa a solicitação podendo efetivar a sua matrícula ou cancelar;
- O Coordenador cadastra a Banca de Defesa. Só poderá ser cadastrada uma banca de defesa se o discente possuir pelo o menos uma atividade de proficiência consolidada. A banca deve ser cadastrada pelo menos 10 dias antes de sua realização;
- O Coordenador consolida a atividade;
- Após a realização da banca o Coordenador cadastra a Ata de Defesa;
- Solicitar homologação de diploma
- O discente se dirige a Coordenação do Programa para solicitar a homologação do seu diploma. A solicitação é cadastrada no sistema e fica com o status EM HOMOLOGAÇÃO.
- O coordenador homologa a solicitação informando os dados do processo e disponibilizando no sistema o arquivo com a tese ou dissertação do discente;
- Após a homologação, é gerada a Solicitação de Confecção de Diploma e o Formulário para Cadastro de Dissertação;
A conclusão deve seguir o disposto no artigo 43 da Resolução 072/2004 - CONSEPE: Após cumprir todos os requisitos exigidos pelo regimento do programa, e concluída a dissertação ou tese, o aluno, com a autorização do professor orientador, requer ao coordenador o exame do trabalho, de acordo com o disposto no regimento do programa. A homologação da dissertação deverá ocorrer num prazo de até 06 meses após apresentação da defesa.