~~ODT~~
Lançar Notas
O lançamento de notas para uma turma é uma tarefa executada nas turmas virtuais pelos docentes das turmas de todos os níveis de ensino cobertos pelo SIGAA. Um docente tem permissão para lançar notas apenas das turmas nas quais ele leciona. A finalidade do lançamento de notas é avaliar o andamento dos discentes de uma turma, colocando informações que irão indicar se eles serão aprovados ou reprovados na turma em questão. Esta operação pode ser feita a qualquer momento do semestre letivo até o momento em que o docente consolide a turma, momento a partir do qual não será mais possível alterar as suas informações, a não ser pela unidade responsável pelo nível de ensino da turma.
Descrição do Caso de Uso
O caso de uso inicia quando o usuário acessa o link SIGAA → portal do Docente → Turma Virtual → Menu Turma Virtual → Alunos → Lançar Notas.
Ao entrar no caso de uso de cadastro de notas, o sistema irá exibir uma lista de todos os discentes matriculados na turma. Para cada discente, devem-se inserir as seguintes informações:
Se a turma for avaliada por nota (ex: turmas de graduação)
- Notas das unidades e avaliações (se forem configuradas pelo docente). Para turmas de EAD é apresentado tanto as notas da parte do docente quanto da parte do tutor.
- Para turmas de EAD é apresentado um campo que apresenta a soma das notas dadas pelo docente e pelo tutor.
- Número de faltas (que podem ser obtidas a partir do número de faltas calculado no caso de uso Lançar frequência)
- Nota da recuperação (caso o aluno fique em recuperação)
Se a turma for avaliada por conceito (ex: pós-graduação stricto-sensu)
- Conceito final do aluno (de A até E)
- Número de faltas (que podem ser obtidas a partir do número de faltas calculado no caso de uso Lançar frequência)
Se a turma for avaliada por competência (ex: técnico de enfermagem)
- Competência do aluno (apto ou não apto)
- Número de faltas (que podem ser obtidas a partir do número de faltas calculado no caso de uso Lançar frequência)
Caso a avaliação seja realizada através de notas, o professor pode dividir uma unidade em várias avaliações, por exemplo, a nota da primeira unidade pode ser calculada com base nas notas de um trabalho e de uma prova. Para cadastrar uma avaliação, é necessário que o professor selecione a forma como a nota da unidade será calculada com base nas notas das avaliações. As formas disponíveis são:
- Média Aritmética
- Média Ponderada
- Soma das notas das avaliações
Para habilitar a divisão da unidade em avaliações, o docente precisa realizar a configuração através do menu Configurar Turma.
Com base nas notas inseridas pelo docente, o sistema automaticamente calcula a nota final do aluno e a sua situação (APROVADO | REPROVADO).
O docente pode acessar a Avaliação Institucional, onde será redirecionado para a tela com os casos de uso da avaliação institucional
O docente pode salvar o lançamento das notas, onde, caso na configuração de turma a opção de ocultar as notas dos alunos esteja marcada como “Sim”, as notas não estarão visíveis aos alunos. Caso contrário, os alunos poderão visualizar sua respectiva nota.
O docente pode salvar e publicar o lançamento das notas, que indica que a opção de ocultar as notas dos alunos estará marcado como “Não” nas configurações de turma. Este botão significa que o lançamento das notas será salvo, os alunos poderão visualizar sua respectiva nota e todos os alunos matriculados na disciplina receberão um e-mail contendo a seguinte mensagem: “Caro discente, Informamos que as notas da turma <CÓDIGO DA TURMA> - <NOME DA TURMA> - Turma: <NÚMERO DA TURMA> (<SEMESTRE DA TURMA>) foram lançadas no SIGAA. Acesse a turma virtual para visualiza-la.
ESTE E-MAIL FOI GERADO AUTOMATICAMENTE PELO SISTEMA SIGAA. POR FAVOR, NÃO RESPONDÊ-LO.”.
O docente pode salvar e ocultar o lançamento das notas, que indica que a opção de ocultar as notas dos alunos estará marcado como “Sim” nas configurações de turma.
O docente pode também exportar ou importar as notas dos alunos através das opções Exportar Planilha e Importar Planilha, respectivamente.
As notas também podem ser impressas através da opção IMPRIMIR que gera um relatório com as notas dos alunos, as faltas e a situação.
A qualquer momento, o docente poderá salvar as notas das unidades e avaliações já inseridas.
Abaixo da planilha de notas, será exibida uma tabela com o resumo das situações dos discentes, de modo que apareça a quantidade de alunos aprovados, reprovados ou em recuperação. A tabela é dinâmica, e a medida que a situação de um aluno muda na planilha de notas a tabela é atualizada.
Após a finalização do preenchimento da planilha de avaliações, será possível realizar a consolidação a turma, isto é, fechar a turma para novas modificações, homologando assim os resultados dos alunos. Para isso, o sistema solicita a confirmação do docente através de sua senha.
Regras de Negócio
Notas e Faltas
- RN01: Um docente tem permissão para lançar notas apenas das turmas nas quais ele leciona
- RN02: A partir do momento em que o docente consolide a turma,não será mais possível alterar as suas informações por meio desse caso de uso.
- RN03: O cadastro de notas envolve diversos parâmetros que são configurados nos parâmetros da unidade gestora acadêmica. São eles:
Parâmetro | Significado | Exemplos de Valores |
---|---|---|
metodoAvaliacao | Se a avaliação será por nota, conceito ou competência | 1 - Nota; 2 - Conceito; 3 - Competência |
mediaMinimaAprovacao | Média para passar após fazer recuperação | 5 |
mediaMinimaPassarPorMedia | Média para passar sem precisar fazer recuperação | 7 |
frequenciaMinima | Número mínimo de aulas que o aluno deve estar presente (em %) | 75 |
qtdAvaliacoes | Número de unidades que comporão a média final do discente | 3 |
pesosAvaliacoes | Pesos de cada unidade separados por vírgula | “4,5,6” |
pesosAvaliacoes2Unidades | Peso das avaliações com 2 unidades, quando as disciplinas podem ser configuradas para terem 2 ou 3 unidades. | “5,6” |
horasCreditosAula | Número de horas por créditos de aula | 15 |
notaBaseRendimentoAcademico | Nota mínima para que o aluno precisa atingir em todas as unidades ou na recuperação para ser aprovado. | 3 |
Esses parâmetros são utilizados para o cálculo da média, para identificar se um aluno foi aprovado ou reprovado e para identificar se um aluno foi reprovado por faltas. A sua configuração é realizada na área de administração do SIGAA, menu Administração -> Parâmetros do Sistema.
Avaliação por Competência
- RN04: A avaliação através de competência simplesmente identifica se um aluno foi aprovado ou não. Neste caso, deve aparecer ao lado do nome do aluno uma caixa de combinação com as opções Apto ou Não apto. Se o docente selecionar “apto”, o aluno será aprovado; se selecionar “não apto”, o aluno será reprovado.
Avaliação por Conceito
- RN05: Na avaliação por conceito, o docente deverá dar um conceito para o aluno, variando de A (máximo) a E (mínimo). Se o aluno tirar uma nota acima da média configurada (normalmente C), ele estará aprovado; caso contrário estará reprovado.
Avaliação por Notas
- RN06: Na avaliação por notas, o docente deverá dar um conjunto de notas ao aluno, uma por unidade definida nas configurações da unidade gestora acadêmica da turma. As notas serão combinadas por média ponderada, com os pesos também definidos nas configurações da gestora acadêmica. Se o discente tiver uma média maior que a mínima, será aprovado. Se tirar uma média menor que a mínima, passará por uma avaliação de recuperação.
- RN07: Para o caso de avaliação por notas, deve-se verificar o número de unidades da avaliação e o peso de cada unidade. Em seguida, deve-se fazer a média ponderada das unidades, da seguinte forma:
- Multiplica-se a nota de cada unidade pelo peso da unidade
- Soma-se as notas ponderadas pelos pesos
- A soma é então dividida pela soma dos pesos das unidades, gerando a média do aluno
- RN08: Se a média do aluno for maior ou igual ao parâmetro
mediaMinimaPassarPorMedia
, o aluno estará automaticamente aprovado.
- RN09: Se a média final do aluno for menor que parâmetro
mediaMinimaPassarPorMedia
e maior ou igual ao parâmetromediaMinimaAprovacao
e o aluno atingir o rendimento acadêmico (as notas de todas suas unidade devem ser maior ou igual que o parâmetronotaBaseRendimentoAcademico
), o aluno estará automaticamente aprovado por nota. Caso contrário, ele deve fazer uma recuperação.
- RN10: A nota da recuperação deverá substituir a menor nota das unidades. Caso o aluno possua duas notas iguais, a recuperação substitui a nota da unidade mais próxima ao fim do curso (ou seja, a terceira unidade possui prioridade sobre a segunda que possui prioridade sobre a primeira).
- RN11: Se a média final do aluno for maior ou igual ao parâmetro
mediaMinimaAprovacao
, o aluno estará aprovado por nota; caso contrário, ele estará reprovado.
- RN12: Caso a nota da recuperação do aluno for menor do que o parâmetro
notaBaseRendimentoAcademico
, o aluno estará reprovado por nota, mesmo se a sua média final for maior ou igual que amediaMinimaAprovacao
.
Faltas
- RN13: (Exceto Graduação) Para verificar se um aluno foi reprovado por faltas, deve-se:
- Calcular o número total de aulas do componente curricular, que é igual à equação: número total de aulas = carga horária total do componente * 60 / minutosAulaRegular
- Em seguida, deve-se verificar o número mínimo de aulas que o aluno deve assistir, através da equação:
mínimo de aulas = total de aulas * frequenciaMinima / 100
- Para verificar se o aluno foi reprovado ou não, deve-se fazer:
total de aulas - número de faltas < mínimo de aulas
. Se a expressão for verdadeira, o aluno será reprovado por falta.
- RN14: Graduação: Para verificar se um aluno foi reprovado por faltas, deve-se:
- Calcular o número total de aulas do componente curricular, que é igual à equação: total de aulas = carga horária total do componente * 60 / minutosAulaRegular
- Deve-se verificar se o número de aulas ministradas é menor que número total de aulas. O total usado será o menor:
total = número de aulas ministradas < número total de aulas ? número de aulas ministradas : número total de aulas
- Calcular a porcentagem de frequência do aluno:
(total - número de faltas)*100 / total
. - Por fim, verificar se a porcentagem de frequência do aluno é maior que a frequência mínima para passar por média
- RN15: Em todos os casos, se o aluno tiver número de faltas maior que o número de faltas máximo permitido para a turma, o aluno será reprovado por faltas.
- RN16: Caso a média final do aluno for menor que o parâmetro
mediaMinimaRecuperacao
e o número de faltas do aluno for maior que o número de faltas permitidos, o aluno será reprovado por média e faltas.
- RN17: Graduação: Caso o aluno atinja a média mínima de aprovação, mas não atinja o rendimento acadêmico e o número de faltas do aluno for maior que o número de faltas permitidos, o aluno será reprovado por notas e faltas.
- RN18: Caso for alterado o Horário da Turma e a turma já tiver frequências registradas, todas as frequências realizadas no horário anterior serão desativadas e somente as faltas registradas no novo horário serão computadas.
- RN19: Após a consolidação da turma, as matrículas dos alunos devem ir para os status APROVADO, APROVADO POR NOTA, REPROVADO, REPROVADO POR NOTA, REPROVADO POR FALTA, REPROVADO POR MÉDIA E FALTA ou REPROVADO POR NOTA E FALTA de acordo com sua avaliação. Além disso, a turma deve ir para o status CONSOLIDADA.
Consolidação da turma
- RN15: Através de parâmetros, é possível obrigar os docentes a preencher eletronicamente o diário de classe. Os parâmetros são
- PORCENTAGEM_MINIMA_AULAS_DIARIO: indica para quantos % das aulas do período letivo devem ter sido lançados tópicos de aulas.
- PORCENTAGEM_MINIMA_FREQUENCIA_DIARIO: indica para quantos % das aulas do período letivo deve ter sido lançada a frequência dos aluno.
- NIVEIS_ENSINO_OBRIGATORIEDADE_DIARIO: indica para quais níveis de ensino o preenchimento é obrigatório.
OBS: Se a turma for de atividade especial coletiva ou de estágio e não tiverem ch de aula (ch teórica, ch prática e ch EAD) não é feita validação do Diário de Classe.
descritos na classe ParametrosGerais
, do SIGAA. Os parâmetros são configurados originalmente para 70% de aulas e 70% de frequência, o que significa que em pelo menos 70% das aulas o docente deve ter cadastrado um tópico de aula e lançado a frequência, desconsiderando os feriados no total de aulas lançadas. O cálculo da porcentagem total depende da carga horária da disciplina, e não do número de aulas da turma. Caso o professor não preencha o conteúdo requerido, a consolidação é bloqueada. Por exemplo, se a turma tiver 3 aulas no dia e 45 horas de carga horária, caso sejam lançados 8 dias de aulas, a equação ficaria: (3*8/45)*100 = 53,33%.
Consolidação Parcial
- RN16: A consolidação parcial é a ação de consolidar as matrículas da turma apenas para os alunos que não ficaram em recuperação. Quando uma turma é consolidada parcialmente, todas as matrículas de todos os alunos que não ficaram em recuperação são consolidadas, sejam elas aprovadas ou reprovadas por média, faltas e faltas e média. As demais matrículas, dos alunos que ficaram em recuperação, permanecem abertas, aguardando a digitação das notas da recuperação pelo professor.
- RN17: Na consolidação parcial, a turma permanece aberta, a não ser quando todos os alunos passaram por média ou reprovados direto, caso em que a consolidação parcial é idêntica à consolidação final.
Resoluções/Legislações Associadas
RESOLUÇÃO No 227/2009-CONSEPE - Regulamento dos Cursos de Graduação (ANTIGO)
Art. 103. É aprovado na disciplina o aluno que obtiver média parcial igual ou superior a 7,0 (sete), desde que os requisitos de assiduidade do Artigo 106 sejam satisfeitos.
Art. 104. É reprovado na disciplina o aluno cuja média parcial for menor que 3,0 (três).
Art. 105. A presença do aluno é registrada por sua frequência em cada hora-aula.
Art. 106. É reprovado na disciplina o aluno que deixar de comparecer a mais de 25% (vinte e cinco por cento) do total das aulas e atividades no período letivo, ressalvados os casos previstos em lei.
Art. 107. O aluno cuja média parcial for maior ou igual a 3,0 (três) e menor que 7,0 (sete) e que satisfaça os requisitos de assiduidade definidos no Artigo 106 terá direito à realização de uma avaliação final.
SUBSEÇÃO XI DA CONSOLIDAÇÃO DE TURMAS
Art. 212. Consolidação de turmas é o ato de inserir, no sistema de registro e controle acadêmico, as notas e frequências obtidas pelos alunos nas turmas de disciplinas.
§ 1o Para cada turma devem ser feitas duas consolidações, a consolidação parcial e a consolidação final, obedecendo aos prazos estabelecidos para cada uma delas no Calendário Universitário.
§ 2o Na consolidação parcial devem ser inseridos os dados de frequência e os resultados das três unidades.
§ 3o Na consolidação final, que não se aplica caso na turma não haja alunos na situação prevista no Artigo 107, devem ser inseridos os dados da avaliação final.
Art. 213. Compete a um dos docentes responsáveis pela turma fazer a consolidação da turma.
Parágrafo único. Não é possível a consolidação de turma se não houver registro de qualquer docente como responsável pela mesma.
Regulamento dos Cursos de Graduação (NOVO)
Art. 104. Em cada componente curricular, a média parcial é calculada pela média aritmética dos rendimentos escolares obtidos em cada unidade.
Parágrafo único. A média parcial é divulgada simultaneamente com a divulgação do resultado do rendimento acadêmico da última unidade.
Art. 105. É considerado aprovado, quanto à avaliação de aprendizagem, o estudante que satisfaz um dos seguintes critérios: I – tem média parcial igual ou superior a 7,0 (sete); ou II – tem média parcial igual ou superior a 5,0 (cinco), com rendimento acadêmico igual ou superior a 3,0 (três) em todas as unidades. Parágrafo único. O rendimento acadêmico final (média final) para os estudantes aprovados de acordo com os critérios deste artigo é igual à média parcial.
Art. 106. O estudante que não atinge os critérios de aprovação definidos no artigo 105 tem direito à realização de uma avaliação de reposição se todas as seguintes condições forem atendidas: I – O critério de aprovação por assiduidade é satisfeito; e II – O estudante tem média parcial igual ou superior a 3,0 (três). Parágrafo único. O estudante que não atinge os critérios de aprovação definidos no artigo 105 e que não pode realizar avaliação de reposição é considerado reprovado, com rendimento acadêmico final (média final) igual à média parcial.
Art. 107. Para o estudante que realiza avaliação de reposição, o rendimento acadêmico obtido na avaliação de reposição substitui o menor rendimento acadêmico obtido nas unidades, sendo calculado o rendimento acadêmico final pela média aritmética dos rendimentos escolares obtidos na avaliação de reposição e nas unidades cujos rendimentos não foram substituídos.
§ 1º Caso o estudante obtenha o menor rendimento acadêmico em mais de uma unidade, considera-se que a avaliação de reposição substitui a nota da unidade mais próxima do fim do curso.
§ 2º É facultado ao professor utilizar um instrumento de avaliação único para todos os estudantes que fazem avaliação de reposição ou adotar instrumentos de avaliação distintos relacionados aos conteúdos de cada uma das unidades, devendo o estudante, neste último caso, realizar a avaliação de reposição utilizando o instrumento de avaliação correspondente à unidade cujo rendimento acadêmico está sendo substituído.
Art. 108. O estudante que realiza avaliação de reposição é considerado aprovado, quanto à avaliação de aprendizagem, se satisfaz um dos seguintes critérios: I – tem média final igual ou superior a 7,0 (sete); ou II – tem média final igual ou superior a 5,0 (cinco), com rendimento acadêmico igual ou superior a 3,0 (três) na avaliação de reposição. Parágrafo único. O estudante que realiza avaliação de reposição e não atinge os critérios de aprovação definidos neste artigo é considerado reprovado.
Art. 113. Para ser aprovado em uma disciplina ou módulo presencial, o estudante deve comparecer a aulas que totalizem 75% (setenta e cinco por cento) ou mais da carga horária do componente curricular ou a 75% (setenta e cinco por cento) ou mais do total de aulas ministradas, o que for menor. Parágrafo único. A carga horária totalizada pelo estudante é calculada a partir do número de presenças registradas, levando-se em conta a duração da hora-aula, nos termos do inciso III e do § 1º do artigo 90.
Plano de Testes
Sistema: SIGAA
Módulo: Portal do Docente
Link(s): Turma Virtual → Menu Turma Virtual → Alunos → Lançar Notas
Login: Descrito em Dados para Teste.
Papel que usuário deve ter: Docente
Cenários de Teste
- Logar como um docente e acessar uma turma virtual de cada nível de ensino.
- Acessar a opção Configurações → Configurar Turma e escolher a forma de cálculo da nota.
- Alunos → Notas, cadastrar avaliações e verificar se a média está sendo calculada corretamente.
- Selecionar outras turmas e outras formas de cálculo para realizar a validação.
- Logar como um docente stricto salvar a nota de um discente como “-” e verificar se a nota do discente foi modificada.
- Cadastrar avaliações em uma unidade, a nota da unidade só deve aparecer se todas as avalições estiverem preenchidas. Testar para todos os níveis de ensino.
- A nota do resultado final e a situação só devem aparecer se todas as notas estiverem preenchidas. Testar para todos os níveis de ensino.
- Logar como um discente em Alunos → Notas, a nota final e a situação só devem aparecer se todos as notas estiverem preenchidas. Testar para todos os níveis de ensino.
- Logar como um docente em Alunos → Lançar Notas → Imprimir, verificar se o relatório de notas está aparecendo.
- Logar com um docente em Alunos → Lançar Notas, preencher as notas de um aluno e salvar, modificar a nota do mesmo aluno, não salvar, mas atualizar a página. O resultado final do aluno deve aparecer normalmente.
- Como a alteração envolve consolidação, testar a consolidação de turmas nos diversos níveis(graduação, latu e strictu) de ensino.
- Testar também se caso a turma possua mais alunos do que dias de aulas, verificar se a planilha de notas está sendo gerada. Para isso pode-se usar a turma LAT0885 do usuário rilmed
Dados para o Teste
- Docente de Graduação: adelardo, pablo, anamartins
- Docente de Stricto Sensu: adelardo, pablo, anamartins
- Docente de Lato Sensu: anatalia
- Docente de EAD Licenciatura: apuena
- Docente de EAD Bacharelado: administracaoead
- Docente de EAD com Método de Avaliação 2 notas: andre
- Docente de Música: carmona
- Docente de Escola de Enfermagem: escolaenf
Lista os docentes segundo o método de avaliação, ano e período.
obs: O método de avaliação é parametrizado como um número inteiro, colocar 1 ou 3 na consulta do sql.
<MÉTODO AVALIAÇÃO> : 1 - Notas <MÉTODO AVALIAÇÃO> : 2 - Conceito <MÉTODO AVALIAÇÃO> : 3 - Competência
SELECT DISTINCT u.login, c.codigo FROM comum.usuario AS u INNER JOIN ensino.docente_turma AS d ON u.id_servidor = d.id_docente INNER JOIN ensino.turma AS t ON t.id_turma = d.id_turma INNER JOIN ensino.componente_curricular AS c ON t.id_disciplina = c.id_disciplina INNER JOIN ensino.parametros_gestora_academica AS p ON p.id_unidade = c.id_unidade WHERE p.metodo_avaliacao = <MÉTODO DA AVALIAÇÃO> AND t.ano = <ANO> AND t.periodo = <PERÍODO>;
Lista os docentes de lato Sensu segundo o método de avaliação, ano e período.
SELECT DISTINCT u.login , c.codigo FROM comum.usuario AS u INNER JOIN ensino.docente_turma AS d ON u.id_servidor = d.id_docente INNER JOIN ensino.turma AS t ON t.id_turma = d.id_turma INNER JOIN ensino.componente_curricular c ON C.id_disciplina = t.id_disciplina INNER JOIN lato_sensu.equipe_lato AS e ON e.id_servidor = u.id_servidor INNER JOIN lato_sensu.proposta_curso_lato AS p ON e.id_proposta = p.id_proposta WHERE p.metodo_avaliacao = <MÉTODO DA AVALIAÇÃO> AND t.ano = <ANO> AND t.periodo = <PERÍODO>;