~~ODT~~
Importar Aprovados de Vestibulares Externos ALTERAR CASO DE USO
Este caso de uso permite ao usuário importar os dados do discente aprovado em concursos externos como, por exemplo, o SiSU. Os dados importados são basicamente os dados pessoais, matriz curricular aprovado e classificação, e geralmente estes dados vem em um arquivo texto no formato CSV (Comma-Separated Values).
O usuário utilizará o sistema para fazer o upload do arquivo. Uma vez lido, o usuário deverá informar um mapeamento, isto é, qual a coluna (campo) no arquivo e o atributo correspondente no sistema.
Além disto, poderá ser necessário informar a equivalência entre valores. Exemplo: no arquivo vem apenas o nome do curso e o usuário deverá escolher qual matriz curricular corresponde àquele curso.
Descrição do Caso de Uso
Este caso de uso inicia quando o usuário acessa a opção: SIGAA → Vestibular → Importação/Convocação → Vestibulares/Concursos Externos → Importar Aprovados.
Será solicitado do usuário os seguintes parâmetros:
- Processo Seletivo Vestibular*: Tipo - TEXTO.
- Leiaute do Arquivo*: Tipo - TEXTO.
- Arquivo*: Tipo - ARQUIVO.
- Dados Separados por*: Tipo - TEXTO. Onde o usuário tem a opção de escolher entre:
Vírgula, Ponto e Vírgula e Tabulação
.
Caso a primeira linha do arquivo seja o cabeçalho das colunas, o usuário deverá indicar:
- A primeira linha do arquivo possui cabeçalho: tipo - LÓGICO.
Mapeamento dos Dados em Atributos de Discente
O usuário deverá associar um campo do arquivo à um atributo no sistema. Alguns atributos são obrigatórios e estes são indicados na descrição da operação. Os atributos que podem ser mapeados são definidos direto no banco de dados.
O Caso de uso tentará manter um histórico do mapeamento realizado pelo usuário. Nas próximas vezes que utilizar o caso de uso, o mapeamento será definido automaticamente.
Informar as Equivalências
Alguns atributos são compostos como, por exemplo, a matriz curricular. Outros atributos já estão cadastrados no sistema e deverão ser utilizados ao invés de serem cadastrados novamente como, por exemplo, os municípios e Unidades Federativas. O usuário deverá informar o valor equivalente do sistema para cada valor do arquivo.
Há duas formas de definir as equivalências entre valores:
- ComboBox: O usuário tem uma lista dos valores e um ComboBox para indicar a qual valor no banco ele corresponde.
- Autocomplete: quando a quantidade de campos a fazer equivalência é grande, o uso de ComboBox aumenta o uso da memória e consequentemente a operação fica lenta. Embora seja um pouco mais trabalhoso desta forma.
O sistema ainda tenta definir alguns valores automaticamente quando os nomes são equivalentes, porém cabe ao usuário revisar e aceitar os valores definidos.
Lista de Resultados de Aprovação a Importar
O usuário deverá confirmar os dados a serem importados.
O caso de uso é encerrado.
Principais Regras de Negócio
- RN01 - O usuário deverá informar um arquivo com os valores obrigatórios, que são definidos direto no banco de dados (podem variar com tempo).
Resoluções/Legislações Associadas
Não se aplica.