~~ODT~~

Guia de Implantação - SIGeleição

Este guia define os passos para implantação do sistema SigEleição

Para melhor entender as funcionalidades deste sistema, é importante consultar os seguintes artefatos:

O projeto do SIGEleição é divido em 3 projetos:

  • SIGEleicao: Contém o código fonte do sistema.
  • SIGEleicaoDATABASE: Contém o versionamento dos scripts SQL do sistema
  • SIGEleicaoDOCS: Contém documentos do SigEleição, como modelagens das suas entidades
  • Definição dos parâmetros corretamente conforme seção abaixo.
  • Popular banco de dados com tabelas envolvidas.

Os parâmetros utilizados no sistema estão contidos na classe br.ufrn.sigeleicao.parametros.dominio.ParametrosGerais. A tabela abaixo descreve os parâmetros utilizados:

Código Nome Descrição Exemplo de valor
13_1_1 EXCESSAO_SIGELEICAO Enviar e-mail quando ocorre alguma excessão no sigeleicao admin@uf.br
13_1_2 METODO_SEGURACA_LOGIN O método de segurança usado no login da aplicação pode ser nenhum = 0, captcha = 1 ou pergunta de segurança = 2
13_1_3 VERIFICAR_ENTROPIA_SENHA Se ativo, esse parâmetro vai habilitar a verificação de senha facas, por exemplo, login igual a senha. Não vai deixar o usuário se logartrue/false
13_1_4 USAR_BASE_LOCAL_DE_PERGUNTAS_PESSOAIS Configura se o sistema deve acessar a base local de perguntas pessoais true/false
13_1_5 USAR_AUTENTICACAO_EM_DUAS_ETAPAS Se true, o sistema vai solicitar 2 senhas do usuário. A normal dele e uma senha gerado pelo sistema e enviado por e-mail true/false

A tabela abaixo descreve os perfis envolvidos: As permissões são atribuídas no SIGAdmin através do caso de uso Implantar Permissões

Nome do papel Funcionalidade
ADMINISTRADOR Administra o Sistema, cria eleições, cadastra grupos de eleitores, cadastras cabines registradas, cadastra servidores remotos
PRESIDENTE_ELEICAO Responsável pela eleição. Responsável por abrir e finalizar uma eleição publicando o resultado oficial, além de ser o guardião da chave de segurança da eleição.(Papel temporário atribuído no cadastro de uma eleição pelo ADMINISTRADOR )
MEMBRO_COMISSAO Define um membro da comissão eleitoral no sistema, permite apenas visualizar algumas informações sobre a eleição (Papel temporário atribuído no cadastro de uma eleição pelo ADMINISTRADOR )
ELEITOR Qualquer usuário com login e senha na base de dados

O SigEleição apesar de ser um sistema independente, o seu banco de dados é um schema dentro do banco acadêmico usado pelo SIGAA.

O sua implantação é bastante fácil, basta apenas as tabelas comum.usuario e comum.pessoa do banco acadêmico estarem previamente populada. Nenhuma tabela do schema eleicao precisa ser populada, todos os dados são inseridos no momento do cadastro de uma eleição.

Porém o SigEleição usa consultas SQL ao banco de dados do SIGAA para filtrar os participantes de uma eleição. Isso é o que o sistema chama de “GRUPOS DE ELEITORES”. Então, se em uma eleição precisam votar “discentes do curso X”, a tabela discente e curso precisam estar populada no SIGAA. Eleição para chefe do departamento Y, só pode votar quem for “docentes do departamento Y”, então a tabela docente e departamento precisam estar populada. E assim sucessivamente. Quanto mais o banco do SIGAA estiver populado, mais informações o administrador do SIGEleição pode usar para gerar GRUPOS DE ELEITORES.

Cada eleição tem o seu Grupo de Eleitores específicos que são definidos a partir de consultas SQLs específicas ao banco de dados do SIGAA.

Caso o banco o SIGAA não esteja sendo usado na instituição, só será possível filtrar pessoas específicas para uma eleição select id_pessoa from comum.pessoa where id_pessoa IN (123232, 232321433,…, 3232323). Para cada eleição só é permitido votar a pessoa cujo id foi retornado na consulta SQL do GRUPO de ELEITOR. Se o id da pessoa do usuário logado não estive entre os ids retornados a consulta SQL do GRUPOS DE ELEITORES, o voto na eleição não será permitido.

Para criação do banco de dados do SIGEleição ver os scripts SQLs versionados no projeto SIGEleicaoDATABASE

O SigEleição a partir da versão 2.1.0 roda isolado (com as dependências dentro do EAR do sistema). Para fazer deploy no JBOSS é preciso fazer deploy apenas do artefatos sigeleicao.ear e sharedResources.ear, conforme imagem abaixo:

Recomenda-se utilizar o JBOSS disponível do endereço: http://migre.me/sLLui



PS.: Até a 2.0.X o processo de deploy do sistema é o mesmo, fazer deploy do shareResources.ear, sigeleicao.ear e do projetos LIBS com as dependências do projeto..




  • desenvolvimento/especificacoes/sigeleicao/guia_de_implantacao.txt
  • Última modificação: 2017/04/03 18:16
  • (edição externa)