~~ODT~~
Cadastrar Avaliações Substitutas
Este caso de uso é responsável pelo cadastro de tipos de avaliações substitutas cuja soma dos pesos seja igual ao peso do tipo de avaliação a ser substituída.
A avaliação substituta é o artifício que será usado no caso de um servidor, por algum motivo, não poder fazer alguma das avaliações que são previstas para ele. Nesse caso, as outras avaliações irão dividir a nota daquela que não será feita por ele. Portanto,a avaliação substituta deve ser associada ao servidor especificamente.
Os envolvidos neste caso de uso são os gestores de avaliação.
Descrição do Caso de Uso
Este caso de uso inicia quando o usuário acessa a opção: SIGRH → Avaliação de Desempenho → Avaliação → Formulários de Avaliação → Avaliações Substitutas.
Para realizar o cadastro, o usuário precisa inicialmente preencher os seguintes campos:
- Ciclo de Avaliação*: Tipo - TEXTO. São apresentados os processos cadastrados para seleção.
- Servidor que terá avaliação substituída*: Tipo - AUTOCOMPLETE. (RN02)
- Avaliação a ser substituída*: Tipo - TEXTO. São apresentados as opções:
Auto-avaliação; Avaliação Chefe-Servidor; Avaliação Equipe; Auto-Avaliação e Avaliação Chefe-Servidor; Auto-Avaliação e Avaliação Equipe; Avaliação Chefe-Servidor e Avaliação-Equipe;
Ao selecionar um tipo de avaliação a ser substituída, o sistema gera automaticamente um ou mais campos com os outros tipos de avaliação que não foram selecionados, para redefinição de seus pesos. Os campos vem preenchidos com uma sugestão de novo valor que é o peso da avaliação substituída dividido igualmente entre as outras avaliações, porém esses valores poderão ser editados desde que somados venham corresponder ao peso da avaliação substituída:
O caso de uso é finalizado.
Principais Regras de Negócio
- RN01 - O Tipo de Avaliação Substituto não pode ser igual ao Tipo de Avaliação.
- RN02 - Os servidores são filtrados conforme o ciclo de avaliação selecionado.
Resoluções/Legislações Associadas
- Artigo V do decreto 7133:
§ 3o Os servidores não ocupantes de cargos em comissão ou função de confiança serão avaliados na dimensão individual, a partir:
I - dos conceitos atribuídos pelo próprio avaliado, na proporção de quinze por cento;
II - dos conceitos atribuídos pela chefia imediata, na proporção de sessenta por cento; e
III - da média dos conceitos atribuídos pelos demais integrantes da equipe de trabalho, na proporção de vinte e cinco por cento.