Biblioteca - Negócio

Introdução

Este documento descreve os diversos elementos de negócio do subsistema da biblioteca e como eles se inter-relacionam.

O Módulo de Biblioteca tem como funções principais Atender as requisições de livros, atender as requisições de material especiais e periódicos e gerar relatórios gerenciais.

Esse processo é gerenciado principalmente pelo Setor de Compras da BCZM que exerce o papel de Gestor Global. Em cada biblioteca se pode ter um Gestor Local que poderá gerar seus relatórios gerenciais.

[Contexto no qual o módulo está inserido]

[Finalidade do módulo]

[Listar os Casos de Uso ou Cenários do negócio se eles representam uma funcionalidade central e significativa do negócio final]

Fluxo de Execução

A principal função deste módulo é o atendimento das requisições de material informacional. Para isso o sistema segue alguns passos, que são eles:

  • Em um primeiro passo os servidores e os aluno da instituição que realizarão o cadastro da requisição de material informacional.
  • No segundo passo que é a parte cabível ao setor de compras da BCZM é feito o atendimento das requisições de material informacional.
  • Esse atendimento é dividido de duas maneiras:
    • O atendimento dos itens das requisições que são livros
    • O atendimento dos itens das requisições que são periódicos ou materiais especiais.

Ao finalizar o atendimento, entra no passo de solicitação do pedido junto aos fornecedores, do qual é trabalho do departamento de aquisições do DMP.

A BCZM tem como fluxo interno de analise os seguintes passos:

[Listar passos]

[Add fluxo]

Documentos/Anexos

Documento Descrição

Glossário

Poderá ser usado como um dicionário de dados informal, capturando definições de dados para que as especificações de caso de uso e outros documentos do projeto possam concentrar-se no que o sistema deve fazer com as informações. Os termos definidos aqui são a essência do documento. Eles deverão ser apresentados em ordem alfabética, o que propicia maior acessibilidade. Cada termo deve ser definido da forma mais clara e objetiva possível. Deve-se apresentar quantas informações forem necessárias para a compreensão do termo.

Termo Descrição
BCZM Biblioteca central Zila Mamede
DMP Departamento de Material e Patrimônio
Livro Segundo a Unesco, publicação não periódica, impressa, contendo pelo menos 48 páginas, excluída a capa.
Material Especial Reúne informações em diversos suportes documentais nos formatos convencional e eletrônico.
Periódico publicação, normalmente sobre assuntos específicos, editada com determinada regularidade temporal. Essas publicações podem estar formatadas como jornais, revistas, boletins ou mesmo em meio eletrônico, em CD's ou sítios da internet. Para ser considerada um periódico a publicação deve ser impressa com uma certa periodicidade, daí a sua designação, normalmente sendo semanal, quinzenal, mensal, bimestral, semestral ou anual
ISBN International Standard Book Number, mais conhecido pela sua sigla ISBN, é o Número Padrão Internacional de Livro: um sistema identificador único para livros e publicações não periódicas. Foi criado no Reino Unido, em 1967, pela livraria W H Smith, sendo chamado inicialmente de “Standard Book Numbering” (SBN). Desde então, passou a ser amplamente empregado tanto pelos comerciantes de livros quanto pelas bibliotecas, até que, em 1972, a International Organization for Standardization transformou-o em uma norma padrão internacional: a ISO 2108. http://pt.wikipedia.org/wiki/International_Standard_Book_Number

Links Úteis

  • desenvolvimento/especificacoes/sipac/biblioteca/negocio.txt
  • Última modificação: 2017/04/03 18:19
  • (edição externa)