Faturas - Negócio

A UFRN possui vários contratos fechados com diversas empresas e alguns desses contratos geram faturas para o seu pagamento. O módulo tem como finalidade cadastrar as Faturas vinculadas as unidades e as empresas que prestam serviços a instituição. A PROAD(Pró-Reitoria de Administração) cadastra as Faturas para os contratos de prestação de serviços que são firmados com a universidade. As faturas são cadastradas para os contratos que precisam ser pagos periodicamente, as faturas podem ser de serviços como água, luz e telefone.

Fatura é um documento comercial que representa uma venda para clientes domiciliados em território nacional. Nela são discriminados todos os itens/serviços comprados na operação, e por isso, a fatura também é usada para conferência e fiscalização de cada item dos serviços prestados. A partir das faturas cadastradas é possível saber quanto a instituição e/ou as unidades gastam com cada empresa.

No caso dos serviços de telefonia, é possível importar o detalhamento do uso dos serviços. As operadoras de telefonia fornecem os arquivos com os detalhamento da fatura, os dados desse arquivo é importado para o sistema. A partir daí podemos obter informações de gastos por telefone, por unidade entre outras.

O fluxo geral do módulo faturas segue os seguintes passos:

  • A universidade contrata um determinado serviço, sendo necessário gerar faturas para o pagamento do serviço a PROAD utiliza o módulo para cadastrar a fatura que é associada a uma empresa.
  • É realizado o Cadastro do Processo de Pagamento, solicitando que seja realizado o pagamento de um/ou mais empenhos referentes as faturas.
  • O fornecedor envia as faturas e seus valores, isso acontece geralmente mensalmente. A cada novo pagamento de uma fatura são cadastrados os serviços, que é onde se cadastra os dados do pagamento.

No módulo de faturas do SIPAC é permitido o processamento dos arquvos da operadora claro/SA que estão disponíveis no portal da claro (https://contaonline.claro.com.br/webbow/login/initPJ_oqe.do)

  • desenvolvimento/especificacoes/sipac/faturas/negocio.txt
  • Última modificação: 2017/04/03 18:20
  • (edição externa)