Relatório de Requisições Pendentes

Este caso de uso tem a finalidade de permitir o acompanhamento das requisições de manutenção com ordens de serviços cadastradas. Portanto, a Superintendência de Infraestrutura pode ter uma controle maior sobre as requisições que estão pendentes.

Este caso de uso inicia quando o usuário acessa a opção: SIPAC → infraestrutura → aba Manutenção → Relatórios → Requisições Pendentes.

O Sistema exibe a quantidade de requisições exibidas no relatório. (RN02)

O relatório exibe o número/ano, que correspondem respectivamente ao número e ano da requisição de manutenção, a descrição, correspondendo a descrição informada para a requisição no momento do cadastrado, o Status da Requisição e a Data de Geração da Ordem de Serviço.

O Sistema exibe o relatório conforme modelo: (RN01)

REQUISIÇÕES PENDENTES

Número/AnoDescrição Status Data de Geração da OS
9…/AAAA <DESCRIÇÃO> EM EXECUÇÃO DD/MM/AAAA
9…/AAAA <DESCRIÇÃO> EM EXECUÇÃO DD/MM/AAAA

O caso de uso é finalizado.

  • RN01 - São exibidas as requisições de manutenção que tenham uma ordem de serviço cadastrada a mais de 30 dias e que se encontrem no status Aguardando Execução.
  • RN02 - Para a quantidade de requisições deve ser considerada a data da primeira Ordem de serviço cadastrada.

Resoluções/Legislações Associadas

Não se aplica.

Classe Tabela
sipac.requisicoes.requisicao_material br.ufrn.sipac.requisicoes.material.dominio.RequisicaoMaterial
sipac.infra.requisicao_supinfra br.ufrn.sipac.supinfra.projetos.dominio.RequisicaoSupInfra
sipac.infra.ordem_servico br.ufrn.sipac.supinfra.manutencao.dominio.OrdemServico

Sistema: SIPAC

Módulo: Infraestrutura.

Link(s): Manutenção → Relatórios → Requisições Pendentes.

Usuário:

       gustavo (Superintendente da supinfra)
       lane (Secretária da supinfra)

Papel que usuário deve ter: SipacPapeis.GESTOR_OBRAS, SipacPapeis.GESTOR_MANUTENCAO, SipacPapeis.GESTOR_SUPR_FUNDOS

Deve-se efetuar cadastros tanto com lane quanto com gustavo. Porém com lane, o gustavo deve autorizar em alguns casos, como cadastro de requisição de material. Verificar isto para todas as mudanças de status.

Para se ter a requisição de manutenção sendo mostrada no relatório, além dela ser cadastrada, deve ser gerada uma Ordem de Serviço. Com isto ela já é exibida no relatório, desde que a data de geração da ordem de serviço esteja no prazo considerado para o relatório.

Passar por todas as fazes do ciclo de vida da requisição e ver se os status estão sendo mudados corretamente. Além disso, conferir os dados no relatório.

No ciclo de vida de uma requisição de manutenção ela passa por vários status, a saber:

  • Ao ser cadastrada e enviada ela tem seu status alterado para enviada.
  • Ao ser autorizada pelo chefe da unidade o status da mesma passa para autorizada. Note que caso o chefe da unidade faça ele mesmo o cadastro, por exemplo, se gustavo cadastrar uma requisição de manutenção, então ela automaticamente vem para este status, dispensando a autorização.
  • Com a requisição castrada pode-se cadastrar uma ou mais Ordem de Serviço para a mesma, com isto a requisição tem seu status alterado para aguardando execução.
  • Se tornando um material necessário para se fazer a manutenção, então a mesma será a originária de uma ou mais Requisição de material. A requisição de material tem sua vida própria, tendo também seus status e sistema de autorização. Quando uma requisição de material é cadastrada, ela precisa passar pela autorização, se não for cadastrada pelo chefe da unidade. Sendo cadastrada e autorizada então a requisição de manutenção terá que aguardar o seu atendimento, enquanto isto a manutenção estará aguardando o material, sendo este o seu status (Aguardando Material).
  • Quando a requisição de material for finalmente atendida, finalizada, então a requisição de manutenção poderá entrar em execução, tendo por denominação deste status Em Execução.

E isto finaliza o ciclo de uma requisição de manutenção.

  • desenvolvimento/especificacoes/sipac/infra_estrutura/casos_de_uso/manutencao/relatorios/requisicoes_pendentes.txt
  • Última modificação: 2017/04/03 18:20
  • (edição externa)