~~ODT~~

Reunião: Apresentação do Sistema de Planejamento Orçamentário da UFPA

Assunto Obtenção das informações sobre o sistema para possível implementação das funcionalidades no SIPAC
Data 28/08/2012
Analista Ilmar Gabriel da Silva
Nome Função Email Fone
Gustavo Centro de Tecnologia da UFPA
Raimundo Setor Orçamentário
  • Fluxo e Funcionalidades do sistema.
  • Dificuldades na forma de operar o sistema da UFPA.
  • Fazer um sistema de forma mais simples no SIPAC, pois o atual atende a UFPA, mas não de forma satisfatória quanto a sua usabilidade.

Funcionamento:

Existem o programas MEC (Governo Federal) e nesses programas tem os programas da UFPA, que associados para cada UGR da universidade.

A Pró-Reitoria de Planejamento estabelece quais programas UFPA as UGRs devem utilizar para casdastrarem seus PI (Planos Internos).

Quando uma determinada UGR faz o planejamento orçamentário ela já sabe quais os programas UFPA deve utilizar e quanto d recurso disponível para o programa. Para cada programa UFPA, a UGR cadastrar seus PI, sendo que um plano interno é composto por Código, descrição da ação, indicador, unidade e meta (valor pretendido). Além desses campos, um PI, pode ter uma ou mais Natureza de Despesa, com seu valor, e a medida que for adicionando os valores das despesas, vai diminuindo a quantidade de dinheiro disponível no respectivo programa.

BPMN:

ARQUIVOS FONTES

Descrição Arquivo
Modelagem de Processo de Negócio do Planejamento Orçamentário da UFPA BPMN

Cadastro do Plano Interno

1 - Acessar a aplicação “administração orçamentária e financeira” → Programação Orçamentária → Cadastros básicos:

  • Cadastrar Plano Interno (PI)

Vinculação do Programa de Trabalho com Plano Interno cadastrado

2 - Acessar a “aplicação Planejamento do Orçamento”

Limites Orçamentários para planejamento das unidades:

- O usuário informa o exercício financeiro da (LOA) no campo PPA (Plano PluriAnual. Ex.: 2012 - 2012)

- Programa de Trabalho (vinculação do Plano Interno ao Programa de Trabalho)

  • Informa o tipo do programa de trabalho (Atividade, Projeto ou Outras Operações) e vincula o Plano Interno criado, ao Programa de Trabalho.
  • Informa o tipo de programa (A - Administrativo, E - Planejamento Estratégico, F - Finalístico, L - Plano de Desenvolvimento Instituicional e P - Plano de Desenvolvimento da Educação). Esses tipos são escolhidos de acordo com a classificação do Plano Interno. Exemplo: se o plano interno começa com a letra E, o tipo programa é “Estratégico”.

Realiza Planejamento por UO

- Em seguinda é realizado o Planejamento por UO (Unidade Orçamentária): Vinculação do programa de trabalho a unidade orçamentária.

  • Informa a Unidade Orçamentária (Exemplo: UFPA).
  • Informa Programa de Trabalho que foi vinculado ao Plano interno.
  • Cria um indicador da ação (Acervo Bibliográfico, Alunso Matriculados, Acidentes de Trabalho registrados e etc) e uma meta para ação que está sendo construída
    • No cadastro de indicador é definido o indicador, a unidade (Litro, metros, unidade, serviço, metro quadrado, exemplar, percentual e etc) e valor que se pretende alcançar.
  • A UFPA cadastra a previsão de ações

Consulta do Plano Interno:

Consulta do Programa de Trabalho para vinculação a unidade orçamentária (UO):

Criação dos indicadores e metas da ação que está construindo:

1 - Selecionar PI, que está vinculado ao programa de trabalho e unidade orçamentária.

Informando Indicador e Meta da ação:

Indicador e meta inseridos:


Nesta tela, o usuário informa a descrição do projeto atividade que é a descrição do plano interno. O usuário também informa no campo observação o coordenador, o objetivo e a justificativa.

Encerra a parte de planejamento orçamentário da ação.

Quando é concluída a definição de indicadores, metas e ações, cada unidade da UFPA realiza a previsão orçamentária, conforme abaixo no item 3:

Elaboração QDD (Quandro de Detalhamento da Despesa)

3 - Inicia a vinculação de recursos a ação que foi criada:

- Quadro de detalhamento de Despesa - Unidade

  • Informa a operação. (exemplo: Crédito)
  • Informa ano do orçamento, gestora do usuário, fonte de recurso e o sistema recupera as informações: Ano do Orçamento (exemplo: 2012), Gestão, Esfera Orçamentária, Fonte de Recurso, Valor Total, Valor Programado, Valor a Programar.
  • Informa a versão do orçamento da despesa (Proposta Inicial, Lei, em execução, cópia da proposta inicial)
  • Informa o tipo de QDD (exemplo: dotação inicial)
  • Informa nome da UG (exemplo: Pró-reitoria de planejamento e desenvolvimento institucional)
  • Informa nome da Unidade Orçamentária (exemplo: UFPA)
  • Informa a ação que foi criada no Planejamento por Unidade Orçamentária (exemplo de ação: aquisição de material permanente para a PROPLAN). O sistema recupera as informações da ação, Plano Interno e Programa de Trabalho.

Seleciona a unidade e fonte de recurso.

O sistema preenche os dados da unidade e fonte de recurso:

Informa a versão do orçamento da despesa (proposta inicial) e o tipo de QDD (Dotação inicial):

Localiza também ação que foi construída (ação da unidade gestora):

Elaboração dos Itens de QDD (Quadro de Detalhamento de Despesa

- Após fazer o QDD será incluído os itens de QDD: Serão informados os detalhamentos por elemento de despesa para uma determinada ação (exemplo: Material de Consumo) e valor do crédito de cada despesa (exemplo: 1000.00 reais). O usuário pode incluir mais de um item de despesa para a ação correspondente.

Previsão mensal: o sistema apresenta uma previsão mensal do valor do crédito inserido para a natureza de despesa:

Lista as naturezas de despesas detalhadas pelo o usuário:

Envio do QDD para a PROPLAN

Depois de concluído o quadro de despesa o usuário transmite para a PROPLAN:

O Sistema guarda os quadros de despesa em caixa postal. Através da caixa postal é possível recuperar os quados de despesa que foram realizados ou que ficaram incompletos:

Relatórios Web do Planejamento Orçamentário

Documentos coletados

Sugestões

Casos de Uso identificados

PROPLAN - Pró-Reitoria de Planejamento

  • Cadastro do PPA (Plano Plurianual)
  • Cadastrar UG
  • Cadastrar Programa do PPA (Plano Plurianual).
  • Cadastrar programa UFPA.
  • Cadastrar de Plano Interno: O Plano Interno é composto do CÓDIGO, DESCRIÇÃO DA AÇÃO, INDICADOR, UNIDADE E META(Valor pretendido).
  • Cadastrar de Programa de Trabalho

1)

  • Vincular Programa de Trabalho (PT) ao PI: Nesta funcionalidade não será cadastrado um novo programa de trabalho, mas sim um vínculo do Programa de Trabalho com o Plano Interno.
    • Informa o Tipo do Programa do Trabalho que pode ser uma ATIVIDADE, PROJETO ou OPERAÇÕES ESPECIAIS.
    • Informa o Tipo de Programa que pode ADMINISTRATIVO, PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, FINALÍSTICO, PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL, PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE EDUCAÇÃO.

2)

  • Planejar por UO (Unidade Orçamentária)
    • Informar a Gestão (Administração Indireta, Administração Direta)
    • Informar a Unidade Orçamentária (Exemplo: UFPA)

3)

  • Cadastrar Metas Programa
    • Neste caso de uso informa o indicador / unidade (Exemplo: Servidor Capacitado / Unidade) e a meta (Corresponde ao valor pretendido). O sistema apresenta lista do Planejamento realizado a UO.
  • desenvolvimento/especificacoes/sipac/orcamentario/reunioes_do_sistema/sistema_de_planejamento_orcamentario_ufpa.txt
  • Última modificação: 2017/04/03 18:21
  • (edição externa)