Passos para executar o Pagamento Online

Passo 1 - Gerar processo de compra para ter um fornecedor vencedor, uma licitação que será utilizada no cadastro do contrato e um empenho para o fornecedor:

1 - Cadastra uma requisição de material com usuário weglyson para não registro de preço em SIPAC → Portal Administrativo → Requisições → Material → Compra → Cadastrar Requisição. (anote a requisição)

2 - Cadastre um processo de compra em SIPAC → Compras → Compras → Processo de Compra/Licitação → Cadastrar Processo de Compra/Licitação com o usuário nnaa e inclua os itens da requisição cadastrada no passo anterior. (anote a modalidade nº/ano)

3 - Ainda com o usuário nnaa, defina a data de abertura em compra em SIPAC → Compras → Licitação → Licitação → Definir Data de Abertura. Informe a data atual e uma hora anterior para que seja possível cadastrar as propostas.

4 - Ainda com o usuário nnaa, cadastre uma proposta para o processo em SIPAC → Compras → Licitação → Licitação → Cadastrar/Alterar Propostas. Utilize o fornecedor pagamento online, pois ele já tem um usuário cadastrado no SIPAC(forn_pagonline).

5 - Ainda com o usuário nnaa, julgue as propostas em SIPAC → Compras → Licitação → Licitação → Julgar Propostas.

6 - Ainda com o usuário nnaa, emita um resumo de empenho que será utilizado para registrar um empenho em SIPAC → Compras → Compras → Processo de Compra/Licitação → Emitir Resumo para Empenho. Para visualizar o resumo clique em imprimir resumo e anote o número.

7 - Com usuário larrubia2 registre o empenho para o resumo emitido em SIPAC → Orçamento → Movimentações → Empenho → Registrar Nota de Empenho, vinculado a resumo de empenho, informe o resumo de empenho e forneça os demais informações necessárias (Ptres:2353, Natureza: 449052, fonte de recurso: 112000000; esfera:1; plano iterno: F4572G01ASN). Ao final do processo anote o número do empenho.

Passo 2 - Cadastrar um contrato, definir o gestor, coordenador, ordenador, cadastrar itens do contrato.

1 - Cadastre um contrato com usuário rcsl em SIPAC → Contratos → Geral → Contrato → Cadastrar/Editar Contrato → Despesa. Selecione a opção de permitir fornecedor inserir nota fiscal, associe o empenho emitido no passo anterior e forneça as demais informações. Anote o número/ano do contrato.

2 - Ainda com o usuário rcsl(gestor do contrato), cadastre os itens do contrato cadastrado no passo anterior em SIPAC → Contratos → Geral → Contrato → Outros → Cadastrar Itens do Contrato. Esses itens serão utilizados nas ordens de fornecimento.

3 - Com o usuário larrubia2 cadastre as alíquotas para os itens inseridos nos contratos (sugestão para o caminho: SIPAC → Orçamento → Execução Financeira → Alíquotas ? Cadastrar.).

Passo 3 - Interações com o fornecedor em relação ao envio de empenho, recebimento dos empenhos e geração de notificações:

1 - Com o usuário rjlo, envie o empenho registrado nos passos anteriores para o fornecedor em SIPAC → Liquidação de Despesa → Liquidação de Despesa → Fornecedor → enviar Empenho . Ao enviar o empenho nesse caso de uso, ele deve ser recebido no portal do fornecedor, pelo fornecedor, em SIPAC → Portal do Fornecedor → Confirmar recebimento de empenho.

2 - Com o usuário forn_pagonline, confirme o recebimento do empenho em SIPAC → Portal do Fornecedor → Confirmar recebimento de empenho. Caso o envio do empenho tenha sido após 48 horas e ele o fornecedor não tiver recebido, o fornecedor deverá ser listado no caso de uso SIPAC → Liquidação de Despesas → Registro de Ocorrência → Empenho → Fornecedor em Atraso de Recebimento de Empenho.

3 - Com o usuário rjlo, visualize e notifique os fornecedores em atraso (para isso, envie um empenho e n confirme o recebimento antes das 48horas) em SIPAC → Liquidação de Despesas → Registro de Ocorrência → Empenho → Fornecedor em Atraso de Recebimento de Empenho. A notificação gerada deverá ser enviada no caso de uso SIPAC → Liquidação de Despesas → Registro de Ocorrência → Enviar notificação para o fornecedor.

4 - Ainda com o usuário rjlo, envie a notificação para o fornecedor em SIPAC → Liquidação de Despesas → Registro de Ocorrência → Enviar notificação para o fornecedor. O fornecedor deve receber a notificação no caso de uso SIPAC → Portal do Fornecedor → Empenhos → Notificações pendentes.

5 - Com o usuário forn_pagonline, visualize as notificações pendentes em SIPAC → Portal do Fornecedor → Empenhos → Notificações pendentes e registre o pronunciamento. A ação de registrar o pronunciamento através desse caso de uso tem o mesmo efeito do caso de uso SIPAC → Liquidação de Despesa → Registro de Ocorrência → Notificação → Registrar Pronunciamento da Notificação.

Passo 4 - Interações com o fornecedor em relação ao envio das ordens de fornecimento e notificações:

1 - Com um usuário com papel de fiscal de contrato, cadastre os endereços de execução que serão incluídos nas ordens de fornecimento em SIPAC → Portal Administrativo → Contratos → Pagamento Online → Endereços de Execução → Cadastrar Endereço de Execução.

2 - Ainda com o usuário fiscal, cadastre uma ordem de fornecimento em SIPAC → Portal Administrativo → Contratos → Ordem de Fornecimento → Cadastrar Ordem de Fornecimento. Informe o contrato cadastrado no passo 2.1. Sugestão para cadastrar várias ordens para o contrato incluíndo endereços diversos e escolha a opção de gravar em algumas delas para testar o caso de uso modificar ordem de serviço. O prazo definido na ordem de serviço será utilizado para verificar se o fornecedor está em atraso.

3 - Com o usuário forn_pagonline, receba as ordens de fornecimento enviadas em SIPAC → Portal do Fornecedor → Contratos → Receber Ordem de Fornecimento.

4 - Ainda com o usuário forn_pagonline, consulte as ordens de fornecimento recebidas em SIPAC → Portal do Fornecedor → Contratos → Consultar Ordens Recebidas.

5 - Com o usuário fiscal do contrato, visualize os fornecedores que estão em atraso(possuem ordens de fornecimento que passaram do prazo e n foram inseridas em uma nota fiscal) em SIPAC → Portal do Fornecedor → Contratos → Fornecedores em Atraso e notifique o fornecedor. Essa notificação deve aparecer no caso de uso SIPAC → portal do Fornecedor → empenho → notificações pendentes.

6 - Com usuário rcsl(gestor contratos), visualize as notificações enviadas e os pronunciamentos do fornecedor e valide a aplicação da penalidade em SIPAC ? Contratos ? Pagamento ? Notificação ? Validar aplicação de Penalidade ().

Passo 5 - Interações com o fornecedor em relação ao cadastro das notas fiscais, validações e pagamentos:

1 - Após o recebimento das ordens de fornecimento, o fornecedor cadastra as notas fiscais incluíndo as ordens atendidas. Para isso, com o usuário forn_pagonline, insira as notas fiscais com as ordens de fornecimento em SIPAC → Portal do Fornecedor → Meus Contratos.

2 - Com o usuário fiscal do contrato, valide as notas inseridas pelo fornecedor em SIPAC → Portal Administrativo → Contrato → Fiscalização → Documentos Pendentes de Validação().

3 - Com o usuário rcsl(gestor do contrato), valide as notas validadas pelo fiscal em SIPAC → Portal Administrativo → Contrato → Fiscalização → Documentos Pendentes de Validação().

4 - Ainda com o usuário rcsl(gestor do contrato), cadastre um processo de pagamento incluíndo as notas validadas no passo anterior em SIPAC → Pagamento Online → Pagamento → Processos de Pagamento → Cadastrar Processo de Pagamento.

5 - Com o usuário coordenador do contrato (definido no passo 2.1 e com papel de coordenador de contratos) valide o processo de pagamento cadastrado pelo gestor em SIPAC ? Portal Administrativo → Requisições → Autorizações → Autorizar Despachos de Pagamento(). PAREI AKI COM JEFFERSON

6 - Com o usuário ordenador de despesa (definido no passo 2.1 e com o papel AUTORIZADOR_ORÇAMENTO_GlOBAL) autorize o processo de pagamento validado pelo coordenador em SIPAC ? Portal Administrativo → Requisições → Autorizações → Autorizar Despachos de Pagamento() para que ele seja encaminhado para o pagamento.

  • desenvolvimento/especificacoes/sipac/pagamento_online/passos_para_executar_o_pagamento_online.txt
  • Última modificação: 2017/04/03 18:21
  • (edição externa)