<< Voltar

Última atualização: 2017/07/19 16:57 por marcelo.tanaka

Cadastrar Equivalências Específicas

As equivalências específicas são uma modalidade de equivalências entre componentes curriculares criada com o novo regulamento dos cursos de graduação da UFRN (RESOLUÇÃO No xxx/20xx-CONSEPE).

Essas equivalências são válidas para uma determinada estrutura curricular, matriz curricular, curso ou global e possuem um período de término para a vigência, podendo o fim do período de vigência ser definido posteriormente ao cadastro da equivalência.

Quando um aluno da estrutura curricular, matriz curricular ou curso da equivalência específica se matricula em um componente equivalente pela equivalência específica dentro do seu prazo de vigência, a matrícula será integralizada como equivalente mesmo que na equivalência global associada ao componente isso não seja possível.

Esta especificação refere-se ao cadastro de equivalências específicas e a integralização das matrículas quando a equivalência específica é possível. Os funcionários da Coordenação Didático Pedagógica fazem uso dessa funcionalidade.

Este caso de uso inicia-se quando a opção SIGAA → Graduação → DDP → Equivalências Específicas → Cadastrar é acessada.

O caso de uso está dividido em dois passos: o primeiro refere-se ao cadastro de equivalências específicas e o segundo à integralização de matrículas utilizando as equivalências específicas. Para realizar o cadastro das equivalências específicas deve-se informar:

  • Tipo de Equivalência*: Tipo - TEXTO.
  • Curso*: Tipo - TEXTO. (RN10)
  • Matriz Curricular*: Tipo - TEXTO. (RN11)
  • Currículo*: Tipo - TEXTO. (RN12)
  • Componente Curricular*: Formato - CÓDIGO - NOME DO COMPONENTE. Tipo - AUTOCOMPLETE.
  • Expressão de Equivalência*: Tipo - TEXTO e NUMÉRICO.
  • Fim da Vigência: Formato - AAAA.9 Tipo - NUMÉRICO.

Na expressão da equivalência específica o usuário pode utilizar o a palavra chave <GLOBAL> para se referir à equivalência específica global do componente curricular especificado. Por exemplo, se a equivalência global do componente curricular for (DCA0001 E DCA0002) e desejamos que a equivalência específica seja ((DCA0001 E DCA0002) OU DCA0003), podemos escrever simplesmente (<GLOBAL> OU DCA0003).

Para a integralização das equivalências específicas, deve-se cadastrar uma equivalência e ter um aluno da estrutura curricular da equivalência e matriculado em um componente equivalente a um de sua estrutura curricular pela equivalência específica. Se a matrícula for realizada dentro do prazo de vigência, o aluno deverá integralizar o componente matriculado como equivalente ao componente da estrutura curricular.

Após cadastrar a equivalência é exibido uma lista com todos os registros de equivalências cadastradas informando os seguintes dados:

  • Tipo de Equivalência: Tipo - TEXTO.
  • Curso: Formato - NOME DO CURSO/CENTRO. Tipo - TEXTO.
  • Matriz: Tipo - TEXTO.
  • Currículo: Tipo - TEXTO e NUMÉRICO.
  • Componente: Formato - CÓDIGO - NOME DO COMPONENTE. Tipo - TEXTO.
  • Fim da Vigência: Formato - AAAA.9 Tipo - TEXTO.

É possível Alterar ou Remover cada um dos registros encontrados além de cadastrar uma nova equivalência.

Fluxo Alternativo 1 - Alterar

Basta seguir os passos do cadastro.

Fluxo Alternativo 2 - Remover

Seleciona-se a opção e confirmar a operação.

O caso de uso é finalizado.

* RN01 - A data de fim da vigência, se cadastrada, deve ser posterior à data de início.

  • RN02 - A expressão de equivalência pode utilizar a palavra chave <GLOBAL>, que será substituída pela equivalência global do componente selecionado, quando houver.
  • RN03 - Se um aluno se matricula em um componente equivalente a outro de sua estrutura curricular pela equivalência específica, se a matrícula for feita dentro do prazo de vigência, o componente deverá ser integralizado como equivalente.

* RN04 - Se a data de fim da vigência não tiver sido cadastrada, é como se a vigência não tivesse fim, ou seja, deve-se considerar apenas se a matrícula foi feita após a data de início.

  • RN05 - Se a equivalência específica for mais restritiva que a equivalência global, deve-se considerar a equivalência global. Por exemplo, a equivalência global é (DCA0001 OU DCA0002 OU DCA0003) e a equivalência específica é (DCA0001 OU DCA0002). Nesse caso, se o aluno matricular-se em DCA0003 ele deve ganhar a equivalência.
  • RN06 - O período de fim da vigência, se cadastrada, deve ser igual ou posterior ao período atual.
  • RN07 - Se um aluno se matricula em um componente equivalente a outro de sua matriz curricular pela equivalência específica, se a matrícula for feita dentro do prazo de vigência, o componente deverá ser integralizado como equivalente.
  • RN08 - Se um aluno se matricula em um componente equivalente a outro de seu curso pela equivalência específica, se a matrícula for feita dentro do prazo de vigência, o componente deverá ser integralizado como equivalente.
  • RN09 - Se o período de fim da vigência não tiver sido fornecido, é como se a vigência não tivesse fim, ou seja, deve-se considerar apenas se as matrículas feitas até o período atual.</del>
  • RN10 - O campo Curso será obrigatório, quando o tipo de equivalência selecionado for por Curso, Matriz Curricular ou Currículo.
  • RN11 - O campo Matriz Curricular será obrigatório, quando o tipo de equivalência selecionado for por Matriz Curricular ou Currículo.
  • RN12 - O campo Currículo será obrigatório, quando o tipo de equivalência selecionado for por Currículo.

Resoluções/Legislações Associadas

Art. 38. Quanto à abrangência, a equivalência que diz respeito a um componente curricular pode ser:

I – global, quando é valida para todas as estruturas curriculares que incluem aquele componente, e que se destina a estabelecer uma similaridade funcional entre dois componentes curriculares.

II – específica, quando se aplica apenas a uma estrutura curricular de um curso, e que se destina principalmente a permitir migrações de alunos entre estruturas curriculares.

Classe Tabela
br.ufrn.sigaa.ensino.dominio.EquivalenciaEspecifica sigaa.ensino.equivalencia_especifica
br.ufrn.sigaa.ensino.dominio.ComponenteCurricular sigaa.ensino.componente_curricular
br.ufrn.sigaa.ensino.graduacao.dominio.Curriculo sigaa.graduacao.curriculo
br.ufrn.sigaa.ensino.dominio.MatriculaComponente sigaa.ensino.matricula_componente

Plano de Teste

Sistema: SIGAA

Módulo: Graduação

Link(s): DDP → Equivalências Específicas → Cadastrar

Usuário: dressamp, adelardo

Papel que usuário deve ter: DDP

Cadastrar equivalência para algum componente curricular.

  1. Selecionar um ou mais alunos de graduação e tirar os seus históricos.
  2. Verificar nesses históricos alguns componentes que estão integralizados como eletivos (#).
  3. Verificar os componentes obrigatórios pendentes do currículo.
  4. Cadastrar uma equivalência específica para a estrutura curricular do aluno e o componente obrigatório escolhido no passo anterior. A equivalência específica deve possibilitar que um componente selecionado no passo 2 seja equivalente ao componente obrigatório.
  5. Recalcular o aluno (Graduação → Alunos → Outras Operações → Cálculos de Discentes), selecionando Sim nas opções “Novo Regulamento” e “Zerar Integralizações”.
  6. Tirar novamente o histórico do aluno e verificar se o componente do passo 2 está agora integralizado como equivalente (e).
  • sigaa/graduacao/documentacao_tecnica/cadastrar5.txt
  • Última modificação: 2017/07/19 16:57
  • por marcelo.tanaka