<< Voltar

Última atualização: 2017/07/19 16:36 por marcelo.tanaka

Cadastrar Habilitação

Esse caso de uso é utilizado pelos membros da CDP - Coordenação Didático-Pedagógica, que são responsáveis pelo cadastramento das habilitações para as modalidades dos cursos.

Este caso de uso inicia-se quando a opção SIGAA → Graduação → CDP → Habilitação → Cadastrar é acessada.

O fluxo desse caso de uso consiste no cadastro de uma nova habilitação, sendo necessário informar os seguintes campos:

  • Nome*: Tipo - TEXTO.
  • Curso*: Tipo - TEXTO.
  • Área Sensu: Tipo - TEXTO.
  • Língua Obrigatória no Vestibular: Tipo - TEXTO.
  • Código INEP: Tipo - NUMÉRICO.

O caso de uso é finalizado.

Não se aplica.

Resoluções/Legislações Associadas

Art. 19. Habilitação é uma especificação de conteúdo associada a uma determinada modalidade de um curso de graduação, composta de um conjunto de componentes curriculares obrigatórios e optativos, sendo obrigatório seu registro no histórico escolar e diploma do aluno.

Parágrafo único. Não há limite para a quantidade de habilitações associadas a uma modalidade de curso de graduação, podendo haver modalidade sem nenhuma habilitação associada.

Classe Tabela
br.ufrn.sigaa.ensino.graduacao.dominio.Habilitacao sigaa.graduacao.habilitacao

Sistema: SIGAA

Módulo: Graduação

Link(s): CDP → Habilitação → Cadastrar

Usuário: mirza, lins

Papel que usuário deve ter: SigaaPapeis.CDP

Pré requisitos:

Estar logado no sistema com um usuário com o papel(s) descrito no plano de teste.

Passos: Funcional: 1) Preencher apenas campos com marcação de obrigatório e clicar no botão “Cadastrar”; R.E.: Realizar o cadastro com sucesso e exibir a mensagem “•Operação realizada com sucesso!”.

2) Cadastrar apenas campos com marcação de obrigatório, com os mesmos dados do passo 1 e clicar no botão cadastrar; R.E.: Realizar o cadastro com sucesso e exibir a mensagem “•Operação realizada com sucesso!”. @Analisar com o desenvolvedor se é correto este comportamento do sistema.

3) Cadastrar dados validos em todos os campos da tela e clicar no botão “Cadastrar”; R.E.: Realizar o cadastro com sucesso e exibir a mensagem “•Operação realizada com sucesso!”.

4) Apenas cadastrar o campo “Nome” com dados validados e clicar no botão “Cadastrar”; R.E.: O sistema deverá apresentar uma mensagem de erro para os campos obrigatórios sem preenchimento e informando na mensagem o campo em questão. “•Curso: Campo obrigatório não informado.”;

5) Apenas cadastrar o campo “Curso” com dados validados e clicar no botão “Cadastrar”; R.E.: O sistema deverá apresentar uma mensagem de erro para os campos obrigatórios sem preenchimento e informando na mensagem o campo em questão. “•Nome: Campo obrigatório não informado.”;

6) Preencher os campos obrigatórios, mas no campo “nome”, preencher com o máximo de caracteres possíveis que o campo aceitar preencher. R.E.: Realizar o cadastro com sucesso e exibir a mensagem “•Operação realizada com sucesso!”.

7) Preencher os campos obrigatórios, mas no campo “Nome”, preencher com espaços. R.E.: O sistema deverá apresentar uma mensagem de erro para os campos obrigatórios sem preenchimento e informando na mensagem o campo em questão. “•Nome: Campo obrigatório não informado.”;

8) Preencher os campos obrigatórios, mas no campo “Nome”, preencher com 3 espaços e teste. @EX: “ teste”; R.E.: O sistema deverá retirar os espaços antes da primeira Letra ou número e realizar o cadastro com sucesso.

9) Preencher os campos obrigatórios, mas no campo “Nome”, preencher com “

TESTE

”; R.E.: O sistema deverá acusar uma mensagem de erro de segurança com os dados informados;

10) Preencher os campos obrigatórios, mas no campo “Nome”, preencher com SQL INJECTION; @link para comandos básicos: http://pt.wikipedia.org/wiki/Inje%C3%A7%C3%A3o_de_SQL R.E.: O sistema deverá acusar uma mensagem de erro de segurança com os dados informados;

11) Preencher os campos obrigatórios, e no campo “Código INEP”, preencher com letras; R.E.: O sistema deverá bloquear o preenchimento de letrar para este campo.

12) Preencher os campos obrigatórios, e no campo “Código INEP”, preencher com caracteres especiais; R.E.: O sistema deverá bloquear o preenchimento de caracteres especiais para este campo.

13) Preencher os campos obrigatórios, e no campo “Código INEP”, preencher com o máximo de números possíveis que o campo aceitar preencher. R.E.: Realizar o cadastro com sucesso e exibir a mensagem “•Operação realizada com sucesso!”.

14) Preencher os campos obrigatórios e cadastrar usando pelo menos 2 opções por cadastro dos campos “Curso”,“Área Sesu”;“Língua Obrigatória no Vestibular”;

15) Sem preencher dados em nenhum campo, clicar no botão “Cadastrar”; R.E.: O sistema deverá apresentar uma mensagem de erro para os campos obrigatórios sem preenchimento e informando na mensagem o campo em questão. •Nome: Campo obrigatório não informado. •Curso: Campo obrigatório não informado.

Layout:

16) Analisar o alinhamento dos campos dentro do form; R.E.: Os campos deverão seguir os padrões de Layout descritos no WIKI;

17) Analisar se abaixo do form existe a lengenda “* Campos de preenchimento obrigatório.” R.E.: Deverá existir a legenda.

18) Analisar se os Campos de preenchimento obrigatório possuem o marcador ao lado da Label do campo; R.E.: Os campos deverão seguir os padrões de Layout descritos no WIKI;

19) Analisar se o botão “Cancelar” volta para o link SIGAA → Graduação → CDP; O sistema deverá apresentar uma mensagem de confirmação se deseja Cancelar a operação e se caso escolhido que sim, direcionar para o link “SIGAA → Graduação → CDP”;

Não se aplica

  • sigaa/graduacao/documentacao_tecnica/cadastrar_habilitacao.txt
  • Última modificação: 2017/07/19 16:36
  • por marcelo.tanaka