Cadastrar Notícia para Turma

Docentes e coordenadores de curso podem enviar notícias para turmas virtuais. No caso das turmas de graduação, além dos coordenadores de curso, membros do Departamento de Administração Escolar (DAE) também podem realizar essa operação. Já no caso da pós-graduação, a operação é permitida para os coordenadores de curso, membros da Pró-reitoria de Pós-Graduação (PPG) e da secretaria de Pós-Graduação. O envio de notícias ocorre quando se faz necessária a comunicação de docentes/coordenadores com a turma inteira, podendo ser feito durante todo o semestre ou enquanto a turma estiver ativa.

Este caso de uso pode ser acessado através do seguinte caminho: SIGAA → Módulo Graduação → Aba Matrículas e Programas → Turmas → Consultar, Alterar ou Remover → [Buscar Turma] → Visualizar Menu → Cadastrar Notícia.

A página de cadastro de notícia é acessível através da busca de turmas, onde é gerada uma listagem de acordo com os filtros. Nessa listagem existe a opção “Visualizar Menu”, onde está o botão “Cadastrar Notícia”.

Ao selecionar a opçaõ, a tela para o cadastro da notícia é mostrada com os seguintes campos para preenchimento:

  • Turma: Tipo TEXTO, formato: AAAA.9 - NOME COMPONENTE - TURMA 99 .
  • Criar em*: Tipo TEXTO, formato: AAAA.9 - NOME COMPONENTE - T99 - Docente(s): NOME DOCENTE.
  • Título*: Tipo TEXTO.
  • Texto:* Tipo TEXTO.
  • Enviar notificação por e-mail (caixa de seleção): Tipo LÓGICO.

O caso de uso então é finalizado.

  • RN01 - Docentes e Coordenadores da graduação, assim como o pessoal do DAE, inclusive os administradores DAE, só podem enviar notícias para turmas de graduação.
  • RN02 - Docentes e Coordenadores da pós-graduação, assim como o pessoal da Pró-reitoria de Graduação (PPG) e da secretaria de Pós-Graduação, só podem enviar notícia para turmas de pós-graduação.
Classe Tabela
br.ufrn.sigaa.ava.dominio.NoticiaTurma ava.noticia_turma

Sistema: SIGAA

Módulo: Graduação

Link(s): Matrículas e Programas → Turmas → Consultar, Alterar ou Remover → [Buscar Turma] → Visualizar Menu

Usuário: adelardo, vanessa

Papel que usuário deve ter: SigaaPapeis.COORDENADOR_CURSO, SigaaPapeis.DAE, SigaaPapeis.ADMINISTRADOR_DAE

Quando uma notícia é cadastrada, ela pode ser visualizada através da turma virtual, no menu Turma → Notícias. Portanto, para conferir a notícia, deve-se acessar a turma virtual como um aluno, que está matriculado nela, ou como o docente da turma.

Ao acessar a turma virtual, é possível ver os seus participantes através do menu Turma → Participantes, caso se queira fazer o testes com outros alunos.

Para buscar turmas com alunos matriculados, é necessário ir no módulo Graduação → Turmas → Consultar, Alterar ou Remover e buscar por turmas colocando o critério “Nível” como GRADUAÇÃO.

Na listagem, a coluna “Mat./Cap.” mostra quantos alunos estão matriculados e a capacidade da turma. A coluna Docente(s) mostra o nome do docente.

Código SQL para obter o login do docente:

SELECT login FROM comum.usuario u INNER JOIN comum.pessoa p ON u.id_pessoa = p.id_pessoa WHERE p.nome LIKE '%NOME DO DOCENTE%';
  • sigaa/graduacao/documentacao_tecnica/cadastrar_noticia.txt
  • Última modificação: 2017/04/03 18:12
  • (edição externa)