Estratégias de Convocação de Candidatos Aprovados em Processos Seletivos

Cada processo seletivo (Vestibular, SiSU, etc) define um conjunto de regras próprias para convocação de candidatos aprovados. Estas regras são listadas aqui, de acordo com o processo seletivo.

As regras aqui definidas estão associadas aos processos seletivos de Vestibular e são utilizadas na Convocação de Candidatos para Vagas Remanescentes

Em 2013 o MEC determinou a reserva de vagas para egressos de escola pública, que tenham renda familiar per capita inferior à um salário mínimo e meio e/ou que se autodeclararam pertencentes à alguma etnia. Foram definidos quatro grupos de cotas e, dependendo do que o candidato marcou, será incluído em um destes grupos.

GRUPO EGRESSO DE ESCOLA PÚBLICA RENDA IGUAL OU INFERIOR A 1,5 SALÁRIO MÍNIMO AUTODECLARAR PARDO, PRETO E INDÍGENA
Grupo 1 SIM SIM SIM
Grupo 2 SIM SIM NÃO
Grupo 3 SIM NÃO SIM
Grupo 4 SIM NÃO NÃO
  • RN01 A convocação será feita na ordem de cotas: Grupo 1, Grupo 2, Grupo 3, Grupo 4
  • RN02 Havendo vagas não preenchidas nas cotas, serão convocados candidatos de outros grupos de cotas na seguinte ordem:
GRUPO ORDEM DE REMANJAMENTO
Grupo 1 Grupo 2 → Grupo 3 → Grupo 4
Grupo 2 Grupo 1 → Grupo 3 → Grupo 4
Grupo 3 Grupo 4 → Grupo 1 → Grupo 2
Grupo 4 Grupo 3 → Grupo 1 → Grupo 2
  • RN03 Havendo vagas não preenchidas nos grupos de cotas, estas serão preenchidas por candidatos na ampla concorrência (não inscritos como cotistas).
  • RN04 O candidato cotista que não compareceu ao cadastramento ou desistiu posteriormente, abrirá uma nova vaga naquele grupo de cotas e um candidato cotista do mesmo grupo deverá ser convocado, obedecendo a RN02.
  • RN05 O não cadastramento de um candidato aprovado nos grupos de cotas não gera remanejamento de candidato cotista aprovado por mérito. Exemplo: supondo que o curso de Medicina tem duas vagas para as cotas do Grupo 1 e, além dos candidatos convocados por cota (Ex.: “Alda” e “Beto”), mais um candidato cotista do mesmo grupo foi convocado por mérito próprio (Ex.: “Carlos”). Caso um dos convocados por cota não compareça ao cadastramento (Ex.: “Alda”), será convocado um terceiro candidato cotista (Ex.: “Fábio”), por ordem de classificação. Não será “remanejado” o candidato aprovado por mérito (No exemplo, “Carlos”)

Documentos Associados

  • sigaa/graduacao/documentacao_tecnica/estrategias_convocacao.txt
  • Última modificação: 2017/07/12 16:27
  • (edição externa)