~~ODT~~

Última atualização: 2017/04/03 18:11 (edição externa)

Gerenciar Cadastramento de Discentes

Esta operação permite confirmar os alunos que compareceram ao cadastramento após uma convocação do vestibular, bem como identificar aqueles que não compareceram, excluindo suas matrículas do sistema e abrindo vagas para uma posterior reconvocação dos próximos classificados no vestibular. Também é possível ignorar alunos específicos, permitindo que seu comparecimento ou não ao cadastramento seja informado posteriormente.

Apenas os administradores do DAE com permissão de gestor de convocações do vestibular podem realizar esta operação.

Pré-condições: A importação do resultado do vestibular deve ter sido concluída antes de iniciar este caso de uso.

Este caso de uso inicia quando o usuário acessa a opção: SIGAA → Graduação → Administração → Cadastramento e Reconvocações do Vestibular → Gerenciar Cadastramento de Discentes

O usuário deve informar:

  • Processo Seletivo Vestibular*: O sistema exibirá opções com todos os anos para os quais há processo seletivo do vestibular cadastrado. Tipo - TEXTO.
  • Matriz Curricular*: O sistema exibirá opções com todas as matrizes curriculares que possuem vagas ofertadas no vestibular correspondente ao ano de referência informado anteriormente. Tipo - TEXTO.

Em seguida deve clicar no botão correspondente e o sistema buscará os alunos exibindo-os abaixo na listagem. A lista exibirá as seguintes informações:

  • Caixa para seleção: Tipo - TEXTO. Opções possíveis: PRESENTE, AUSENTE e IGNORAR.
    • OBS.: Somente é exibida se o status do aluno for PENDENTE CADASTRO (RN01).
  • Ingresso: Ano-Período de ingresso do discente na instituição. Formato - 9999.9, Tipo - NUMÉRICO.
  • Matrícula: Tipo - NUMÉRICO.
  • Nome: Tipo - TEXTO.
  • Status: Tipo - TEXTO.

As caixas para seleção são apresentadas todas selecionadas por padrão com a opção IGNORAR. Aqueles alunos cujas caixas correspondentes forem desmarcadas terão sua convocação cancelada, e os restantes serão confirmados. Há também, no início da lista de discentes, uma opção para definir todas as opções de convocação para o valor desejado.

Após clicar no botão do formulário correspondente para processar as escolhas e avançar, o sistema exibirá um resumo das modificações que serão realizadas. São apresentadas duas listas: uma das confirmações, contendo todos os alunos cujas caixas de seleção permaneceram marcadas; a outra lista é dos cancelamentos, contendo todos os alunos cujas caixas de seleção foram desmarcadas anteriormente. As informações exibidas em cada lista são idênticas às da tela anterior já descritas anteriormente, exceto pelas seguintes:

  • Motivo do Cancelamento: Tipo - TEXTO. Se o status anterior do aluno era PENDENTE CADASTRO, o motivo do cancelamento será NÃO COMPARECIMENTO AO CADASTRO, caso contrário, se o status anterior era CANCELADO, o motivo será REGRA REGULAMENTO. Coluna exibida somente na listagem dos cancelamentos.
  • Novo Status: Tipo - TEXTO. Apresenta o novo status que o aluno assumirá após o usuário confirmar a operação.

Após a confirmação o caso de uso é finalizado.

  • RN01 - As caixas de seleção deverão estar disponíveis apenas para discentes com status PENDENTE CADASTRO.
  • RN02 - Os discentes com status PENDENTE CADASTRO que tiverem seu cadastramento confirmado devem assumir status CADASTRADO
  • RN03 - Os discentes com status PENDENTE CADASTRO que não compareceram ao cadastramento (ou seja, que foram desmarcados na listagem inicial) devem assumir status EXCLUÍDO e perderão seu número de matrícula, liberando-o para utilização por um novo aluno convocado futuramente. O sistema registrará esse cancelamento da convocação do vestibular na entidade CancelamentoConvocacao (ver Classes Persistentes e Tabelas Envolvidas) bem como o motivo do cancelamento, que para este caso deve ser NÃO COMPARECIMENTO AO CADASTRO.
  • RN04 - Os discentes com status CANCELADO não podem ter seu cadastramento confirmado.
  • RN05 - Os discentes com status CANCELADO que forem desmarcados na listagem inicial não devem ter seu status alterado. O cancelamento da convocação registrado deve ter o seguinte motivo: REGRA REGULAMENTO e ainda deve conter a referência para a movimentação do cancelamento (verificar na tabela sigaa.graduacao.cancelamento_convocacao).
  • RN06 - Todas as alterações de status dos discentes devem ser registradas na entidade AlteracaoStatusAluno.
  • RN07 - Só “reaproveitar” o mesmo número de matrícula se o aluno ainda não efetuou matrícula em disciplina. Caso contrário gerar duas matrículas: uma que vai permanecer ativa até o fim do período, outra que vai ficar PENDENTE DE CADASTRO ou CADASTRADO até que ele faça matrícula em disciplina no novo curso.
  • RN08 - Garantir que o sistema impeça que o aluno permaneça com dois vínculos ATIVO simultaneamente. Só pode se tornar ATIVO no vínculo mais recente se o vínculo antigo for CANCELADO.

Resoluções/Legislações Associadas

Não se Aplica.

Classe Tabela
br.ufrn.sigaa.pessoa.dominio.Discente sigaa.public.discente
br.ufrn.sigaa.ensino.graduacao.dominio.MatrizCurricular sigaa.graduacao.matriz_curricular
br.ufrn.sigaa.ensino.graduacao.dominio.CancelamentoConvocacao sigaa.graduacao.cancelamento_convocacao
br.ufrn.sigaa.ensino.graduacao.dominio.MotivoCancelamentoConvocacao sigaa.graduacao.motivo_cancelamento_convocacao
br.ufrn.sigaa.dominio.AlteracaoStatusAluno sigaa.comum.alteracao_status_aluno

Plano de Teste

Sistema: SIGAA

Módulo: Graduação

Link(s): Administração → Cadastramento e Reconvocações do Vestibular → Gerenciar Cadastramento de Discentes

Usuário: adelardo

Papel que usuário deve ter: SigaaPapeis.GESTOR_CONVOCACOES_VESTIBULAR

Os cenários a seguir podem ser testados em separado ou em conjunto numa única operação, desde que os dados utilizados para o teste permitam:

  1. Testar a confirmação do cadastramento para alunos com status PENDENTE CADASTRO;
  2. Testar o cancelamento da convocação para alunos com status PENDENTE CADASTRO;
  3. Testar o cancelamento da convocação para alunos com status CANCELADO.

Para testar as regras de negócio RN04 e RN05 pode ser necessário cancelar algum aluno antes de iniciar o caso de uso. Isso pode ser feito no seguinte caminho: SIGAA → Graduação → Matrículas e Programas → Programa → Cancelar Programa

  • sigaa/graduacao/documentacao_tecnica/gerenciar_cadastramento_discentes.txt
  • Última modificação: 2017/04/03 18:11
  • (edição externa)