Atendimento de Requisições

O módulo de atendimento de requisições é responsável pela análise, gerência e operações de alguns tipos de requisições. As requisições de Diárias, Hospedagem, Passagem, Auxílio Financeiro, Pessoa Física e Suprimento de Fundos utilizam o módulo.

Os gestores responsáveis por determinado tipo de requisição tem acesso ao módulo. Após a análise o gestor pode autorizar, retornar ou negar a requisição. O módulo também tem um caráter gerencial, pois existem relatórios que exibem diversos tipos de quantitativos.

Nele também são realizadas outras operações específicas de algumas requisições, operações essas que são importantes para o fluxo geral da requisição.

Requisições

Uma requisição é o registro de uma solicitação para a concretização de uma despesa desejada. Pode ser de diversos tipos: material (com destino ao almoxarifado, compra, etc), diárias, passagens, hospedagens, auxílio financeiro a estudantes, prestação de serviços, entre outras. A requisição pode ser cadastrada por qualquer unidade da instituição.

Um fator importante é que apenas usuários autorizados podem fazer requisições, uma requisição sempre terá uma unidade e uma subunidade. Onde a unidade representa a unidade de custo e a subunidade, a requisitante. Existem casos em que a unidade custo e a requisitante são as mesmas. A unidade que paga é a unidade de custo. Desta forma, uma unidade requisitante solicita, mas o débito será no orçamento da unidade de custo.

Operações Gerais

As operações citadas abaixo estão relacionadas com todos os tipos de requisições que existem para atendimento no módulo.

No atendimento, os gestores fazem uma análise da requisição e podem autorizar, retornar ou negar essa requisição. O passo do atendimento da requisição não é obrigatório para o seguimento do fluxo. Após a autorização orçamentária a requisição pode seguir para o fluxo orçamentário. Esse atendimento apesar de opcional, é importante para se ter um controle maior sobre as requisições.

Os relatórios gerenciais dão uma visão global sobre as requisições, fornecendo dados quantitativos diversos.

Operações Específicas

São operações exclusivas de alguns tipos de requisição, essas operações fazem parte do fluxo de negócio da requisição.

Ao término das diárias, se a mesma for internacional, o proposto deve cadastrar um relatório de viagem, este relatório descreve os detalhes diários da viagem. Os gestores de diárias fazem o atendimento desses relatórios.

No retorno da viagem, o proposto deve informar o número do ticket para o setor de atendimento, o gestor de passagem realiza o cadastro do ticket no sistema. Esse cadastro é necessário, se o proposto não informá-lo ele fica impossibilitado de realizar uma nova requisição de passagem.

O proposto deve fornecer as notas fiscais dos gastos realizados com o dinheiro da requisição, o gestor de suprimento de fundos cadastra essas notas no sistema.

Glossário

Termo Descrição
Proposto Servidor ou Pessoa externa que recebe o benefício da requisição
Autorizar Requisição Aprovação da requisição enviando-a para o fluxo orçamentário
Retornar Requisição Retorno da requisição para quem a cadastrou
Negar Requisição Não aprovação da requisição, a mesma não continuará o fluxo
Ticket de passagem Número do bilhete da passagem
  • sipac/negocio.txt
  • Última modificação: 2017/09/15 15:38
  • por luciana.wistuba