Importar Dados de Autoridade

Para informações sobre o que são Autoridades, para que serve, etc, utilize o link: autoridades

Importar uma autoridade consiste em obter as informações MARC http://www.loc.gov/marc/authority/ecadhome.html de uma autoridade a partir um arquivo no formato MARC 21 vindo de um sistema externo ao sistema de bibliotecas da UFRN.

Hoje as bibliotecas da UFRN só realizam a cooperação técnica com a FGV. http://www8.fgv.br/bibliodata/, por meio de um convênio que eles mantém com essa instituição. É utilizado o software CatBib http://www8.fgv.br/bibliodata/indexmodelo.asp?modelo=prodserv.htm para gerar um arquivo de extensão .LA que é importado para o ALEPH.

O Caso de Uso começa pela tela de pesquisa de autoridades no sistema, deve-se primeiro pesquisar para saber se a Autoridade não se encontra no sistema antes de importa-lá.

De uma forma geral, o caso de uso pode ser encontrado em Sigaa → Biblioteca → Processos Técnicos→ Cadastro de Autoridades → Catalogar Autoridades → Importar Dados de Autoridade.

Não se encontrado a Autoridade o usuário pode escolher uma forma de catalogação, dentre elas a importação. Clicando-se em Importar uma Autoridade o sistema realizará uma busca para saber se existem Autoridades com catalogações não finalizadas no sistema ( visualizar catalogações não finalizadas ), existindo o sistema redirecionará para a página onde é possível visualizar essas catalogações incompletas, porque quando é importado mais de uma Autoridade num mesmo arquivo MARC, essas Autoridades ficam como não finalizados no sistema. Nessa página existe a opção de se importar mais Autoridades, ou trabalhar alguma das catalogações incompletas. Se o usuário escolher importar mais Autoridades, existem duas opções:

  1. Se o arquivo contiver somente uma Autoridade o usuário será levado para a página de edição das informações da Autoridade.
  2. Se o arquivo importado contiver mais de uma Autoridade o sistema voltar para essa mesma página depois de realizar a importação, para o usuário escolher em qual das Autoridade do arquivo deseja trabalhar.

O fluxo da importação de autoridades pode ser visto na figura abaixo:

Existe uma maneira alternativa de realizar a importação de uma Autoridade. Na tela de importação o usuário pode escolher entre utilizar o arquivo padrão MARC ou digitar as informações da Autoridadenum formato pré estabelecido para o sistema conseguir interpretar. Essa operação serve para importar Autoridade de biblioteca que não fornecem o arquivo MARC. O formato é descrito abaixo:

  Deve-se digitar cada campo em uma linha separada. O três primeiros caracteres de uma linha 
  são sempre a etiqueta do campo. No caso de campos de dados os próximos dois caracteres devem 
  ser os indicadores caso algum deles não exista, deve-se colocar o caráter '_'. 
  Os subcampos são limitados pelo caráter '$', ou seja, tudo que tiver entre dois caracteres '$' até o final 
  de uma linha é considerado dado de um subcampo. Nos dados dos subcampos não pode existir nenhum caráter '$'

VISUALIZAR OS DADOS DO ARQUIVO MARC

Na página de importação, o usuário tem a opção de visualizar os dados contidos dentro do arquivo MARC antes de salvá-los no banco. O sistema apenas ler as informações contidas no arquivo MARC e encaminha o usuário para outra página na qual ele pode ver os dados lidos nesse arquivo.

O sistema deve salvar as Autoridades Importadas na base com a variável importado == true e biblotecaImportacao apontando para a biblioteca do usuário que realizou a importação. Esses dados servem para os relatórios da seção de cooperação técnica.

Resoluções/Legislações Associadas

Não se Aplica.

Classe Tabela
br.ufrn.sigaa.biblioteca.processos_tecnicos.dominio.Autoridade sigaa.biblioteca.autoridade
br.ufrn.sigaa.biblioteca.processos_tecnicos.dominio.CacheEntidadesMarc sigaa.biblioteca.cache_entidades_marc

Plano de Teste

Sistema: SIGAA

Módulo: BIBLIOTECA

Link(s): Sigaa → Biblioteca → Processos Técnicos→ Cadastro de Autoridades → Catalogar Autoridades → Importar Dados de Autoridade

Usuário: antonia

Papel que usuário deve ter: BIBLIOTECA_SETOR_CATALOGACAO_BIBLIOTECARIO

Não se aplica.

Algum arquivo exportado do acervo de alguma biblioteca. Ex.: BCZM: http://mamede.bczm.ufrn.br:8991/F Library of Congress :http://catalog.loc.gov/

Ou o exemplo na própria página de importação, para a digitação das informações da autoridade.

  • desenvolvimento/especificacoes/sigaa/biblioteca/casos_de_uso/processos_tecnicos/cadastro_autoridades/catalogar_autoridades/importar_dados_de_autoridade.txt
  • Última modificação: 2017/04/03 18:10
  • (edição externa)