~~ODT~~
Transferir Exemplares Entre Bibliotecas
Transferência de Exemplares entre Biblioteca ocorre quando por algum motivo o bibliotecário deseja mandar um exemplar que estava em sua biblioteca para outra. Os bibliotecários do setor de catalogação e o administrador geral do sistema têm permissão para transferir exemplares entre Bibliotecas.
Descrição do Caso de Uso
O caso de uso inicia quando o usuário acessa SIGAA → Bibliotecas → Processos Técnicos → Outras Operações → Transferir Exemplares entre Bibliotecas.
O usuário começa o caso de uso podendo escolher entre informar uma faixa de código de barras dos exemplares, informar um único código de barras ou pesquisar os títulos e marcar quais exemplares do Título escolhido serão transferidos:
- Código de Barras: Tipo - TEXTO.
- Faixa de Códigos de Barras: Tipo - TEXTO.
Então o sistema redireciona para página onde o usuário vai escolher a biblioteca destino dos exemplares e confirmar a transferência.
Caso o exemplar esteja tombado no patrimônio da instituição o caso de uso deve chamar o caso de uso no SIPAC que gera um Chamado Patrimonial
, esse chamado é recebido pelo DMP (Departamento de Materiais e Patrimônio) que vai sincronizar essa informação de transferência com o SIAFI.
OBS.: O sistema não faz essa sincronização de maneira automática, fica da responsabilidade do DMP.
Apenas para questões de relatório, o sistema guarda informações sobre essa transferência na tabela registro_transferencia_material_informacional
.
Principais Regras de Negócio
- Um exemplar na situação de
Emprestado
não pode ser transferido para outra biblioteca, visto que isso influenciaria na devolução do exemplar. - Um exemplar não pode ser transferido para mesma biblioteca.
- Usuário com papel de catalogação só pode transferir materiais da biblioteca dele. O administrador Geral pode transferir materiais de qualquer bibliotecas para qualquer biblioteca, desde que não contrarie a segunda regra de negócio.
- Para exemplares tombados, que possuam a variável
numeroPatrimonio
não nula, deve ser gerado um “Chamado Patrimonial'' no SIPAC (Uma mensagem enviada para a caixa postal do DMP). .