~~ODT~~
Cálculos de Discentes de Graduação
Este Caso de Uso tem a finalidade de calcular os Índices de Rendimentos Acadêmicos e as Integralizações dos Componentes de discentes de Graduação. Essa funcionalidade é utilizada pelos funcionários do DAE (Departamento de Administração Escolar).
Descrição do Caso de Uso
Este caso de uso inicia-se quando a opção SIGAA → Graduação → Alunos → Outras Operações → Cálculos de Discente é acessada.
Ao acessar o caso de uso o sistema fornece as seguintes opções de busca:
- Discente*: Formato - MATRÍCULA NOME DO DISCENTE. Tipo - AUTOCOMPLETE.
- Novo Regulamento: Tipo - LÓGICO, Formato: SIM/NÃO.
- Zerar Integralizações: Tipo - LÓGICO, Formato: SIM/NÃO.
- PreProcessamento: Tipo - LÓGICO, Formato: SIM/NÃO.
De acordo com as opçoes de filtro utilizadas são exibidos os dados do discente com os índices calculados: (RN01)
- Matriz: Tipo - TEXTO.
- MC: Formato - 9.9999, Tipo - NUMÉRICO.
- IRA: Formato - 9.9999, Tipo - NUMÉRICO.
- MCN: Formato - 999.9, Tipo - NUMÉRICO.
- IECH: Formato - 9.9999, Tipo - NUMÉRICO.
- IEPL: Formato - 9.9999, Tipo - NUMÉRICO.
- IEA: Formato - 9.9999, Tipo - NUMÉRICO.
- IEAN: Formato - 999.9999, Tipo - NUMÉRICO.
- Status: Tipo - TEXTO.
- Período Atual: Formato - 99, Tipo - NUMÉRICO.
- Perfil Inicial: Formato - 99, Tipo - NUMÉRICO.
- Cargas Horárias
- Componentes Curriculares Obrigatórios Pendentes: Formato - 99, Tipo - NUMÉRICO.
- Total de CH Integralizada: Formato - 9999, Tipo - NUMÉRICO.
- Total de CH Pendente: Formato - 999, Tipo - NUMÉRICO.
- Total de CH de Componentes Optativos Integralizada: Formato - 999, Tipo - NUMÉRICO.
- Total de CH de Componentes Optativos Pendente: Formato - 999, Tipo - NUMÉRICO.
- otal de CH de Componentes (Exceto Atividades) Obrigatórios Integralizada: Formato - 999, Tipo - NUMÉRICO.
- Total de CH de Componentes (Exceto Atividades) Obrigatórios Pendente: Formato - 9999, Tipo - NUMÉRICO.
- Total de CH de Atividades Obrigatórias Integralizada: Formato - 99, Tipo - NUMÉRICO.
- Total de CH de Atividades Obrigatórias Pendente: Formato - 999, Tipo - NUMÉRICO.
- Total de CH de Aula Integralizada: Formato - 999, Tipo - NUMÉRICO.
- Total de CH de Aula Pendente: Formato - 999, Tipo - NUMÉRICO.
- Total de CH de Laboratório Integralizada: Formato - 999, Tipo - NUMÉRICO.
- Total de CH de Laboratório Pendente: Formato - 99, Tipo - NUMÉRICO.
- Total de CH de Estágio Integralizada: Formato - 99, Tipo - NUMÉRICO.
- Total de CH de Estágio Pendente: Formato - 999, Tipo - NUMÉRICO.
Créditos * Total de Créditos Integralizados: Formato - 999, Tipo - NUMÉRICO. * Total de Créditos Pendentes: Formato - 999, Tipo - NUMÉRICO. * Total de Créditos de Componentes Extra-Curriculares Integralizados: Formato - 999, Tipo - NUMÉRICO. * Total de Créditos de Componentes (Exceto Atividades) Obrigatórios Integralizados: Formato - 999, Tipo - NUMÉRICO. * Total de Créditos de Componentes (Exceto Atividades) Obrigatórios Pendentes: Formato - 999, Tipo - NUMÉRICO. * Total de Créditos de Laboratório Integralizados: Formato - 999, Tipo - NUMÉRICO. * Total de Créditos de Laboratório Pendentes: Formato - 999, Tipo - NUMÉRICO. * Total de Créditos de Estágio Integralizados: Formato - 999, Tipo - NUMÉRICO. * Total de Créditos de Estágio Pendentes: Formato - 999, Tipo - NUMÉRICO. * Total de Créditos de Aula Integralizados: Formato - 999, Tipo - NUMÉRICO. * Total de Créditos de Aula Pendentes: Formato - 999, Tipo - NUMÉRICO.- Matrículas
- Ano/Período: Formato - ANO.SEMESTRE, Tipo - DATA e NUMÉRICO.
- Componente Curricular: Formato - COD. DISCIPLINA - NOME DISCIPLINA, Tipo - TEXTO e NUMÉRICO.
- CH: Tipo - NUMÉRICO.
Créditos: Tipo - NUMÉRICO.- Tipo Integralização: Tipo - TEXTO.
- Situação da Matrícula: Tipo - TEXTO.
- Grupos de Optativas
- CH Pendente: Tipo - NUMÉRICO.
- CH Mínima: Tipo - NUMÉRICO.
O caso de uso é finalizado.
Principais Regras de Negócio
- RN01 - Se o usuário selecionar a opção 'Não' em 'Novo regulamento' apenas será exibido o cálculo do 'IRA', pois no regulamento antigo ele era o único Índice de Rendimento Acadêmico.
- RN02 - No cálculo do tipo de integralização referente as equivalências do histórico de um componente, deve considerar aquelas cujo período seja pertinente ao período da matricula do aluno no componente, ou seja, a data da matrícula no componente deve ser maior ou igual a data da equivalência e menor ou igual a data de fim da vigência da equivalência.
- RN03 - Quando o aluno por algum motivo cumprir com o mesmo componente duas vezes, a segunda integralização deve ser do tipo ELETIVA (#).
Resoluções/Legislações Associadas
TÍTULO XVII - DOS DOCUMENTOS OFICIAIS da RESOLUÇÃO No 227/2009-CONSEPE, de 03 de dezembro de 2009.
CAPÍTULO I - DOS DOCUMENTOS EXPEDIDOS
Art. 326. O histórico escolar é o documento que contém todas as informações relativas à vida acadêmica do aluno de curso de graduação, com padronização determinada por legislação federal.
TÍTULO IX DAS FORMAS DE MENSURAÇÃO DO RENDIMENTO ACADÊMICO ACUMULADO
Existem índices numéricos, calculados, que permitem uma avaliação do rendimento acadêmico do discente. São eles:
- Média de Conclusão (MC):
A Média de Conclusão (MC) é a media do rendimento escolar final obtido pelo aluno nos componentes curriculares em que obteve êxito, ponderadas pela carga horária discente dos componentes, conforme fórmula matemática definida no Anexo III da RESOLUÇÃO Nº 227/2009-CONSEPE, de 3 de dezembro de 2009.
No cálculo da MC, são levados em consideração os componentes curriculares aproveitados ou cursados pelo aluno com aprovação durante o curso de graduação, excetuando-se os trancamentos, reprovações e cancelamentos de matrícula, os componentes curriculares dispensados, as atividades complementares e os componentes curriculares cujo rendimento escolar não é expresso de forma numérica.
- Média de Conclusão Normalizada (MCN):
O cálculo da Média de Conclusão Normalizada (MCN) corresponde à padronização da MC do aluno, considerando-se a média e o desvio-padrão das MCs de todos os alunos que concluíram o mesmo curso/modalidade na UFRN nos últimos 5 (cinco) anos, conforme fórmula matemática definida no Anexo III da RESOLUÇÃO Nº 227/2009-CONSEPE, de 3 de dezembro de 2009.
A padronização de que trata o subitem anterior será calculada pelo número de desvios-padrão em relação ao qual o valor da MC do aluno se encontra afastado da média, multiplicado por 100 e somado a 500.
- Índice de Rendimento Acadêmico (IRA):
O Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) é a média do rendimento escolar final obtido pelo aluno nos componentes curriculares que concluiu, ponderadas pela carga horária discente dos componentes, conforme fórmula matemática definida no Anexo III da RESOLUÇÃO Nº 227/2009-CONSEPE, de 3 de dezembro de 2009.
No cálculo do IRA, são levados em consideração os componentes curriculares aproveitados ou cursados pelo aluno, com aprovação ou reprovação, durante o curso de graduação, excetuando-se os trancamentos e cancelamentos de matrícula, os componentes curriculares dispensados, as atividades complementares e os componentes curriculares cujo rendimento escolar não é expresso de forma numérica.
- Índice de Eficiência em Carga Horária (IECH):
O Índice de Eficiência em Carga Horária (IECH) é divisão da carga horária com aprovação pela carga horária utilizada, conforme fórmula matemática definida no Anexo III da RESOLUÇÃO Nº 227/2009-CONSEPE, de 3 de dezembro de 2009.
A carga horária com aprovação é a soma da carga horária discente dos componentes curriculares em que o aluno obteve aprovação durante o curso de graduação, excetuando-se os componentes curriculares aproveitados e dispensados, as atividades complementares, as atividades individuais e as atividades de orientação individual.
A carga horária utilizada é a soma da carga horária discente dos componentes curriculares em que o aluno se matriculou durante o curso de graduação, incluindo os trancamentos, reprovações e cancelamentos de matrícula e excetuando-se os componentes curriculares aproveitados e dispensados, as atividades complementares, as atividades individuais e as atividades de orientação individual.
- Índice de Eficiência em Períodos Letivos (IEPL):
O Índice de Eficiência em Períodos Letivos (IEPL) é divisão da carga horária acumulada pela carga horária esperada, conforme fórmula matemática definida no Anexo III da RESOLUÇÃO Nº 227/2009-CONSEPE, de 3 de dezembro de 2009.
A carga horária acumulada é a soma da carga horária discente de todos os componentes curriculares em que o aluno logrou êxito depois que ingressou no curso de graduação, excetuando-se os componentes curriculares aproveitados.
A carga horária esperada é o produto do número de períodos letivos cursados pelo aluno pela carga horária média prevista para um período do curso, sendo a carga horária média a divisão da carga horária mínima para integralização do curso pelo prazo médio de conclusão do curso.
- Índice de Eficiência Acadêmica (IEA):
O Índice de Eficiência Acadêmica (IEA) é o produto da MC pelo IECH e pelo IEPL, conforme fórmula matemática definida no Anexo III da RESOLUÇÃO Nº 227/2009-CONSEPE, de 3 de dezembro de 2009.
- Índice de Eficiência Acadêmica Normalizado (IEAN):
O Índice de Eficiência Acadêmica Normalizado (IEAN) é o produto da MCN pelo IECH e pelo IEPL, conforme fórmula matemática definida no Anexo III da RESOLUÇÃO Nº 227/2009-CONSEPE, de 3 de dezembro de 2009.