~~ODT~~

Última atualização: 2017/04/18 17:33 por luciana.wistuba

Gerar Arquivo de Adicional

O arquivo de adicional representa o arquivo a ser enviado ao sistema SIAPE com informações de registros de adicional noturno ou horas extras lançados para o servidor dentro de uma faixa periódica. Layout do Arquivo utilizado para geração do arquivo .txt: layout_arquivo_adicionais.pdf

Pré Condições: Confirmar as informações dos adicionais através do dados de adicionais noturno.

Esse caso de uso é utilizado pelos gestores financeiros com a finalidade de gerar os arquivos de adicional, que posteriormente serão enviados ao SIAPEnet (como adicional).

Este caso de uso inicia quando o usuário acessa a opção: SIGRH → Administração de Pessoal → Financeiro → Adicionais → Gerar Arquivo de Adicional.

Para gerar o arquivo de adicional será necessário informar:

  • Período do Adicional*: Formato - MÊS/AAAA, Tipo - TEXTO e DATA. Para o MÊS são apresentadas opções: Janeiro, Fevereiro, …, Dezembro.
  • Rubrica*: Tipo - TEXTO. São apresentadas opções: ADIC.P/SERV.EXTRAORDINARIO-EST, ADICIONAL NOTURNO, ADICIONAL DE INSALUBRIDADE, ADICIONAL DE PERICULOSIDADE, ADIC.DE IRRADIACAO IONIZANTE ou GRATIFICAÇÃO RAIO X-ATIVO.
  • Operação*: Tipo - TEXTO, São apresentadas opções: Inclusão ou Alteração. Tipo de operação para a geração do arquivo.

Ao realizar o cadastro, o arquivo (RN01, RN02, RN03) é gerado em formato texto (.txt) de conformidade com o layout definido e pode ser salvo pelo usuário.

O caso de uso é finalizado.

  • RN01 - Na geração do arquivo é incluso um registro na entidade de relacionamento do arquivo com os registros de adicionais com as informações do registro, do arquivo, do período que o arquivo se refere e com a data da associação do arquivo;
  • RN02 - Na geração do arquivo, na entidade que armazena as informações dos registros de adicionais(registro_adicional), para todos os registros gerados no arquivo, o campo que informa se houve geração de arquivo (arquivo_incluido) é atualizado como verdadeiro.
  • RN03 - Caso já tenha sido gerado o arquivo de adicional para um mesmo período, o registro anterior é inativado e incluso um novo registro para o relacionamento;
  • RN04 - Quando o usuário logado possuir papel com exigência de vinculação a uma unidade, todas as operações somente podem ser realizadas para servidores lotados na unidade que foi vinculada ao papel. Caso contrário, as operações podem ser realizadas para servidores lotados em qualquer unidade.
  • RN05 - O arquivo de adicional noturno e hora extra é enviado como adicional no SiapeNet, já o arquivo de faltas é enviado como movimentação financeira.

Resoluções/Legislações Associadas

Não se aplica.

  • desenvolvimento/especificacoes/sigrh/administracao_de_pessoal/casos_de_uso/financeiro/adicionais/gerar_arquivo_de_adicional.txt
  • Última modificação: 2017/04/18 17:33
  • por luciana.wistuba